Convergencias y divergencias entre la enseñanza de las Matemáticas en la Licenciatura en Pedagogía y en los primeros años de la Enseñanza Primaria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14098 |
Resumo: | Este artigo apresenta dados parciais de uma dissertação de mestrado sobre formação do professor que ensina Matemática nos anos iniciais. Delimita-se ao objetivo específico de analisar convergências e divergências entre conhecimentos matemáticos adquiridos em cursos de Licenciatura em Pedagogia e aqueles desenvolvidos na prática por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, realiza uma Análise Textual Discursiva de respostas dadas a um questionário respondido por dez professoras dos anos iniciais que lecionam em escolas públicas de Porto Alegre, RS. Partindo de três categorias a priori sobre conhecimentos docentes, sejam elas: conhecimento do conteúdo; conhecimento pedagógico do conteúdo; e, conhecimento curricular, emergiram 14 subcategorias sobre os conhecimentos matemáticos adquiridos em cursos de Pedagogia e aqueles desenvolvidos na prática pelas professoras dos anos iniciais participantes. A análise evidencia que professores dos anos iniciais desenvolvem em sua prática mais conhecimentos de conteúdo relacionados à Matemática do que adquirem em sua formação inicial. Ainda, modificam, durante o ensino de Matemática nos anos iniciais, conhecimentos pedagógicos e conhecimentos curriculares adquiridos nos cursos de Licenciatura em Pedagogia. |
id |
UFFS-2_4e97dcf934a0127bef58c53e1d3b8686 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/14098 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Convergencias y divergencias entre la enseñanza de las Matemáticas en la Licenciatura en Pedagogía y en los primeros años de la Enseñanza PrimariaConvergences and divergences between the teaching of Mathematics in the Degree in Pedagogy and in the early years of Elementary SchoolConvergências e divergências entre o ensino de Matemática na Licenciatura em Pedagogia e nos anos iniciais do Ensino FundamentalEste artigo apresenta dados parciais de uma dissertação de mestrado sobre formação do professor que ensina Matemática nos anos iniciais. Delimita-se ao objetivo específico de analisar convergências e divergências entre conhecimentos matemáticos adquiridos em cursos de Licenciatura em Pedagogia e aqueles desenvolvidos na prática por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, realiza uma Análise Textual Discursiva de respostas dadas a um questionário respondido por dez professoras dos anos iniciais que lecionam em escolas públicas de Porto Alegre, RS. Partindo de três categorias a priori sobre conhecimentos docentes, sejam elas: conhecimento do conteúdo; conhecimento pedagógico do conteúdo; e, conhecimento curricular, emergiram 14 subcategorias sobre os conhecimentos matemáticos adquiridos em cursos de Pedagogia e aqueles desenvolvidos na prática pelas professoras dos anos iniciais participantes. A análise evidencia que professores dos anos iniciais desenvolvem em sua prática mais conhecimentos de conteúdo relacionados à Matemática do que adquirem em sua formação inicial. Ainda, modificam, durante o ensino de Matemática nos anos iniciais, conhecimentos pedagógicos e conhecimentos curriculares adquiridos nos cursos de Licenciatura em Pedagogia.This article presents partial data from a Master's dissertation on teacher training who teaches Mathematics in the early years. It is limited to the specific objective of analyzing convergences and divergences between mathematical knowledge acquired in Licentiate Degree courses in Pedagogy and those developed in practice by teachers in the early years of Elementary School. Methodologically, it performs a Discursive Textual Analysis of answers given to a questionnaire answered by ten teachers from the early years who teach in public schools in Porto Alegre, RS. Starting from three a priori categories of teaching knowledge, namely: content knowledge; pedagogical content knowledge; and, curricular knowledge, 14 subcategories emerged about the mathematical knowledge acquired in Pedagogy courses and those developed in practice by the teachers of the initial years participating in the research. The analysis shows that early years teachers develop more content knowledge related to Mathematics in their practice than they acquire in their initial training. Also, they modify, during the teaching of Mathematics in the early years, pedagogical knowledge and curricular knowledge acquired in the Degree in Pedagogy courses.Este artículo presenta datos parciales de una tesis de maestría sobre formación de docentes que enseñan Matemáticas en los primeros años. Se circunscribe al objetivo específico de analizar las convergencias y divergencias entre los conocimientos matemáticos adquiridos en los cursos de Licenciatura en Pedagogía y los desarrollados en la práctica por los docentes en los primeros años de la Enseñanza Fundamental. Metodológicamente, realiza un Análisis Discursivo Textual de las respuestas dadas a un cuestionario respondido por diez profesores de los primeros años que enseñan en escuelas