A metodologia Dicumba e o Aprender pela Pesquisa Centrada no Aluno no Ensino de Química: narrativas discentes na Educação Básica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11774 |
Resumo: | Neste artigo objetiva-se, por meio das especificidades e das implicações das narrativas de sujeitos da Educação Básica, apresentar a metodologia Dicumba, bem como refletir sobre as suas potencialidades no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem e no aperfeiçoamento da prática docente à luz dos saberes intradisciplinares. A pesquisa-ação de cunho qualitativo foi desenvolvida por meio de 8 passos, enfatizando a participação de 1 professor de química e de 23 alunos do segundo ano do Ensino Médio, no ano de 2019. Para a análise dos dados, além da descrição dos achados no diário de bordo por meio da observação participante, utilizou-se a leitura e a interpretação dos trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos, bem como a aplicação de um questionário estruturado disponibilizado eletronicamente. Ao término, foi possível averiguar que os alunos apresentam interesse em estudar química com ênfase na Dicumba, o que lhes possibilita a construção e a ressignificação de conhecimentos científicos a partir de um tema de pesquisa. Por fim, destaca-se que os sujeitos apontam que os temas de pesquisa emergem do interesse (82,6%), da curiosidade (69,9%) e do querer entender melhor (52,2%), os quais se encontram, majoritariamente, relacionados à ciência (65,2%), à saúde (52,2%) e à sociedade (39,1%). |
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A metodologia Dicumba e o Aprender pela Pesquisa Centrada no Aluno no Ensino de Química: narrativas discentes na Educação BásicaNeste artigo objetiva-se, por meio das especificidades e das implicações das narrativas de sujeitos da Educação Básica, apresentar a metodologia Dicumba, bem como refletir sobre as suas potencialidades no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem e no aperfeiçoamento da prática docente à luz dos saberes intradisciplinares. A pesquisa-ação de cunho qualitativo foi desenvolvida por meio de 8 passos, enfatizando a participação de 1 professor de química e de 23 alunos do segundo ano do Ensino Médio, no ano de 2019. Para a análise dos dados, além da descrição dos achados no diário de bordo por meio da observação participante, utilizou-se a leitura e a interpretação dos trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos, bem como a aplicação de um questionário estruturado disponibilizado eletronicamente. Ao término, foi possível averiguar que os alunos apresentam interesse em estudar química com ênfase na Dicumba, o que lhes possibilita a construção e a ressignificação de conhecimentos científicos a partir de um tema de pesquisa. Por fim, destaca-se que os sujeitos apontam que os temas de pesquisa emergem do interesse (82,6%), da curiosidade (69,9%) e do querer entender melhor (52,2%), os quais se encontram, majoritariamente, relacionados à ciência (65,2%), à saúde (52,2%) e à sociedade (39,1%).Universidade Federal da Fronteira Sul2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1177410.36661/2595-4520.2020v3i3.11774Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 3 (2020): Edição Especial: A Pesquisa como Princípio Pedagógico; 3-242595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11774/7515Copyright (c) 2020 Everton Bedin, José Claudio Del Pinohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBedin, EvertonDel Pino, José Claudio2021-07-13T05:23:17Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11774Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:17Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
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