Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): uma possibilidade de formação no curso de Licenciatura em Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Alécia Maria
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gomes, Fabiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12986
Resumo: Os docentes precisam estar capacitados para o uso de metodologias e estratégias mais dinâmicas. O estudo das metodologias ativas, sobretudo na ótica da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) possui essa proposta, dar autonomia aos estudantes. Com isso, desenvolvemos um projeto de ensino voltado aos estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFG - Câmpus Uruaçu, com o objetivo de prepará-los melhor para o uso das metodologias ativas. O projeto foi desenvolvido a partir da apresentação da ABP e ABF. Ao final, cada grupo apresentou um projeto para o uso da ABP no ensino de química. De forma geral, os licenciandos conseguiram apresentar problemas com impactos sociais, econômicos e científicos, no entanto, tiveram dificuldades na contextualização dos problemas e as estratégias de resolução do projeto não propunham muita autonomia aos estudantes. Apontando a necessidade de ter mais formações no uso de metodologias ativas. 
id UFFS-2_4f492aa6d11bec976743a967668a463f
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12986
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): uma possibilidade de formação no curso de Licenciatura em QuímicaAprendizaje basado en proyectos (ABP): posibilidad de formación en el Grado en QuímicaProject-Based Learning (ABP): a possibility for training in the Bachelor's Degree in ChemistryOs docentes precisam estar capacitados para o uso de metodologias e estratégias mais dinâmicas. O estudo das metodologias ativas, sobretudo na ótica da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) possui essa proposta, dar autonomia aos estudantes. Com isso, desenvolvemos um projeto de ensino voltado aos estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFG - Câmpus Uruaçu, com o objetivo de prepará-los melhor para o uso das metodologias ativas. O projeto foi desenvolvido a partir da apresentação da ABP e ABF. Ao final, cada grupo apresentou um projeto para o uso da ABP no ensino de química. De forma geral, os licenciandos conseguiram apresentar problemas com impactos sociais, econômicos e científicos, no entanto, tiveram dificuldades na contextualização dos problemas e as estratégias de resolução do projeto não propunham muita autonomia aos estudantes. Apontando a necessidade de ter mais formações no uso de metodologias ativas. Teachers need to be able to use more dynamic methodologies and strategies. The study of active methodologies, especially from the perspective of Project-Based Learning (PBL) has this proposal, to give autonomy to students. With this, we developed a teaching project aimed at students of the Licentiate Degree in Chemistry at IFG - Campus Uruaçu, with the objective of better preparing them for the use of active methodologies. The project was developed from the presentation of the ABP and ABF. At the end, each group presented a project for the use of PBL in teaching chemistry. In general, the undergraduates were able to present problems with social, economic and scientific impacts, however, they had difficulties in contextualizing the problems and the project's resolution strategies did not propose much autonomy to the students. Pointing out the need for more training in the use of active methodologies.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1298610.36661/2595-4520.2022v5n2.12986Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 2 (2022): Edição Especial: 40º EDEQ; 4-202595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12986/8483Copyright (c) 2022 Alécia Maria Gonçalves, Fabiana Gomeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Alécia MariaGomes, Fabiana2022-07-25T11:34:22Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12986Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-25T11:34:22Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): uma possibilidade de formação no curso de Licenciatura em Química
Aprendizaje basado en proyectos (ABP): posibilidad de formación en el Grado en Química
Project-Based Learning (ABP): a possibility for training in the Bachelor's Degree in Chemistry
title Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): uma possibilidade de formação no curso de Licenciatura em Química
spellingShingle Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): uma possibilidade de formação no curso de Licenciatura em Química
Gonçalves, Alécia Maria
title_short Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): uma possibilidade de formação no curso de Licenciatura em Química
title_full Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): uma possibilidade de formação no curso de Licenciatura em Química
title_fullStr Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): uma possibilidade de formação no curso de Licenciatura em Química
title_full_unstemmed Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): uma possibilidade de formação no curso de Licenciatura em Química
title_sort Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): uma possibilidade de formação no curso de Licenciatura em Química
author Gonçalves, Alécia Maria
author_facet Gonçalves, Alécia Maria
Gomes, Fabiana
author_role author
author2 Gomes, Fabiana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Alécia Maria
Gomes, Fabiana
description Os docentes precisam estar capacitados para o uso de metodologias e estratégias mais dinâmicas. O estudo das metodologias ativas, sobretudo na ótica da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) possui essa proposta, dar autonomia aos estudantes. Com isso, desenvolvemos um projeto de ensino voltado aos estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFG - Câmpus Uruaçu, com o objetivo de prepará-los melhor para o uso das metodologias ativas. O projeto foi desenvolvido a partir da apresentação da ABP e ABF. Ao final, cada grupo apresentou um projeto para o uso da ABP no ensino de química. De forma geral, os licenciandos conseguiram apresentar problemas com impactos sociais, econômicos e científicos, no entanto, tiveram dificuldades na contextualização dos problemas e as estratégias de resolução do projeto não propunham muita autonomia aos estudantes. Apontando a necessidade de ter mais formações no uso de metodologias ativas. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12986
10.36661/2595-4520.2022v5n2.12986
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12986
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2022v5n2.12986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12986/8483
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Alécia Maria Gonçalves, Fabiana Gomes
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Alécia Maria Gonçalves, Fabiana Gomes
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 2 (2022): Edição Especial: 40º EDEQ; 4-20
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613761986560