A Inclusão no Ensino da Física: Uma forma didática para o sucesso do aluno com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Pedro Arly de Abreu
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Saraiva, Gilberto Dantas, Ramiro de Castro, Antônio Joel, Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12211
Resumo: A pesquisa tem como objetivo de apresentar práticas pedagógicas metodológicas para a inclusão no ensino da física da educação básica. Possibilitando reflexões para o desenvolvimento da inclusão do aluno com deficiência visual. A partir de levantamentos dos estudos vivenciados na escola por um professor de física, foram selecionadas duas turmas da escola de ensino médio de Pacoti-CE: uma de 2ª série, tendo um aluno com deficiência visual e outra de 3ª série. Algumas práticas foram realizadas apenas com o deficiente visual. Utilizando-se de uma metodologia de pesquisa-ação, qualitativa, exploratória, para a construção e análise dos dispositivos que foram aplicados aos alunos. Com os resultados obtidos por meio dos questionários e avaliações, verificou-se que os objetivos destacados para cada assunto da física estudado, foram alcançados, valendo ressaltar que os alunos (deficiente visual e videntes) descreveram que essa metodologia torna as aulas mais interessantes e fáceis de entender. Com base nos materias que foram desenvolvidos e aplicados aos estudantes, possibilitou a criação de um manual com as ideias formadas. Por fim, considera-se que as as práticas pedagógicas, devem serem sempre analisadas e modificadas conforme as necessidades, para que o processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento do estudante com deficiência visual tenha sucesso.
id UFFS-2_6b5f8604291dc71d09c60ea1cb8b4b8c
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12211
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling A Inclusão no Ensino da Física: Uma forma didática para o sucesso do aluno com deficiência visualA pesquisa tem como objetivo de apresentar práticas pedagógicas metodológicas para a inclusão no ensino da física da educação básica. Possibilitando reflexões para o desenvolvimento da inclusão do aluno com deficiência visual. A partir de levantamentos dos estudos vivenciados na escola por um professor de física, foram selecionadas duas turmas da escola de ensino médio de Pacoti-CE: uma de 2ª série, tendo um aluno com deficiência visual e outra de 3ª série. Algumas práticas foram realizadas apenas com o deficiente visual. Utilizando-se de uma metodologia de pesquisa-ação, qualitativa, exploratória, para a construção e análise dos dispositivos que foram aplicados aos alunos. Com os resultados obtidos por meio dos questionários e avaliações, verificou-se que os objetivos destacados para cada assunto da física estudado, foram alcançados, valendo ressaltar que os alunos (deficiente visual e videntes) descreveram que essa metodologia torna as aulas mais interessantes e fáceis de entender. Com base nos materias que foram desenvolvidos e aplicados aos estudantes, possibilitou a criação de um manual com as ideias formadas. Por fim, considera-se que as as práticas pedagógicas, devem serem sempre analisadas e modificadas conforme as necessidades, para que o processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento do estudante com deficiência visual tenha sucesso.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1221110.36661/2595-4520.2021v4i6.12211Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 353-3732595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12211/8215Copyright (c) 2021 Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso, Gilberto Dantas Saraiva, Antônio Joel Ramiro, Pedro Arly de Abreu Paulahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaula, Pedro Arly de AbreuSaraiva, Gilberto DantasRamiro de Castro, Antônio JoelVeloso, Maria Sônia Silva de Oliveira2021-10-09T06:00:08Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12211Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:08Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Inclusão no Ensino da Física: Uma forma didática para o sucesso do aluno com deficiência visual
title A Inclusão no Ensino da Física: Uma forma didática para o sucesso do aluno com deficiência visual
spellingShingle A Inclusão no Ensino da Física: Uma forma didática para o sucesso do aluno com deficiência visual
Paula, Pedro Arly de Abreu
title_short A Inclusão no Ensino da Física: Uma forma didática para o sucesso do aluno com deficiência visual
title_full A Inclusão no Ensino da Física: Uma forma didática para o sucesso do aluno com deficiência visual
title_fullStr A Inclusão no Ensino da Física: Uma forma didática para o sucesso do aluno com deficiência visual
title_full_unstemmed A Inclusão no Ensino da Física: Uma forma didática para o sucesso do aluno com deficiência visual
title_sort A Inclusão no Ensino da Física: Uma forma didática para o sucesso do aluno com deficiência visual
author Paula, Pedro Arly de Abreu
author_facet Paula, Pedro Arly de Abreu
Saraiva, Gilberto Dantas
Ramiro de Castro, Antônio Joel
Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira
author_role author
author2 Saraiva, Gilberto Dantas
Ramiro de Castro, Antônio Joel
Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Pedro Arly de Abreu
Saraiva, Gilberto Dantas
Ramiro de Castro, Antônio Joel
Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira
description A pesquisa tem como objetivo de apresentar práticas pedagógicas metodológicas para a inclusão no ensino da física da educação básica. Possibilitando reflexões para o desenvolvimento da inclusão do aluno com deficiência visual. A partir de levantamentos dos estudos vivenciados na escola por um professor de física, foram selecionadas duas turmas da escola de ensino médio de Pacoti-CE: uma de 2ª série, tendo um aluno com deficiência visual e outra de 3ª série. Algumas práticas foram realizadas apenas com o deficiente visual. Utilizando-se de uma metodologia de pesquisa-ação, qualitativa, exploratória, para a construção e análise dos dispositivos que foram aplicados aos alunos. Com os resultados obtidos por meio dos questionários e avaliações, verificou-se que os objetivos destacados para cada assunto da física estudado, foram alcançados, valendo ressaltar que os alunos (deficiente visual e videntes) descreveram que essa metodologia torna as aulas mais interessantes e fáceis de entender. Com base nos materias que foram desenvolvidos e aplicados aos estudantes, possibilitou a criação de um manual com as ideias formadas. Por fim, considera-se que as as práticas pedagógicas, devem serem sempre analisadas e modificadas conforme as necessidades, para que o processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento do estudante com deficiência visual tenha sucesso.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12211
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12211
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12211
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12211/8215
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 353-373
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613285933056