Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): uma possibilidade de formação no curso de Licenciatura em Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12986 |
Resumo: | Os docentes precisam estar capacitados para o uso de metodologias e estratégias mais dinâmicas. O estudo das metodologias ativas, sobretudo na ótica da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) possui essa proposta, dar autonomia aos estudantes. Com isso, desenvolvemos um projeto de ensino voltado aos estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFG - Câmpus Uruaçu, com o objetivo de prepará-los melhor para o uso das metodologias ativas. O projeto foi desenvolvido a partir da apresentação da ABP e ABF. Ao final, cada grupo apresentou um projeto para o uso da ABP no ensino de química. De forma geral, os licenciandos conseguiram apresentar problemas com impactos sociais, econômicos e científicos, no entanto, tiveram dificuldades na contextualização dos problemas e as estratégias de resolução do projeto não propunham muita autonomia aos estudantes. Apontando a necessidade de ter mais formações no uso de metodologias ativas. |
id |
UFFS-2_4f492aa6d11bec976743a967668a463f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12986 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): uma possibilidade de formação no curso de Licenciatura em QuímicaAprendizaje basado en proyectos (ABP): posibilidad de formación en el Grado en QuímicaProject-Based Learning (ABP): a possibility for training in the Bachelor's Degree in ChemistryOs docentes precisam estar capacitados para o uso de metodologias e estratégias mais dinâmicas. O estudo das metodologias ativas, sobretudo na ótica da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) possui essa proposta, dar autonomia aos estudantes. Com isso, desenvolvemos um projeto de ensino voltado aos estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFG - Câmpus Uruaçu, com o objetivo de prepará-los melhor para o uso das metodologias ativas. O projeto foi desenvolvido a partir da apresentação da ABP e ABF. Ao final, cada grupo apresentou um projeto para o uso da ABP no ensino de química. De forma geral, os licenciandos conseguiram apresentar problemas com impactos sociais, econômicos e científicos, no entanto, tiveram dificuldades na contextualização dos problemas e as estratégias de resolução do projeto não propunham muita autonomia aos estudantes. Apontando a necessidade de ter mais formações no uso de metodologias ativas. Teachers need to be able to use more dynamic methodologies and strategies. The study of active methodologies, especially from the perspective of Project-Based Learning (PBL) has this proposal, to give autonomy to students. With this, we developed a teaching project aimed at students of the Licentiate Degree in Chemistry at IFG - Campus Uruaçu, with the objective of better preparing them for the use of active methodologies. The project was developed from the presentation of the ABP and ABF. At the end, each group presented a project for the use of PBL in teaching chemistry. In general, the undergraduates were able to present problems with social, economic and scientific impacts, however, they had difficulties in contextualizing the problems and the project's resolution strategies did not propose much autonomy to the students. Pointing out the need for more training in the use of active methodologies.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1298610.36661/2595-4520.2022v5n2.12986Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 2 (2022): Edição Especial: 40º EDEQ; 4-202595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12986/8483Copyright (c) 2022 Alécia Maria Gonçalves, Fabiana Gomeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Alécia MariaGomes, Fabiana2022-07-25T11:34:22Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12986Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-25T11:34:22Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): uma possibilidade de formação no curso de Licenciatura em Química Aprendizaje basado en proyectos (ABP): posibilidad de formación en el Grado en Química Project-Based Learning (ABP): a possibility for training in the Bachelor's Degree in Chemistry |
title |
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): uma possibilidade de formação no curso de Licenciatura em Química |
spellingShingle |
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): uma possibilidade de formação no curso de Licenciatura em Química Gonçalves, Alécia Maria |
title_short |
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): uma possibilidade de formação no curso de Licenciatura em Química |
title_full |
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): uma possibilidade de formação no curso de Licenciatura em Química |
title_fullStr |
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): uma possibilidade de formação no curso de Licenciatura em Química |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): uma possibilidade de formação no curso de Licenciatura em Química |
title_sort |
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): uma possibilidade de formação no curso de Licenciatura em Química |
author |
Gonçalves, Alécia Maria |
author_facet |
Gonçalves, Alécia Maria Gomes, Fabiana |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Fabiana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Alécia Maria Gomes, Fabiana |
description |
Os docentes precisam estar capacitados para o uso de metodologias e estratégias mais dinâmicas. O estudo das metodologias ativas, sobretudo na ótica da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) possui essa proposta, dar autonomia aos estudantes. Com isso, desenvolvemos um projeto de ensino voltado aos estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFG - Câmpus Uruaçu, com o objetivo de prepará-los melhor para o uso das metodologias ativas. O projeto foi desenvolvido a partir da apresentação da ABP e ABF. Ao final, cada grupo apresentou um projeto para o uso da ABP no ensino de química. De forma geral, os licenciandos conseguiram apresentar problemas com impactos sociais, econômicos e científicos, no entanto, tiveram dificuldades na contextualização dos problemas e as estratégias de resolução do projeto não propunham muita autonomia aos estudantes. Apontando a necessidade de ter mais formações no uso de metodologias ativas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12986 10.36661/2595-4520.2022v5n2.12986 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12986 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n2.12986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12986/8483 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Alécia Maria Gonçalves, Fabiana Gomes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Alécia Maria Gonçalves, Fabiana Gomes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 2 (2022): Edição Especial: 40º EDEQ; 4-20 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613761986560 |