A Embriologia Humana, sob uma perspectiva temporal, nos livros didáticos de Ciências: uma análise do conteúdo e das imagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Griep Maronn, Tainá
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: do Espírito Santo Hermel, Erica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11545
Resumo: Esse trabalho apresenta como objetivo analisar o conteúdo e as imagens sobre a embriologia humana nos livros didáticos de Ciências publicados no Brasil a partir de 1980. Na análise do conteúdo teórico foram considerados os seguintes parâmetros (adequação à série; clareza do texto; nível de atualização do texto; grau de coerência entre as informações apresentadas; e se apresenta ou não textos complementares) e critérios (fraco; regular; bom; e excelente). As atividades propostas (questões propostas; atividades práticas; estímulo a novas tecnologias; trabalhos em grupo; entre outros) e os recursos adicionais ou complementares (glossários; atlas; cadernos de exercícios; guias de experimentos; guia do professor; entre outros). As imagens foram classificadas quanto ao grau de iconografia, funcionalidade, relação com o texto principal, etiquetas verbais e conteúdo científico. Com relação ao conteúdo, os livros, ao longo do tempo, apresentaram mais conceitos relacionados a embriologia, além de mais recursos adicionais ou complementares. Nas imagens, observou-se uma predominância de imagens do tipo ilustração (esquemas, 91), informativas (143), denotativas (138), com etiquetas verbais relacionais (150) e modelo cientificamente correto (284). Percebeu-se uma evolução nos livros didáticos em relação ao conteúdo de embriologia humana apresentado, porém ainda é necessário que sejam aperfeiçoados.
id UFFS-2_53bdbb8547b7692d9c22ed91637c7dc0
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11545
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling A Embriologia Humana, sob uma perspectiva temporal, nos livros didáticos de Ciências: uma análise do conteúdo e das imagensEsse trabalho apresenta como objetivo analisar o conteúdo e as imagens sobre a embriologia humana nos livros didáticos de Ciências publicados no Brasil a partir de 1980. Na análise do conteúdo teórico foram considerados os seguintes parâmetros (adequação à série; clareza do texto; nível de atualização do texto; grau de coerência entre as informações apresentadas; e se apresenta ou não textos complementares) e critérios (fraco; regular; bom; e excelente). As atividades propostas (questões propostas; atividades práticas; estímulo a novas tecnologias; trabalhos em grupo; entre outros) e os recursos adicionais ou complementares (glossários; atlas; cadernos de exercícios; guias de experimentos; guia do professor; entre outros). As imagens foram classificadas quanto ao grau de iconografia, funcionalidade, relação com o texto principal, etiquetas verbais e conteúdo científico. Com relação ao conteúdo, os livros, ao longo do tempo, apresentaram mais conceitos relacionados a embriologia, além de mais recursos adicionais ou complementares. Nas imagens, observou-se uma predominância de imagens do tipo ilustração (esquemas, 91), informativas (143), denotativas (138), com etiquetas verbais relacionais (150) e modelo cientificamente correto (284). Percebeu-se uma evolução nos livros didáticos em relação ao conteúdo de embriologia humana apresentado, porém ainda é necessário que sejam aperfeiçoados.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1154510.36661/2595-4520.2020v3i5.11545Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 114-1362595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11545/7620Copyright (c) 2020 Tainá Griep Maronn, Erica do Espírito Santo Hermelhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGriep Maronn, Tainádo Espírito Santo Hermel, Erica2021-07-13T05:22:16Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11545Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:16Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Embriologia Humana, sob uma perspectiva temporal, nos livros didáticos de Ciências: uma análise do conteúdo e das imagens
title A Embriologia Humana, sob uma perspectiva temporal, nos livros didáticos de Ciências: uma análise do conteúdo e das imagens
spellingShingle A Embriologia Humana, sob uma perspectiva temporal, nos livros didáticos de Ciências: uma análise do conteúdo e das imagens
Griep Maronn, Tainá
title_short A Embriologia Humana, sob uma perspectiva temporal, nos livros didáticos de Ciências: uma análise do conteúdo e das imagens
title_full A Embriologia Humana, sob uma perspectiva temporal, nos livros didáticos de Ciências: uma análise do conteúdo e das imagens
title_fullStr A Embriologia Humana, sob uma perspectiva temporal, nos livros didáticos de Ciências: uma análise do conteúdo e das imagens
title_full_unstemmed A Embriologia Humana, sob uma perspectiva temporal, nos livros didáticos de Ciências: uma análise do conteúdo e das imagens
title_sort A Embriologia Humana, sob uma perspectiva temporal, nos livros didáticos de Ciências: uma análise do conteúdo e das imagens
author Griep Maronn, Tainá
author_facet Griep Maronn, Tainá
do Espírito Santo Hermel, Erica
author_role author
author2 do Espírito Santo Hermel, Erica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Griep Maronn, Tainá
do Espírito Santo Hermel, Erica
description Esse trabalho apresenta como objetivo analisar o conteúdo e as imagens sobre a embriologia humana nos livros didáticos de Ciências publicados no Brasil a partir de 1980. Na análise do conteúdo teórico foram considerados os seguintes parâmetros (adequação à série; clareza do texto; nível de atualização do texto; grau de coerência entre as informações apresentadas; e se apresenta ou não textos complementares) e critérios (fraco; regular; bom; e excelente). As atividades propostas (questões propostas; atividades práticas; estímulo a novas tecnologias; trabalhos em grupo; entre outros) e os recursos adicionais ou complementares (glossários; atlas; cadernos de exercícios; guias de experimentos; guia do professor; entre outros). As imagens foram classificadas quanto ao grau de iconografia, funcionalidade, relação com o texto principal, etiquetas verbais e conteúdo científico. Com relação ao conteúdo, os livros, ao longo do tempo, apresentaram mais conceitos relacionados a embriologia, além de mais recursos adicionais ou complementares. Nas imagens, observou-se uma predominância de imagens do tipo ilustração (esquemas, 91), informativas (143), denotativas (138), com etiquetas verbais relacionais (150) e modelo cientificamente correto (284). Percebeu-se uma evolução nos livros didáticos em relação ao conteúdo de embriologia humana apresentado, porém ainda é necessário que sejam aperfeiçoados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11545
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11545
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11545
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11545/7620
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Tainá Griep Maronn, Erica do Espírito Santo Hermel
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Tainá Griep Maronn, Erica do Espírito Santo Hermel
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 114-136
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612775276544