A Inclusão no Ensino da Física: Uma forma didática para o sucesso do aluno com deficiência visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12211 |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo de apresentar práticas pedagógicas metodológicas para a inclusão no ensino da física da educação básica. Possibilitando reflexões para o desenvolvimento da inclusão do aluno com deficiência visual. A partir de levantamentos dos estudos vivenciados na escola por um professor de física, foram selecionadas duas turmas da escola de ensino médio de Pacoti-CE: uma de 2ª série, tendo um aluno com deficiência visual e outra de 3ª série. Algumas práticas foram realizadas apenas com o deficiente visual. Utilizando-se de uma metodologia de pesquisa-ação, qualitativa, exploratória, para a construção e análise dos dispositivos que foram aplicados aos alunos. Com os resultados obtidos por meio dos questionários e avaliações, verificou-se que os objetivos destacados para cada assunto da física estudado, foram alcançados, valendo ressaltar que os alunos (deficiente visual e videntes) descreveram que essa metodologia torna as aulas mais interessantes e fáceis de entender. Com base nos materias que foram desenvolvidos e aplicados aos estudantes, possibilitou a criação de um manual com as ideias formadas. Por fim, considera-se que as as práticas pedagógicas, devem serem sempre analisadas e modificadas conforme as necessidades, para que o processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento do estudante com deficiência visual tenha sucesso. |
id |
UFFS-2_6b5f8604291dc71d09c60ea1cb8b4b8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12211 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Inclusão no Ensino da Física: Uma forma didática para o sucesso do aluno com deficiência visualA pesquisa tem como objetivo de apresentar práticas pedagógicas metodológicas para a inclusão no ensino da física da educação básica. Possibilitando reflexões para o desenvolvimento da inclusão do aluno com deficiência visual. A partir de levantamentos dos estudos vivenciados na escola por um professor de física, foram selecionadas duas turmas da escola de ensino médio de Pacoti-CE: uma de 2ª série, tendo um aluno com deficiência visual e outra de 3ª série. Algumas práticas foram realizadas apenas com o deficiente visual. Utilizando-se de uma metodologia de pesquisa-ação, qualitativa, exploratória, para a construção e análise dos dispositivos que foram aplicados aos alunos. Com os resultados obtidos por meio dos questionários e avaliações, verificou-se que os objetivos destacados para cada assunto da física estudado, foram alcançados, valendo ressaltar que os alunos (deficiente visual e videntes) descreveram que essa metodologia torna as aulas mais interessantes e fáceis de entender. Com base nos materias que foram desenvolvidos e aplicados aos estudantes, possibilitou a criação de um manual com as ideias formadas. Por fim, considera-se que as as práticas pedagógicas, devem serem sempre analisadas e modificadas conforme as necessidades, para que o processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento do estudante com deficiência visual tenha sucesso.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1221110.36661/2595-4520.2021v4i6.12211Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 353-3732595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12211/8215Copyright (c) 2021 Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso, Gilberto Dantas Saraiva, Antônio Joel Ramiro, Pedro Arly de Abreu Paulahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaula, Pedro Arly de AbreuSaraiva, Gilberto DantasRamiro de Castro, Antônio JoelVeloso, Maria Sônia Silva de Oliveira2021-10-09T06:00:08Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12211Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:08Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Inclusão no Ensino da Física: Uma forma didática para o sucesso do aluno com deficiência visual |
title |
A Inclusão no Ensino da Física: Uma forma didática para o sucesso do aluno com deficiência visual |
spellingShingle |
A Inclusão no Ensino da Física: Uma forma didática para o sucesso do aluno com deficiência visual Paula, Pedro Arly de Abreu |
title_short |
A Inclusão no Ensino da Física: Uma forma didática para o sucesso do aluno com deficiência visual |
title_full |
A Inclusão no Ensino da Física: Uma forma didática para o sucesso do aluno com deficiência visual |
title_fullStr |
A Inclusão no Ensino da Física: Uma forma didática para o sucesso do aluno com deficiência visual |
title_full_unstemmed |
A Inclusão no Ensino da Física: Uma forma didática para o sucesso do aluno com deficiência visual |
title_sort |
A Inclusão no Ensino da Física: Uma forma didática para o sucesso do aluno com deficiência visual |
author |
Paula, Pedro Arly de Abreu |
author_facet |
Paula, Pedro Arly de Abreu Saraiva, Gilberto Dantas Ramiro de Castro, Antônio Joel Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Saraiva, Gilberto Dantas Ramiro de Castro, Antônio Joel Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Pedro Arly de Abreu Saraiva, Gilberto Dantas Ramiro de Castro, Antônio Joel Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira |
description |
A pesquisa tem como objetivo de apresentar práticas pedagógicas metodológicas para a inclusão no ensino da física da educação básica. Possibilitando reflexões para o desenvolvimento da inclusão do aluno com deficiência visual. A partir de levantamentos dos estudos vivenciados na escola por um professor de física, foram selecionadas duas turmas da escola de ensino médio de Pacoti-CE: uma de 2ª série, tendo um aluno com deficiência visual e outra de 3ª série. Algumas práticas foram realizadas apenas com o deficiente visual. Utilizando-se de uma metodologia de pesquisa-ação, qualitativa, exploratória, para a construção e análise dos dispositivos que foram aplicados aos alunos. Com os resultados obtidos por meio dos questionários e avaliações, verificou-se que os objetivos destacados para cada assunto da física estudado, foram alcançados, valendo ressaltar que os alunos (deficiente visual e videntes) descreveram que essa metodologia torna as aulas mais interessantes e fáceis de entender. Com base nos materias que foram desenvolvidos e aplicados aos estudantes, possibilitou a criação de um manual com as ideias formadas. Por fim, considera-se que as as práticas pedagógicas, devem serem sempre analisadas e modificadas conforme as necessidades, para que o processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento do estudante com deficiência visual tenha sucesso. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12211 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12211 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12211 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12211/8215 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 353-373 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613285933056 |