A Embriologia Humana, sob uma perspectiva temporal, nos livros didáticos de Ciências: uma análise do conteúdo e das imagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11545 |
Resumo: | Esse trabalho apresenta como objetivo analisar o conteúdo e as imagens sobre a embriologia humana nos livros didáticos de Ciências publicados no Brasil a partir de 1980. Na análise do conteúdo teórico foram considerados os seguintes parâmetros (adequação à série; clareza do texto; nível de atualização do texto; grau de coerência entre as informações apresentadas; e se apresenta ou não textos complementares) e critérios (fraco; regular; bom; e excelente). As atividades propostas (questões propostas; atividades práticas; estímulo a novas tecnologias; trabalhos em grupo; entre outros) e os recursos adicionais ou complementares (glossários; atlas; cadernos de exercícios; guias de experimentos; guia do professor; entre outros). As imagens foram classificadas quanto ao grau de iconografia, funcionalidade, relação com o texto principal, etiquetas verbais e conteúdo científico. Com relação ao conteúdo, os livros, ao longo do tempo, apresentaram mais conceitos relacionados a embriologia, além de mais recursos adicionais ou complementares. Nas imagens, observou-se uma predominância de imagens do tipo ilustração (esquemas, 91), informativas (143), denotativas (138), com etiquetas verbais relacionais (150) e modelo cientificamente correto (284). Percebeu-se uma evolução nos livros didáticos em relação ao conteúdo de embriologia humana apresentado, porém ainda é necessário que sejam aperfeiçoados. |
id |
UFFS-2_53bdbb8547b7692d9c22ed91637c7dc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11545 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Embriologia Humana, sob uma perspectiva temporal, nos livros didáticos de Ciências: uma análise do conteúdo e das imagensEsse trabalho apresenta como objetivo analisar o conteúdo e as imagens sobre a embriologia humana nos livros didáticos de Ciências publicados no Brasil a partir de 1980. Na análise do conteúdo teórico foram considerados os seguintes parâmetros (adequação à série; clareza do texto; nível de atualização do texto; grau de coerência entre as informações apresentadas; e se apresenta ou não textos complementares) e critérios (fraco; regular; bom; e excelente). As atividades propostas (questões propostas; atividades práticas; estímulo a novas tecnologias; trabalhos em grupo; entre outros) e os recursos adicionais ou complementares (glossários; atlas; cadernos de exercícios; guias de experimentos; guia do professor; entre outros). As imagens foram classificadas quanto ao grau de iconografia, funcionalidade, relação com o texto principal, etiquetas verbais e conteúdo científico. Com relação ao conteúdo, os livros, ao longo do tempo, apresentaram mais conceitos relacionados a embriologia, além de mais recursos adicionais ou complementares. Nas imagens, observou-se uma predominância de imagens do tipo ilustração (esquemas, 91), informativas (143), denotativas (138), com etiquetas verbais relacionais (150) e modelo cientificamente correto (284). Percebeu-se uma evolução nos livros didáticos em relação ao conteúdo de embriologia humana apresentado, porém ainda é necessário que sejam aperfeiçoados.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1154510.36661/2595-4520.2020v3i5.11545Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 114-1362595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11545/7620Copyright (c) 2020 Tainá Griep Maronn, Erica do Espírito Santo Hermelhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGriep Maronn, Tainádo Espírito Santo Hermel, Erica2021-07-13T05:22:16Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11545Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:16Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Embriologia Humana, sob uma perspectiva temporal, nos livros didáticos de Ciências: uma análise do conteúdo e das imagens |
title |
A Embriologia Humana, sob uma perspectiva temporal, nos livros didáticos de Ciências: uma análise do conteúdo e das imagens |
spellingShingle |
A Embriologia Humana, sob uma perspectiva temporal, nos livros didáticos de Ciências: uma análise do conteúdo e das imagens Griep Maronn, Tainá |
title_short |
A Embriologia Humana, sob uma perspectiva temporal, nos livros didáticos de Ciências: uma análise do conteúdo e das imagens |
title_full |
A Embriologia Humana, sob uma perspectiva temporal, nos livros didáticos de Ciências: uma análise do conteúdo e das imagens |
title_fullStr |
A Embriologia Humana, sob uma perspectiva temporal, nos livros didáticos de Ciências: uma análise do conteúdo e das imagens |
title_full_unstemmed |
A Embriologia Humana, sob uma perspectiva temporal, nos livros didáticos de Ciências: uma análise do conteúdo e das imagens |
title_sort |
A Embriologia Humana, sob uma perspectiva temporal, nos livros didáticos de Ciências: uma análise do conteúdo e das imagens |
author |
Griep Maronn, Tainá |
author_facet |
Griep Maronn, Tainá do Espírito Santo Hermel, Erica |
author_role |
author |
author2 |
do Espírito Santo Hermel, Erica |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Griep Maronn, Tainá do Espírito Santo Hermel, Erica |
description |
Esse trabalho apresenta como objetivo analisar o conteúdo e as imagens sobre a embriologia humana nos livros didáticos de Ciências publicados no Brasil a partir de 1980. Na análise do conteúdo teórico foram considerados os seguintes parâmetros (adequação à série; clareza do texto; nível de atualização do texto; grau de coerência entre as informações apresentadas; e se apresenta ou não textos complementares) e critérios (fraco; regular; bom; e excelente). As atividades propostas (questões propostas; atividades práticas; estímulo a novas tecnologias; trabalhos em grupo; entre outros) e os recursos adicionais ou complementares (glossários; atlas; cadernos de exercícios; guias de experimentos; guia do professor; entre outros). As imagens foram classificadas quanto ao grau de iconografia, funcionalidade, relação com o texto principal, etiquetas verbais e conteúdo científico. Com relação ao conteúdo, os livros, ao longo do tempo, apresentaram mais conceitos relacionados a embriologia, além de mais recursos adicionais ou complementares. Nas imagens, observou-se uma predominância de imagens do tipo ilustração (esquemas, 91), informativas (143), denotativas (138), com etiquetas verbais relacionais (150) e modelo cientificamente correto (284). Percebeu-se uma evolução nos livros didáticos em relação ao conteúdo de embriologia humana apresentado, porém ainda é necessário que sejam aperfeiçoados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11545 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11545 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11545 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11545 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11545/7620 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Tainá Griep Maronn, Erica do Espírito Santo Hermel http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Tainá Griep Maronn, Erica do Espírito Santo Hermel http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 114-136 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612775276544 |