Representações de “insetos” por crianças do ensino fundamental e implicações para o diálogo nas aulas de ciências naturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11834 |
Resumo: | Apresentamos os resultados de um estudo qualitativo que envolveu estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do povoado de Pedra Branca, município de Santa Terezinha, Bahia. O objetivo foi investigar como esses estudantes representam os insetos e quais as possíveis implicações para a aprendizagem sobre a biologia desses animais. A coleta de dados aconteceu através de desenhos esquemáticos acompanhados de textos explicativos elaborados pelos estudantes após escutarem a palavra “inseto” e as análises procederam indutivamente, tendo revelado que eles classificam os insetos como sendo animais de um modo geral (espécies da própria classe Insecta e de outros grupos, como crustáceos, mamíferos e peixes, entre outros). Essa classificação revela um ordenamento diferente do científico, podendo estar associado ao universo sociocultural dos estudantes, que se não for considerado nos métodos de ensino escolar, poderá dificultar uma compreensão científica adequada. Consideramos imperativo que os professores investiguem e compreendam os conhecimentos culturais dos estudantes para a promoção de diálogos com negociação de significados culturais e ampliação de conhecimentos que permitam a compreensão cientifica acerca da biologia dos insetos e sua importância ecológica nos diferentes ecossistemas. |
id |
UFFS-2_5c0a016ed3c4ce5b6194d89602ffa29f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11834 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações de “insetos” por crianças do ensino fundamental e implicações para o diálogo nas aulas de ciências naturaisApresentamos os resultados de um estudo qualitativo que envolveu estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do povoado de Pedra Branca, município de Santa Terezinha, Bahia. O objetivo foi investigar como esses estudantes representam os insetos e quais as possíveis implicações para a aprendizagem sobre a biologia desses animais. A coleta de dados aconteceu através de desenhos esquemáticos acompanhados de textos explicativos elaborados pelos estudantes após escutarem a palavra “inseto” e as análises procederam indutivamente, tendo revelado que eles classificam os insetos como sendo animais de um modo geral (espécies da própria classe Insecta e de outros grupos, como crustáceos, mamíferos e peixes, entre outros). Essa classificação revela um ordenamento diferente do científico, podendo estar associado ao universo sociocultural dos estudantes, que se não for considerado nos métodos de ensino escolar, poderá dificultar uma compreensão científica adequada. Consideramos imperativo que os professores investiguem e compreendam os conhecimentos culturais dos estudantes para a promoção de diálogos com negociação de significados culturais e ampliação de conhecimentos que permitam a compreensão cientifica acerca da biologia dos insetos e sua importância ecológica nos diferentes ecossistemas.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1183410.36661/2595-4520.2020v3i4.11834Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 4 (2020): Edição especial: Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências; 510-5242595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11834/7561Copyright (c) 2020 Pâmela Gisela Silva Araújo, Geilsa Costa Santos Baptista, Eraldo Medeiros Costa Netohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Pâmela Gisela SilvaBaptista, Geilsa Costa SantosCosta Neto, Eraldo Medeiros2021-07-13T05:22:26Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11834Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:26Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações de “insetos” por crianças do ensino fundamental e implicações para o diálogo nas aulas de ciências naturais |
title |
Representações de “insetos” por crianças do ensino fundamental e implicações para o diálogo nas aulas de ciências naturais |
spellingShingle |
Representações de “insetos” por crianças do ensino fundamental e implicações para o diálogo nas aulas de ciências naturais Araújo, Pâmela Gisela Silva |
title_short |
Representações de “insetos” por crianças do ensino fundamental e implicações para o diálogo nas aulas de ciências naturais |
title_full |
Representações de “insetos” por crianças do ensino fundamental e implicações para o diálogo nas aulas de ciências naturais |
title_fullStr |
Representações de “insetos” por crianças do ensino fundamental e implicações para o diálogo nas aulas de ciências naturais |
title_full_unstemmed |
Representações de “insetos” por crianças do ensino fundamental e implicações para o diálogo nas aulas de ciências naturais |
title_sort |
Representações de “insetos” por crianças do ensino fundamental e implicações para o diálogo nas aulas de ciências naturais |
author |
Araújo, Pâmela Gisela Silva |
author_facet |
Araújo, Pâmela Gisela Silva Baptista, Geilsa Costa Santos Costa Neto, Eraldo Medeiros |
author_role |
author |
author2 |
Baptista, Geilsa Costa Santos Costa Neto, Eraldo Medeiros |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Pâmela Gisela Silva Baptista, Geilsa Costa Santos Costa Neto, Eraldo Medeiros |
description |
Apresentamos os resultados de um estudo qualitativo que envolveu estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do povoado de Pedra Branca, município de Santa Terezinha, Bahia. O objetivo foi investigar como esses estudantes representam os insetos e quais as possíveis implicações para a aprendizagem sobre a biologia desses animais. A coleta de dados aconteceu através de desenhos esquemáticos acompanhados de textos explicativos elaborados pelos estudantes após escutarem a palavra “inseto” e as análises procederam indutivamente, tendo revelado que eles classificam os insetos como sendo animais de um modo geral (espécies da própria classe Insecta e de outros grupos, como crustáceos, mamíferos e peixes, entre outros). Essa classificação revela um ordenamento diferente do científico, podendo estar associado ao universo sociocultural dos estudantes, que se não for considerado nos métodos de ensino escolar, poderá dificultar uma compreensão científica adequada. Consideramos imperativo que os professores investiguem e compreendam os conhecimentos culturais dos estudantes para a promoção de diálogos com negociação de significados culturais e ampliação de conhecimentos que permitam a compreensão cientifica acerca da biologia dos insetos e sua importância ecológica nos diferentes ecossistemas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11834 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11834 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11834 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i4.11834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11834/7561 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 4 (2020): Edição especial: Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências; 510-524 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612870696960 |