A metodologia Dicumba e o Aprender pela Pesquisa Centrada no Aluno no Ensino de Química: narrativas discentes na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bedin, Everton
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Del Pino, José Claudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11774
Resumo: Neste artigo objetiva-se, por meio das especificidades e das implicações das narrativas de sujeitos da Educação Básica, apresentar a metodologia Dicumba, bem como refletir sobre as suas potencialidades no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem e no aperfeiçoamento da prática docente à luz dos saberes intradisciplinares. A pesquisa-ação de cunho qualitativo foi desenvolvida por meio de 8 passos, enfatizando a participação de 1 professor de química e de 23 alunos do segundo ano do Ensino Médio, no ano de 2019. Para a análise dos dados, além da descrição dos achados no diário de bordo por meio da observação participante, utilizou-se a leitura e a interpretação dos trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos, bem como a aplicação de um questionário estruturado disponibilizado eletronicamente. Ao término, foi possível averiguar que os alunos apresentam interesse em estudar química com ênfase na Dicumba, o que lhes possibilita a construção e a ressignificação de conhecimentos científicos a partir de um tema de pesquisa.  Por fim, destaca-se que os sujeitos apontam que os temas de pesquisa emergem do interesse (82,6%), da curiosidade (69,9%) e do querer entender melhor (52,2%), os quais se encontram, majoritariamente, relacionados à ciência (65,2%), à saúde (52,2%) e à sociedade (39,1%).
id UFFS-2_730b9869e75da3eac2b5a479560faac5
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11774
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling A metodologia Dicumba e o Aprender pela Pesquisa Centrada no Aluno no Ensino de Química: narrativas discentes na Educação BásicaNeste artigo objetiva-se, por meio das especificidades e das implicações das narrativas de sujeitos da Educação Básica, apresentar a metodologia Dicumba, bem como refletir sobre as suas potencialidades no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem e no aperfeiçoamento da prática docente à luz dos saberes intradisciplinares. A pesquisa-ação de cunho qualitativo foi desenvolvida por meio de 8 passos, enfatizando a participação de 1 professor de química e de 23 alunos do segundo ano do Ensino Médio, no ano de 2019. Para a análise dos dados, além da descrição dos achados no diário de bordo por meio da observação participante, utilizou-se a leitura e a interpretação dos trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos, bem como a aplicação de um questionário estruturado disponibilizado eletronicamente. Ao término, foi possível averiguar que os alunos apresentam interesse em estudar química com ênfase na Dicumba, o que lhes possibilita a construção e a ressignificação de conhecimentos científicos a partir de um tema de pesquisa.  Por fim, destaca-se que os sujeitos apontam que os temas de pesquisa emergem do interesse (82,6%), da curiosidade (69,9%) e do querer entender melhor (52,2%), os quais se encontram, majoritariamente, relacionados à ciência (65,2%), à saúde (52,2%) e à sociedade (39,1%).Universidade Federal da Fronteira Sul2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1177410.36661/2595-4520.2020v3i3.11774Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 3 (2020): Edição Especial: A Pesquisa como Princípio Pedagógico; 3-242595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11774/7515Copyright (c) 2020 Everton Bedin, José Claudio Del Pinohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBedin, EvertonDel Pino, José Claudio2021-07-13T05:23:17Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11774Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:17Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A metodologia Dicumba e o Aprender pela Pesquisa Centrada no Aluno no Ensino de Química: narrativas discentes na Educação Básica
title A metodologia Dicumba e o Aprender pela Pesquisa Centrada no Aluno no Ensino de Química: narrativas discentes na Educação Básica
spellingShingle A metodologia Dicumba e o Aprender pela Pesquisa Centrada no Aluno no Ensino de Química: narrativas discentes na Educação Básica
Bedin, Everton
title_short A metodologia Dicumba e o Aprender pela Pesquisa Centrada no Aluno no Ensino de Química: narrativas discentes na Educação Básica
title_full A metodologia Dicumba e o Aprender pela Pesquisa Centrada no Aluno no Ensino de Química: narrativas discentes na Educação Básica
title_fullStr A metodologia Dicumba e o Aprender pela Pesquisa Centrada no Aluno no Ensino de Química: narrativas discentes na Educação Básica
title_full_unstemmed A metodologia Dicumba e o Aprender pela Pesquisa Centrada no Aluno no Ensino de Química: narrativas discentes na Educação Básica
title_sort A metodologia Dicumba e o Aprender pela Pesquisa Centrada no Aluno no Ensino de Química: narrativas discentes na Educação Básica
author Bedin, Everton
author_facet Bedin, Everton
Del Pino, José Claudio
author_role author
author2 Del Pino, José Claudio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bedin, Everton
Del Pino, José Claudio
description Neste artigo objetiva-se, por meio das especificidades e das implicações das narrativas de sujeitos da Educação Básica, apresentar a metodologia Dicumba, bem como refletir sobre as suas potencialidades no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem e no aperfeiçoamento da prática docente à luz dos saberes intradisciplinares. A pesquisa-ação de cunho qualitativo foi desenvolvida por meio de 8 passos, enfatizando a participação de 1 professor de química e de 23 alunos do segundo ano do Ensino Médio, no ano de 2019. Para a análise dos dados, além da descrição dos achados no diário de bordo por meio da observação participante, utilizou-se a leitura e a interpretação dos trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos, bem como a aplicação de um questionário estruturado disponibilizado eletronicamente. Ao término, foi possível averiguar que os alunos apresentam interesse em estudar química com ênfase na Dicumba, o que lhes possibilita a construção e a ressignificação de conhecimentos científicos a partir de um tema de pesquisa.  Por fim, destaca-se que os sujeitos apontam que os temas de pesquisa emergem do interesse (82,6%), da curiosidade (69,9%) e do querer entender melhor (52,2%), os quais se encontram, majoritariamente, relacionados à ciência (65,2%), à saúde (52,2%) e à sociedade (39,1%).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11774
10.36661/2595-4520.2020v3i3.11774
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11774
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i3.11774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11774/7515
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Everton Bedin, José Claudio Del Pino
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Everton Bedin, José Claudio Del Pino
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 3 (2020): Edição Especial: A Pesquisa como Princípio Pedagógico; 3-24
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612795199488