públicas de Porto Alegre, RS. Partiendo de tres categorías a priori de conocimientos didácticos, a saber: conocimientos del contenido; conocimiento del contenido pedagógico; y, conocimientos curriculares, surgieron 15 subcategorías sobre los conocimientos matemáticos adquiridos en los cursos de Pedagogía y los desarrollados en la práctica por los docentes de los primeros años participantes. El análisis muestra que los docentes de primeros años desarrollan más conocimientos de contenidos relacionados con las Matemáticas en su práctica que los que adquieren en su formación inicial. Además, modifican, durante la enseñanza de las Matemáticas en los primeros años, los conocimientos pedagógicos y los conocimientos curriculares adquiridos en las carreras de Licenciatura en Pedagogía.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1409810.36661/2595-4520.2023v6n6.14098Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 433-4522595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14098/9095Copyright (c) 2023 Diego de Vargas Matos, Isabel Cristina Machado de Larahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Diego de VargasLara, Isabel Cristina Machado de2024-03-13T19:13:32Zoai:ojs.192.168.253.137:article/14098Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-03-13T19:13:32Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Convergencias y divergencias entre la enseñanza de las Matemáticas en la Licenciatura en Pedagogía y en los primeros años de la Enseñanza Primaria Convergences and divergences between the teaching of Mathematics in the Degree in Pedagogy and in the early years of Elementary School Convergências e divergências entre o ensino de Matemática na Licenciatura em Pedagogia e nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title |
Convergencias y divergencias entre la enseñanza de las Matemáticas en la Licenciatura en Pedagogía y en los primeros años de la Enseñanza Primaria |
spellingShingle |
Convergencias y divergencias entre la enseñanza de las Matemáticas en la Licenciatura en Pedagogía y en los primeros años de la Enseñanza Primaria Matos, Diego de Vargas |
title_short |
Convergencias y divergencias entre la enseñanza de las Matemáticas en la Licenciatura en Pedagogía y en los primeros años de la Enseñanza Primaria |
title_full |
Convergencias y divergencias entre la enseñanza de las Matemáticas en la Licenciatura en Pedagogía y en los primeros años de la Enseñanza Primaria |
title_fullStr |
Convergencias y divergencias entre la enseñanza de las Matemáticas en la Licenciatura en Pedagogía y en los primeros años de la Enseñanza Primaria |
title_full_unstemmed |
Convergencias y divergencias entre la enseñanza de las Matemáticas en la Licenciatura en Pedagogía y en los primeros años de la Enseñanza Primaria |
title_sort |
Convergencias y divergencias entre la enseñanza de las Matemáticas en la Licenciatura en Pedagogía y en los primeros años de la Enseñanza Primaria |
author |
Matos, Diego de Vargas |
author_facet |
Matos, Diego de Vargas Lara, Isabel Cristina Machado de |
author_role |
author |
author2 |
Lara, Isabel Cristina Machado de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Diego de Vargas Lara, Isabel Cristina Machado de |
description |
Este artigo apresenta dados parciais de uma dissertação de mestrado sobre formação do professor que ensina Matemática nos anos iniciais. Delimita-se ao objetivo específico de analisar convergências e divergências entre conhecimentos matemáticos adquiridos em cursos de Licenciatura em Pedagogia e aqueles desenvolvidos na prática por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, realiza uma Análise Textual Discursiva de respostas dadas a um questionário respondido por dez professoras dos anos iniciais que lecionam em escolas públicas de Porto Alegre, RS. Partindo de três categorias a priori sobre conhecimentos docentes, sejam elas: conhecimento do conteúdo; conhecimento pedagógico do conteúdo; e, conhecimento curricular, emergiram 14 subcategorias sobre os conhecimentos matemáticos adquiridos em cursos de Pedagogia e aqueles desenvolvidos na prática pelas professoras dos anos iniciais participantes. A análise evidencia que professores dos anos iniciais desenvolvem em sua prática mais conhecimentos de conteúdo relacionados à Matemática do que adquirem em sua formação inicial. Ainda, modificam, durante o ensino de Matemática nos anos iniciais, conhecimentos pedagógicos e conhecimentos curriculares adquiridos nos cursos de Licenciatura em Pedagogia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14098 10.36661/2595-4520.2023v6n6.14098 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14098 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2023v6n6.14098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14098/9095 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Diego de Vargas Matos, Isabel Cristina Machado de Lara http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Diego de Vargas Matos, Isabel Cristina Machado de Lara http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 433-452 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221614803222528 |