Convergencias y divergencias entre la enseñanza de las Matemáticas en la Licenciatura en Pedagogía y en los primeros años de la Enseñanza Primaria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Diego de Vargas
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lara, Isabel Cristina Machado de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14098
Resumo: Este artigo apresenta dados parciais de uma dissertação de mestrado sobre formação do professor que ensina Matemática nos anos iniciais. Delimita-se ao objetivo específico de analisar convergências e divergências entre conhecimentos matemáticos adquiridos em cursos de Licenciatura em Pedagogia e aqueles desenvolvidos na prática por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, realiza uma Análise Textual Discursiva de respostas dadas a um questionário respondido por dez professoras dos anos iniciais que lecionam em escolas públicas de Porto Alegre, RS. Partindo de três categorias a priori sobre  conhecimentos docentes, sejam elas: conhecimento do conteúdo; conhecimento pedagógico do conteúdo; e, conhecimento curricular, emergiram 14 subcategorias sobre os conhecimentos matemáticos adquiridos em cursos de Pedagogia e aqueles desenvolvidos na prática pelas professoras dos anos iniciais participantes. A análise evidencia que professores dos anos iniciais desenvolvem em sua prática mais conhecimentos de conteúdo relacionados à Matemática do que adquirem em sua formação inicial. Ainda, modificam, durante o ensino de Matemática nos anos iniciais, conhecimentos pedagógicos e conhecimentos curriculares adquiridos nos cursos de Licenciatura em Pedagogia.
id UFFS-2_4e97dcf934a0127bef58c53e1d3b8686
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/14098
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Convergencias y divergencias entre la enseñanza de las Matemáticas en la Licenciatura en Pedagogía y en los primeros años de la Enseñanza PrimariaConvergences and divergences between the teaching of Mathematics in the Degree in Pedagogy and in the early years of Elementary SchoolConvergências e divergências entre o ensino de Matemática na Licenciatura em Pedagogia e nos anos iniciais do Ensino FundamentalEste artigo apresenta dados parciais de uma dissertação de mestrado sobre formação do professor que ensina Matemática nos anos iniciais. Delimita-se ao objetivo específico de analisar convergências e divergências entre conhecimentos matemáticos adquiridos em cursos de Licenciatura em Pedagogia e aqueles desenvolvidos na prática por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, realiza uma Análise Textual Discursiva de respostas dadas a um questionário respondido por dez professoras dos anos iniciais que lecionam em escolas públicas de Porto Alegre, RS. Partindo de três categorias a priori sobre  conhecimentos docentes, sejam elas: conhecimento do conteúdo; conhecimento pedagógico do conteúdo; e, conhecimento curricular, emergiram 14 subcategorias sobre os conhecimentos matemáticos adquiridos em cursos de Pedagogia e aqueles desenvolvidos na prática pelas professoras dos anos iniciais participantes. A análise evidencia que professores dos anos iniciais desenvolvem em sua prática mais conhecimentos de conteúdo relacionados à Matemática do que adquirem em sua formação inicial. Ainda, modificam, durante o ensino de Matemática nos anos iniciais, conhecimentos pedagógicos e conhecimentos curriculares adquiridos nos cursos de Licenciatura em Pedagogia.This article presents partial data from a Master's dissertation on teacher training who teaches Mathematics in the early years. It is limited to the specific objective of analyzing convergences and divergences between mathematical knowledge acquired in Licentiate Degree courses in Pedagogy and those developed in practice by teachers in the early years of Elementary School. Methodologically, it performs a Discursive Textual Analysis of answers given to a questionnaire answered by ten teachers from the early years who teach in public schools in Porto Alegre, RS. Starting from three a priori categories of teaching knowledge, namely: content knowledge; pedagogical content knowledge; and, curricular knowledge, 14 subcategories emerged about the mathematical knowledge acquired in Pedagogy courses and those developed in practice by the teachers of the initial years participating in the research. The analysis shows that early years teachers develop more content knowledge related to Mathematics in their practice than they acquire in their initial training. Also, they modify, during the teaching of Mathematics in the early years, pedagogical knowledge and curricular knowledge acquired in the Degree in Pedagogy courses.Este artículo presenta datos parciales de una tesis de maestría sobre formación de docentes que enseñan Matemáticas en los primeros años. Se circunscribe al objetivo específico de analizar las convergencias y divergencias entre los conocimientos matemáticos adquiridos en los cursos de Licenciatura en Pedagogía y los desarrollados en la práctica por los docentes en los primeros años de la Enseñanza Fundamental. Metodológicamente, realiza un Análisis Discursivo Textual de las respuestas