Adequações curriculares para alunos com autismo: o que é? Como fazer?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, Henrique Arnoldo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12079
Resumo: O presente relato apresenta algumas Adequações Curriculares – AC, efetuadas pelo autor como professor de Matemática em uma sala de recursos para Atendimento Educacional Especializado – AEE, entre maio a dezembro de 2019, para estudantes autistas. Baseando-se no pressuposto de que não é de qualquer forma que se promove uma AC, alguns momentos pedagógicos em sala de aula foram investigados. Constatou-se que a cada instante, novas AC são reinventadas, estando relacionadas a diferentes autismos. As experiências relatadas apontam o uso de recursos visuais como alternativa para compreensão dos conteúdos matemáticos, tanto por autistas como por neurotípicos. As informações obtidas apontam a necessidade de uma pedagogia visual voltada para o ensino da Matemática, e elencam uma lista de estratégias, provisórias, nunca acabadas ou definitivas, mas que se mostraram positivas para o avanço de aprendizagem destes alunos e que podem ser empregadas por diferentes profissionais da Educação para o ensino e a aprendizagem de estudantes autistas.
id UFFS-2_6fb98414cccda4e7073737d5cc8cba5e
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12079
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Adequações curriculares para alunos com autismo: o que é? Como fazer?O presente relato apresenta algumas Adequações Curriculares – AC, efetuadas pelo autor como professor de Matemática em uma sala de recursos para Atendimento Educacional Especializado – AEE, entre maio a dezembro de 2019, para estudantes autistas. Baseando-se no pressuposto de que não é de qualquer forma que se promove uma AC, alguns momentos pedagógicos em sala de aula foram investigados. Constatou-se que a cada instante, novas AC são reinventadas, estando relacionadas a diferentes autismos. As experiências relatadas apontam o uso de recursos visuais como alternativa para compreensão dos conteúdos matemáticos, tanto por autistas como por neurotípicos. As informações obtidas apontam a necessidade de uma pedagogia visual voltada para o ensino da Matemática, e elencam uma lista de estratégias, provisórias, nunca acabadas ou definitivas, mas que se mostraram positivas para o avanço de aprendizagem destes alunos e que podem ser empregadas por diferentes profissionais da Educação para o ensino e a aprendizagem de estudantes autistas.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1207910.36661/2595-4520.2021v4i2.12079Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 122-1342595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12079/7763Copyright (c) 2021 Henrique Arnoldo Juniorhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Henrique Arnoldo2021-07-13T05:21:33Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12079Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:33Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Adequações curriculares para alunos com autismo: o que é? Como fazer?
title Adequações curriculares para alunos com autismo: o que é? Como fazer?
spellingShingle Adequações curriculares para alunos com autismo: o que é? Como fazer?
Junior, Henrique Arnoldo
title_short Adequações curriculares para alunos com autismo: o que é? Como fazer?
title_full Adequações curriculares para alunos com autismo: o que é? Como fazer?
title_fullStr Adequações curriculares para alunos com autismo: o que é? Como fazer?
title_full_unstemmed Adequações curriculares para alunos com autismo: o que é? Como fazer?
title_sort Adequações curriculares para alunos com autismo: o que é? Como fazer?
author Junior, Henrique Arnoldo
author_facet Junior, Henrique Arnoldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junior, Henrique Arnoldo
description O presente relato apresenta algumas Adequações Curriculares – AC, efetuadas pelo autor como professor de Matemática em uma sala de recursos para Atendimento Educacional Especializado – AEE, entre maio a dezembro de 2019, para estudantes autistas. Baseando-se no pressuposto de que não é de qualquer forma que se promove uma AC, alguns momentos pedagógicos em sala de aula foram investigados. Constatou-se que a cada instante, novas AC são reinventadas, estando relacionadas a diferentes autismos. As experiências relatadas apontam o uso de recursos visuais como alternativa para compreensão dos conteúdos matemáticos, tanto por autistas como por neurotípicos. As informações obtidas apontam a necessidade de uma pedagogia visual voltada para o ensino da Matemática, e elencam uma lista de estratégias, provisórias, nunca acabadas ou definitivas, mas que se mostraram positivas para o avanço de aprendizagem destes alunos e que podem ser empregadas por diferentes profissionais da Educação para o ensino e a aprendizagem de estudantes autistas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12079
10.36661/2595-4520.2021v4i2.12079
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12079
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12079/7763
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Henrique Arnoldo Junior
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Henrique Arnoldo Junior
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 122-134
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613186318336