Caminho das Ligações: um jogo de tabuleiro para ensinar Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Elaine da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pedro Lima, Thais, Laburú, Carlos Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11438
Resumo: Este trabalho tem como objetivo trazer os principais resultados do desenvolvimento e aplicação de um jogo didático para o ensino do conteúdo de ligações químicas. O mesmo foi aplicado em uma turma de AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem) – trajetória 2 que continha 20 alunos do turno matutino de uma escola da rede estadual da cidade de Dourados-MS. Para a coleta dos dados utilizou-se como principais instrumentos os questionários, mas para ampliar a visão dos pesquisadores e também da coleta de dados, utilizaram-se gravações em áudio e vídeo. Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizadas 5 aulas, sendo a primeira para realizar diagnóstico com os estudantes, outras duas para aplicação do jogo, uma para trabalhar os conceitos abordados no jogo e a última para avaliação do jogo por meio do questionário final. Os principais resultados evidenciaram que os estudantes estabelecerem relações da química com seu dia a dia. O jogo potencializou a interação entre os estudantes, despertou um interesse em utilizá-lo em mais aulas, bem como despertou interesse para estudar química.
id UFFS-2_574395a7d098c13d337a8afa0c5eb2aa
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11438
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Caminho das Ligações: um jogo de tabuleiro para ensinar QuímicaEste trabalho tem como objetivo trazer os principais resultados do desenvolvimento e aplicação de um jogo didático para o ensino do conteúdo de ligações químicas. O mesmo foi aplicado em uma turma de AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem) – trajetória 2 que continha 20 alunos do turno matutino de uma escola da rede estadual da cidade de Dourados-MS. Para a coleta dos dados utilizou-se como principais instrumentos os questionários, mas para ampliar a visão dos pesquisadores e também da coleta de dados, utilizaram-se gravações em áudio e vídeo. Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizadas 5 aulas, sendo a primeira para realizar diagnóstico com os estudantes, outras duas para aplicação do jogo, uma para trabalhar os conceitos abordados no jogo e a última para avaliação do jogo por meio do questionário final. Os principais resultados evidenciaram que os estudantes estabelecerem relações da química com seu dia a dia. O jogo potencializou a interação entre os estudantes, despertou um interesse em utilizá-lo em mais aulas, bem como despertou interesse para estudar química.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1143810.36661/2595-4520.2020v3i5.11438Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 350-3612595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11438/7611Copyright (c) 2020 Elaine da Silva Ramos, Carlos Eduardo Laburúhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Elaine da SilvaPedro Lima, ThaisLaburú, Carlos Eduardo2021-07-13T05:22:23Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11438Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:23Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Caminho das Ligações: um jogo de tabuleiro para ensinar Química
title Caminho das Ligações: um jogo de tabuleiro para ensinar Química
spellingShingle Caminho das Ligações: um jogo de tabuleiro para ensinar Química
Ramos, Elaine da Silva
title_short Caminho das Ligações: um jogo de tabuleiro para ensinar Química
title_full Caminho das Ligações: um jogo de tabuleiro para ensinar Química
title_fullStr Caminho das Ligações: um jogo de tabuleiro para ensinar Química
title_full_unstemmed Caminho das Ligações: um jogo de tabuleiro para ensinar Química
title_sort Caminho das Ligações: um jogo de tabuleiro para ensinar Química
author Ramos, Elaine da Silva
author_facet Ramos, Elaine da Silva
Pedro Lima, Thais
Laburú, Carlos Eduardo
author_role author
author2 Pedro Lima, Thais
Laburú, Carlos Eduardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Elaine da Silva
Pedro Lima, Thais
Laburú, Carlos Eduardo
description Este trabalho tem como objetivo trazer os principais resultados do desenvolvimento e aplicação de um jogo didático para o ensino do conteúdo de ligações químicas. O mesmo foi aplicado em uma turma de AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem) – trajetória 2 que continha 20 alunos do turno matutino de uma escola da rede estadual da cidade de Dourados-MS. Para a coleta dos dados utilizou-se como principais instrumentos os questionários, mas para ampliar a visão dos pesquisadores e também da coleta de dados, utilizaram-se gravações em áudio e vídeo. Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizadas 5 aulas, sendo a primeira para realizar diagnóstico com os estudantes, outras duas para aplicação do jogo, uma para trabalhar os conceitos abordados no jogo e a última para avaliação do jogo por meio do questionário final. Os principais resultados evidenciaram que os estudantes estabelecerem relações da química com seu dia a dia. O jogo potencializou a interação entre os estudantes, despertou um interesse em utilizá-lo em mais aulas, bem como despertou interesse para estudar química.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11438
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11438
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11438
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11438/7611
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Elaine da Silva Ramos, Carlos Eduardo Laburú
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Elaine da Silva Ramos, Carlos Eduardo Laburú
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 350-361
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612456509440