A importância da mediação social na investigação do conceito de carga elétrica no Ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meggiolaro, Graciela Paz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Andrade Neto, Agostinho Serrano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11291
Resumo: Neste trabalho buscamos investigar a compressão do conceito de carga elétrica de alunos da disciplina de Física Geral III, por intermédio de uma simulação computacional no Software GeoGebra, cujo objetivo era investigar/identificar quais mecanismos externos de mediação de acordo com a TMC, são determinantes na aprendizagem de carga elétrica em alunos do ensino superior. Adotamos o referencial teórico da Teoria da Mediação Cognitiva (TMC) em relação ao mecanismo externo de mediação e a Teoria dos Campos Conceituais (TCC) com às situações-problema. As análises dos dados coletados foram através dos gestos descritivos e imagens mentais, que nos deram indícios de que o uso articulado dos mecanismos externos de mediação psicofísico, cultural, social e hipercultural revelou-se importante, porém a mediação social sobressaiu-se na aprendizagem do conceito de carga elétrica, apontada por quatro alunos.
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