Célula e Inclusão Escolar: Propostas Didáticas para alunos com Deficiência Visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Edilaine Morais
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Messeder, Jorge Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11255
Resumo: A citologia é um conteúdo dentre os mais abstratos da biologia. A referência a micrografias e fotografias é recorrente no ensino deste conteúdo. Vislumbrando o processo de inclusão de alunos deficientes visuais, este trabalho traz propostas de atividades que promovam o ensino de citologia de uma forma diferenciada, com a utilização de uma modelo celular didático artesanal e aulas dialogadas. Neste trabalho são propostas quatro atividades que envolvem o ensino de citologia direta ou indiretamente. O potencial destas atividades para promover a inclusão se fundamenta no modelo utilizado, que tem estímulo tátil/visual e nas características específicas que ele possui. Destacamos aqui a preocupação com o ensino de ciências no cenário inclusivo, especialmente nos conteúdo mais abstratos, que demandam uma combinação de recursos para que promova não só a inclusão, mas que facilite o aprendizado de todos os alunos.
id UFFS-2_e0378b7f9d79fb4bf5328aefe39daf9a
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11255
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Célula e Inclusão Escolar: Propostas Didáticas para alunos com Deficiência VisualA citologia é um conteúdo dentre os mais abstratos da biologia. A referência a micrografias e fotografias é recorrente no ensino deste conteúdo. Vislumbrando o processo de inclusão de alunos deficientes visuais, este trabalho traz propostas de atividades que promovam o ensino de citologia de uma forma diferenciada, com a utilização de uma modelo celular didático artesanal e aulas dialogadas. Neste trabalho são propostas quatro atividades que envolvem o ensino de citologia direta ou indiretamente. O potencial destas atividades para promover a inclusão se fundamenta no modelo utilizado, que tem estímulo tátil/visual e nas características específicas que ele possui. Destacamos aqui a preocupação com o ensino de ciências no cenário inclusivo, especialmente nos conteúdo mais abstratos, que demandam uma combinação de recursos para que promova não só a inclusão, mas que facilite o aprendizado de todos os alunos.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1125510.36661/2595-4520.2020v3i1.11255Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 376-3932595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11255/7394Copyright (c) 2020 Jorge Cardoso Messederhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Edilaine MoraisMesseder, Jorge Cardoso2021-07-13T05:24:06Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11255Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:24:06Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Célula e Inclusão Escolar: Propostas Didáticas para alunos com Deficiência Visual
title Célula e Inclusão Escolar: Propostas Didáticas para alunos com Deficiência Visual
spellingShingle Célula e Inclusão Escolar: Propostas Didáticas para alunos com Deficiência Visual
de Souza, Edilaine Morais
title_short Célula e Inclusão Escolar: Propostas Didáticas para alunos com Deficiência Visual
title_full Célula e Inclusão Escolar: Propostas Didáticas para alunos com Deficiência Visual
title_fullStr Célula e Inclusão Escolar: Propostas Didáticas para alunos com Deficiência Visual
title_full_unstemmed Célula e Inclusão Escolar: Propostas Didáticas para alunos com Deficiência Visual
title_sort Célula e Inclusão Escolar: Propostas Didáticas para alunos com Deficiência Visual
author de Souza, Edilaine Morais
author_facet de Souza, Edilaine Morais
Messeder, Jorge Cardoso
author_role author
author2 Messeder, Jorge Cardoso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Edilaine Morais
Messeder, Jorge Cardoso
description A citologia é um conteúdo dentre os mais abstratos da biologia. A referência a micrografias e fotografias é recorrente no ensino deste conteúdo. Vislumbrando o processo de inclusão de alunos deficientes visuais, este trabalho traz propostas de atividades que promovam o ensino de citologia de uma forma diferenciada, com a utilização de uma modelo celular didático artesanal e aulas dialogadas. Neste trabalho são propostas quatro atividades que envolvem o ensino de citologia direta ou indiretamente. O potencial destas atividades para promover a inclusão se fundamenta no modelo utilizado, que tem estímulo tátil/visual e nas características específicas que ele possui. Destacamos aqui a preocupação com o ensino de ciências no cenário inclusivo, especialmente nos conteúdo mais abstratos, que demandam uma combinação de recursos para que promova não só a inclusão, mas que facilite o aprendizado de todos os alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11255
10.36661/2595-4520.2020v3i1.11255
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11255
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i1.11255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11255/7394
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Jorge Cardoso Messeder
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Jorge Cardoso Messeder
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 376-393
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612401983488