La enseñanza de los maestros que enseñan a leer y escribir: la relación entre la educación infantil y los primeros años de la educación básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bahia, Sabrine Borges de Mello Hetti
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lima, Samantha Dias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20403
Resumo: Neste artigo, articulamos os estudos sobre a alfabetização e a docência contemporânea, com foco na relação entre Educação Infantil e os Anos Inicias do Ensino Fundamental, tendo como lente analítica a perspectiva hipercrítica. Buscou-se problematizar e pensar de outros modos a ação docente, as concepções de culturas infantis e culturas escolares. Interessamo-nos em analisar como são desenvolvidas as ações dos professores que recebem os alunos da Educação Infantil e conhecer as suas expectativas pedagógicas, tanto para o contexto pandêmico, quanto para o retorno pós-pandemia. Nossa metodologia é composta pela ferramenta teórico-analítica denominada Pesquisa (De)Formação, onde foram produzidas 15 narrativas de professores alfabetizadores, no decorrer de um curso de extensão realizado em uma rede pública da região metropolitana de Porto Alegre, no ano de 2020. Como resultados, é possível perceber nas docências contemporâneas uma tentativa de homogeneização das aprendizagens. No contexto pandêmico e pós-pandêmico, entendemos que a heterogeneidade irá aumentar consideravelmente, pois muitas crianças não tiveram acesso à escola, nem por meio do ensino virtual, e muitas famílias apontaram dificuldades em auxiliar seus filhos nas tarefas escolares. As pesquisas já apontam para os desafios do retorno presencial. Nesse sentido, deixamos o desafio de pensar de outros modos as múltiplas dimensões do aprender e a potência da heterogeneidade, em especial no retorno as aulas presenciais. Esse exercício de problematização não significa apenas ir contra algo, mas desnaturalizar as verdades constituídas sobre a infância, sobre ensino e aprendizagem, sobre a docência e sobre a transição da EI para o EF.
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spelling La enseñanza de los maestros que enseñan a leer y escribir: la relación entre la educación infantil y los primeros años de la educación básicaThe teaching in teachers who teach reading and writing: the relationship between early childhood education and the early years of elementary schoolA docência dos professores alfabetizadores: a relação entre a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamentalliteracyfirst years of elementary educationprimary educationteachersteachingEducationalfabetizaciónaños iniciales de la educación primariaeducación infantilprofesoresdocenciasEducaciónalfabetizaçãoanos iniciais do ensino fundamentaleducação infantilprofessoresdocênciasEducaçãoNeste artigo, articulamos os estudos sobre a alfabetização e a docência contemporânea, com foco na relação entre Educação Infantil e os Anos Inicias do Ensino Fundamental, tendo como lente analítica a perspectiva hipercrítica. Buscou-se problematizar e pensar de outros modos a ação docente, as concepções de culturas infantis e culturas escolares. Interessamo-nos em analisar como são desenvolvidas as ações dos professores que recebem os alunos da Educação Infantil e conhecer as suas expectativas pedagógicas, tanto para o contexto pandêmico, quanto para o retorno pós-pandemia. Nossa metodologia é composta pela ferramenta teórico-analítica denominada Pesquisa (De)Formação, onde foram produzidas 15 narrativas de professores alfabetizadores, no decorrer de um curso de extensão realizado em uma rede pública da região metropolitana de Porto Alegre, no ano de 2020. Como resultados, é possível perceber nas docências contemporâneas uma tentativa de homogeneização das aprendizagens. No contexto pandêmico e pós-pandêmico, entendemos que a heterogeneidade irá aumentar consideravelmente, pois muitas crianças não tiveram acesso à escola, nem por meio do ensino virtual, e muitas famílias apontaram dificuldades em auxiliar seus filhos nas tarefas escolares. As pesquisas já apontam para os desafios do retorno presencial. Nesse sentido, deixamos o desafio de pensar de outros modos as múltiplas dimensões do aprender e a potência da heterogeneidade, em especial no retorno as aulas presenciais. Esse exercício de problematização não significa apenas ir contra algo, mas desnaturalizar as verdades constituídas sobre a infância, sobre ensino e aprendizagem, sobre a docência e sobre a transição da EI para o EF.En este artículo, articulamos los estudios en alfabetización y enseñanza contemporánea, con el foco en la relación entre Educación Infantil y los Primeros Años de la Educación Primaria, teniendo como lente analítica la perspectiva hipercrítica. Buscó a problematizar y pensar de otras maneras la acción de enseñanza, los conceptos de culturas infantiles y culturas escolares. Estamos interesados en analizar como las acciones de los profesores que reciben los estudiantes de Educación Infantil se desarrollan y saber sus expectativas pedagógicas, tanto para el contexto pandémico y para el retorno después de la pandemia. Nuestra metodología se compone de la herramienta teórico-analítica llamada Pesquisa (De)Formación; 15 narrativas de profesores fueron producidas, durante un curso de extensión ofrecido en una red pública de enseñanza de la región metropolitana de Porto Alegre, en el año de 2020. Como resultados, es posible percibir una tentativa de homogeneización de los aprendizajes en las docencias contemporáneas. En contexto anterior y posterior a la pandemia, entendemos que la heterogeneidad va a aumentar considerablemente, por lo tanto, muchos niños no tuvieron acceso a la escuela, ni por medio de la educación virtual, y muchas familias señalaron dificultades en asistir a sus niños en tareas de la escuela. Investigaciones ya señalan los desafíos del retorno a la escuela. En esta dirección, dejamos el desafío para pensar de otras maneras las dimensiones múltiples del aprender y la potencia de la heterogeneidad, en especial en la vuelta a las clases presenciales. Este ejercicio de problematización no sólo significa ir contra algo, pero desnaturalizar las verdades constituidas sobre infancia, educación y el aprender, sobre docencia y la transición de la Educación Infantil para la Educación Primaria.In this article, we articulate the studies on literacy and the contemporary teaching, with focus in the relation between Primary Education and the First Years of Elementary Education, having as analytical standpoint the hypercritic perspective. It sought to discuss and to think teaching processes, school conceptions of children and school cultures in other ways. We are interested in analyzing the way actions of Primary Education teachers are developed and to know their pedagogical expectations for the pandemic and post-pandemic context. Our methodology is composed of the theoretical-analytical tool called (De)Formation Research; 15 narratives of Primary Education teachers were produced, during an extension course offered in a public net of education of the metropolitan region of Porto Alegre, in the year of 2020. As results, it is possible to perceive an attempt of homogenization of the learning processes in contemporary teaching. In the pandemic and post-pandemic context, we understand that the heterogeneity will increase considerably, since many children did not have access to the school, not even by means of virtual education, and many families pointed difficulties in assisting their children in school tasks. Researches already point to the challenges of the school return. In this regard, we highlight the challenge to think in other ways the multiple dimensions of learning and the power of heterogeneity, especially concerning the school return. This exercise of discussion does not mean merely to go against something, but to denaturalize the truths regarding childhood, teaching and learning, education and the transition from Primary Education to Elementary Education.Universidade Federal do Maranhão2022-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2040310.18764/2358-4319v15n2.2022.25Revista Educação e Emancipação; v. 15, n. 2, maio/ago. 20222358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20403/11425http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBahia, Sabrine Borges de Mello HettiLima, Samantha Dias de2022-11-24T19:55:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20403Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2022-11-24T19:55:20Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
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