Avaliação da aprendizagem em processo para nortear adequações curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bachiega, Amanda Garcia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154575
Resumo: No contexto educacional brasileiro as políticas públicas têm buscado direcionar a escola no sentido de torná-la inclusiva. Embora essas políticas ainda tenham um longo caminho a percorrer para garantir o acesso à educação à totalidade da população, o cenário educacional já vêm apresentando turmas muito mais heterogêneas. Nessa perspectiva, surge a questão de pesquisa: como o professor pode atender à diversidade de sua sala de aula e possibilitar a aprendizagem dos seus alunos considerando suas diferenças? A hipótese é que a mudança na perspectiva metodológica substitua práticas excludentes por uma que permita a participação dos alunos com Deficiência Intelectual (DI) e, traga avanços não apenas em seu rendimento escolar, mas no rendimento de todos os alunos. Dessa forma, o objetivo geral foi analisar o uso de adequações curriculares na aprendizagem de matemática dos alunos com deficiência intelectual, a partir dos resultados da avaliação externa a Avaliação da Aprendizagem em Processo, nas turmas de 6º à 9º ano do ensino fundamental. Enquanto que os objetivos específicos foram: verificar se com o uso de Adequação Curricular haveria avanços na aprendizagem dos alunos com DI; a partir da experiência realizada elaborar um material didático pedagógico para o professor de Educação Básica contendo orientações e direcionamentos sobre o uso da aprendizagem cooperativa. Essa metodologia é um conjunto de técnicas para organizar o trabalho, que tem se mostrado eficaz na diversidade da sala de aula. Assim após a intervenção, foi possível constatar por meio da coleta de dados, que apesar dos avanços obtidos não só no desempenho acadêmico dos alunos com deficiência intelectual, mas também os demais alunos da sala foram beneficiados com a metodologia aplicada, contatou-se a necessidade de Adequação Curricular para o êxito do aluno com DI e as dificuldades enfrentadas pelos professores dadas as lacunas na sua formação inicial e continuada. Consideramos, portanto, a necessidade de apontar através de um site exemplos de adequações curriculares para que possa ser de fácil acesso aos professores beneficiando a aprendizagem do ensino de matemática aos alunos com DI.
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A hipótese é que a mudança na perspectiva metodológica substitua práticas excludentes por uma que permita a participação dos alunos com Deficiência Intelectual (DI) e, traga avanços não apenas em seu rendimento escolar, mas no rendimento de todos os alunos. Dessa forma, o objetivo geral foi analisar o uso de adequações curriculares na aprendizagem de matemática dos alunos com deficiência intelectual, a partir dos resultados da avaliação externa a Avaliação da Aprendizagem em Processo, nas turmas de 6º à 9º ano do ensino fundamental. Enquanto que os objetivos específicos foram: verificar se com o uso de Adequação Curricular haveria avanços na aprendizagem dos alunos com DI; a partir da experiência realizada elaborar um material didático pedagógico para o professor de Educação Básica contendo orientações e direcionamentos sobre o uso da aprendizagem cooperativa. Essa metodologia é um conjunto de técnicas para organizar o trabalho, que tem se mostrado eficaz na diversidade da sala de aula. Assim após a intervenção, foi possível constatar por meio da coleta de dados, que apesar dos avanços obtidos não só no desempenho acadêmico dos alunos com deficiência intelectual, mas também os demais alunos da sala foram beneficiados com a metodologia aplicada, contatou-se a necessidade de Adequação Curricular para o êxito do aluno com DI e as dificuldades enfrentadas pelos professores dadas as lacunas na sua formação inicial e continuada. Consideramos, portanto, a necessidade de apontar através de um site exemplos de adequações curriculares para que possa ser de fácil acesso aos professores beneficiando a aprendizagem do ensino de matemática aos alunos com DI.In the Brazilian educational context public policies have sought to direct the school in the sense of making it inclusive. Although these policies still have a long way to go to guarantee access to education for the entire population, the educational scenario has been presenting classes that are much more heterogeneous. From this perspective, the research question arises: how can the teacher attend to the diversity of his classroom and enable the learning of his students considering their differences? The hypothesis is that the change in the methodological perspective should replace practices that are exclusive to one that allows the participation of students with Intellectual Disability (DI) and bring advances not only in their academic performance but in the income of all students. Thus, the general objective was to analyze the use of curricular adaptations in the mathematics learning of students with intellectual disabilities, based on the results of the external evaluation of the Assessment of Process Learning in the 6º to 9º grade elementary school classes. While the specific objectives were: to verify if with the use of Curricular Adequacy there would be advances in the learning of students with ID; from the experience carried out elaborate a pedagogical didactic material for the teacher of Basic Education containing orientations and directions on the use of cooperative learning. This methodology is a set of techniques to organize the work, which has proved effective in the diversity of the classroom. Thus, after the intervention, it was possible to verify through data collection that despite the advances obtained not only in the academic performance of students with intellectual disabilities, but also the other students in the room benefited from the applied methodology, the need was of Curricular Adequacy for the success of the student with ID and the difficulties faced by the teachers given the gaps in their initial and continued formation. We consider, therefore, the need to point out through a website examples of curricular adaptations so that it can be easily accessible to teachers benefiting the teaching of mathematics teaching to students with ID.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bachiega, Amanda Garcia2018-07-24T12:15:35Z2018-07-24T12:15:35Z2018-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15457500090620133004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-30T06:13:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154575Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:06:33.403821Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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