Representações de “insetos” por crianças do ensino fundamental e implicações para o diálogo nas aulas de ciências naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Pâmela Gisela Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Baptista, Geilsa Costa Santos, Costa Neto, Eraldo Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11834
Resumo: Apresentamos os resultados de um estudo qualitativo que envolveu estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do povoado de Pedra Branca, município de Santa Terezinha, Bahia. O objetivo foi investigar como esses estudantes representam os insetos e quais as possíveis implicações para a aprendizagem sobre a biologia desses animais. A coleta de dados aconteceu através de desenhos esquemáticos acompanhados de textos explicativos elaborados pelos estudantes após escutarem a palavra “inseto” e as análises procederam indutivamente, tendo revelado que eles classificam os insetos como sendo animais de um modo geral (espécies da própria classe Insecta e de outros grupos, como crustáceos, mamíferos e peixes, entre outros). Essa classificação revela um ordenamento diferente do científico, podendo estar associado ao universo sociocultural dos estudantes, que se não for considerado nos métodos de ensino escolar, poderá dificultar uma compreensão científica adequada. Consideramos imperativo que os professores investiguem e compreendam os conhecimentos culturais dos estudantes para a promoção de diálogos com negociação de significados culturais e ampliação de conhecimentos que permitam a compreensão cientifica acerca da biologia dos insetos e sua importância ecológica nos diferentes ecossistemas.
id UFFS-2_5c0a016ed3c4ce5b6194d89602ffa29f
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11834
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Representações de “insetos” por crianças do ensino fundamental e implicações para o diálogo nas aulas de ciências naturaisApresentamos os resultados de um estudo qualitativo que envolveu estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do povoado de Pedra Branca, município de Santa Terezinha, Bahia. O objetivo foi investigar como esses estudantes representam os insetos e quais as possíveis implicações para a aprendizagem sobre a biologia desses animais. A coleta de dados aconteceu através de desenhos esquemáticos acompanhados de textos explicativos elaborados pelos estudantes após escutarem a palavra “inseto” e as análises procederam indutivamente, tendo revelado que eles classificam os insetos como sendo animais de um modo geral (espécies da própria classe Insecta e de outros grupos, como crustáceos, mamíferos e peixes, entre outros). Essa classificação revela um ordenamento diferente do científico, podendo estar associado ao universo sociocultural dos estudantes, que se não for considerado nos métodos de ensino escolar, poderá dificultar uma compreensão científica adequada. Consideramos imperativo que os professores investiguem e compreendam os conhecimentos culturais dos estudantes para a promoção de diálogos com negociação de significados culturais e ampliação de conhecimentos que permitam a compreensão cientifica acerca da biologia dos insetos e sua importância ecológica nos diferentes ecossistemas.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1183410.36661/2595-4520.2020v3i4.11834Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 4 (2020): Edição especial: Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências; 510-5242595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11834/7561Copyright (c) 2020 Pâmela Gisela Silva Araújo, Geilsa Costa Santos Baptista, Eraldo Medeiros Costa Netohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Pâmela Gisela SilvaBaptista, Geilsa Costa SantosCosta Neto, Eraldo Medeiros2021-07-13T05:22:26Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11834Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:26Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações de “insetos” por crianças do ensino fundamental e implicações para o diálogo nas aulas de ciências naturais
title Representações de “insetos” por crianças do ensino fundamental e implicações para o diálogo nas aulas de ciências naturais
spellingShingle Representações de “insetos” por crianças do ensino fundamental e implicações para o diálogo nas aulas de ciências naturais
Araújo, Pâmela Gisela Silva
title_short Representações de “insetos” por crianças do ensino fundamental e implicações para o diálogo nas aulas de ciências naturais
title_full Representações de “insetos” por crianças do ensino fundamental e implicações para o diálogo nas aulas de ciências naturais
title_fullStr Representações de “insetos” por crianças do ensino fundamental e implicações para o diálogo nas aulas de ciências naturais
title_full_unstemmed Representações de “insetos” por crianças do ensino fundamental e implicações para o diálogo nas aulas de ciências naturais
title_sort Representações de “insetos” por crianças do ensino fundamental e implicações para o diálogo nas aulas de ciências naturais
author Araújo, Pâmela Gisela Silva
author_facet Araújo, Pâmela Gisela Silva
Baptista, Geilsa Costa Santos
Costa Neto, Eraldo Medeiros
author_role author
author2 Baptista, Geilsa Costa Santos
Costa Neto, Eraldo Medeiros
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Pâmela Gisela Silva
Baptista, Geilsa Costa Santos
Costa Neto, Eraldo Medeiros
description Apresentamos os resultados de um estudo qualitativo que envolveu estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do povoado de Pedra Branca, município de Santa Terezinha, Bahia. O objetivo foi investigar como esses estudantes representam os insetos e quais as possíveis implicações para a aprendizagem sobre a biologia desses animais. A coleta de dados aconteceu através de desenhos esquemáticos acompanhados de textos explicativos elaborados pelos estudantes após escutarem a palavra “inseto” e as análises procederam indutivamente, tendo revelado que eles classificam os insetos como sendo animais de um modo geral (espécies da própria classe Insecta e de outros grupos, como crustáceos, mamíferos e peixes, entre outros). Essa classificação revela um ordenamento diferente do científico, podendo estar associado ao universo sociocultural dos estudantes, que se não for considerado nos métodos de ensino escolar, poderá dificultar uma compreensão científica adequada. Consideramos imperativo que os professores investiguem e compreendam os conhecimentos culturais dos estudantes para a promoção de diálogos com negociação de significados culturais e ampliação de conhecimentos que permitam a compreensão cientifica acerca da biologia dos insetos e sua importância ecológica nos diferentes ecossistemas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11834
10.36661/2595-4520.2020v3i4.11834
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11834
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11834/7561
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 4 (2020): Edição especial: Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências; 510-524
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612870696960