dadas a un cuestionario respondido por diez profesores de los primeros años que enseñan en escuelas públicas de Porto Alegre, RS. Partiendo de tres categorías a priori de conocimientos didácticos, a saber: conocimientos del contenido; conocimiento del contenido pedagógico; y, conocimientos curriculares, surgieron 15 subcategorías sobre los conocimientos matemáticos adquiridos en los cursos de Pedagogía y los desarrollados en la práctica por los docentes de los primeros años participantes. El análisis muestra que los docentes de primeros años desarrollan más conocimientos de contenidos relacionados con las Matemáticas en su práctica que los que adquieren en su formación inicial. Además, modifican, durante la enseñanza de las Matemáticas en los primeros años, los conocimientos pedagógicos y los conocimientos curriculares adquiridos en las carreras de Licenciatura en Pedagogía.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1409810.36661/2595-4520.2023v6n6.14098Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 433-4522595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14098/9095Copyright (c) 2023 Diego de Vargas Matos, Isabel Cristina Machado de Larahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Diego de VargasLara, Isabel Cristina Machado de2024-03-13T19:13:32Zoai:ojs.192.168.253.137:article/14098Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-03-13T19:13:32Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Convergencias y divergencias entre la enseñanza de las Matemáticas en la Licenciatura en Pedagogía y en los primeros años de la Enseñanza Primaria
Convergences and divergences between the teaching of Mathematics in the Degree in Pedagogy and in the early years of Elementary School
Convergências e divergências entre o ensino de Matemática na Licenciatura em Pedagogia e nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title Convergencias y divergencias entre la enseñanza de las Matemáticas en la Licenciatura en Pedagogía y en los primeros años de la Enseñanza Primaria
spellingShingle Convergencias y divergencias entre la enseñanza de las Matemáticas en la Licenciatura en Pedagogía y en los primeros años de la Enseñanza Primaria
Matos, Diego de Vargas
title_short Convergencias y divergencias entre la enseñanza de las Matemáticas en la Licenciatura en Pedagogía y en los primeros años de la Enseñanza Primaria
title_full Convergencias y divergencias entre la enseñanza de las Matemáticas en la Licenciatura en Pedagogía y en los primeros años de la Enseñanza Primaria
title_fullStr Convergencias y divergencias entre la enseñanza de las Matemáticas en la Licenciatura en Pedagogía y en los primeros años de la Enseñanza Primaria
title_full_unstemmed Convergencias y divergencias entre la enseñanza de las Matemáticas en la Licenciatura en Pedagogía y en los primeros años de la Enseñanza Primaria
title_sort Convergencias y divergencias entre la enseñanza de las Matemáticas en la Licenciatura en Pedagogía y en los primeros años de la Enseñanza Primaria
author Matos, Diego de Vargas
author_facet Matos, Diego de Vargas
Lara, Isabel Cristina Machado de
author_role author
author2 Lara, Isabel Cristina Machado de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Diego de Vargas
Lara, Isabel Cristina Machado de
description Este artigo apresenta dados parciais de uma dissertação de mestrado sobre formação do professor que ensina Matemática nos anos iniciais. Delimita-se ao objetivo específico de analisar convergências e divergências entre conhecimentos matemáticos adquiridos em cursos de Licenciatura em Pedagogia e aqueles desenvolvidos na prática por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, realiza uma Análise Textual Discursiva de respostas dadas a um questionário respondido por dez professoras dos anos iniciais que lecionam em escolas públicas de Porto Alegre, RS. Partindo de três categorias a priori sobre  conhecimentos docentes, sejam elas: conhecimento do conteúdo; conhecimento pedagógico do conteúdo; e, conhecimento curricular, emergiram 14 subcategorias sobre os conhecimentos matemáticos adquiridos em cursos de Pedagogia e aqueles desenvolvidos na prática pelas professoras dos anos iniciais participantes. A análise evidencia que professores dos anos iniciais desenvolvem em sua prática mais conhecimentos de conteúdo relacionados à Matemática do que adquirem em sua formação inicial. Ainda, modificam, durante o ensino de Matemática nos anos iniciais, conhecimentos pedagógicos e conhecimentos curriculares adquiridos nos cursos de Licenciatura em Pedagogia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14098
10.36661/2595-4520.2023v6n6.14098
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14098
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2023v6n6.14098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14098/9095
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Diego de Vargas Matos, Isabel Cristina Machado de Lara
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Diego de Vargas Matos, Isabel Cristina Machado de Lara
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 433-452
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221614803222528