Contextualização no ensino de química com pesquisa discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Henrique Bastos de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22113
Resumo: O cenário encontrado no ensino de química na escola se apresenta como um desafio atualmente, visto o crescente desinteresse e desmotivação acerca da disciplina por parte dos alunos. Isso acontece por ser uma matéria considerada difícil e abstrata, assim os alunos costumam desenvolver ideias preconcebidas, acreditando que a química esteja somente em contas, nomenclaturas e laboratórios. Por essa razão, deve-se buscar estratégias de ensino que despertem o interesse e a disposição de aprender dos alunos. Um método que pode ser utilizado é a contextualização de determinado conteúdo com uma situação que esteja presente em seu cotidiano. Essa abordagem se encaixa na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, uma teoria que leva em consideração o educando e ressalta o papel dos docentes na criação de situações que favoreçam a aprendizagem. Visto isso, o presente trabalho expõe o desenvolvimento e a aplicação de um projeto para duas turmas de 2ª série do ensino médio, no qual foi solicitada uma pesquisa discente que teve por objetivo possibilitar que os educandos criassem uma visão contextualizada dá química a partir de tema do seu cotidiano. Identificou-se, com a aplicação do projeto, uma dificuldade por parte dos educandos na elaboração de uma contextualização mais profunda a respeito dos temas abordados. Possivelmente isso se faz presente devido à manutenção de um ensino em sua maioria desconexo com o cotidiano. Por fim, a partir da observação dos resultados, foi possível perceber que a aproximação da disciplina de química com a realidade dos alunos gerou um maior interesse durante as aulas e mudança de postura em relação à matéria durante a continuidade do ano letivo
id UFF-2_6f3b5c4c59840711ac27e8ab1112f1ea
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22113
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Contextualização no ensino de química com pesquisa discenteContextualizaçãoEnsino de químicaPesquisa discenteEnsino de químicaPensamento críticoPesquisa conscientizadoraAprendizagem significativaChemistry teachingContextualizationStudent researchO cenário encontrado no ensino de química na escola se apresenta como um desafio atualmente, visto o crescente desinteresse e desmotivação acerca da disciplina por parte dos alunos. Isso acontece por ser uma matéria considerada difícil e abstrata, assim os alunos costumam desenvolver ideias preconcebidas, acreditando que a química esteja somente em contas, nomenclaturas e laboratórios. Por essa razão, deve-se buscar estratégias de ensino que despertem o interesse e a disposição de aprender dos alunos. Um método que pode ser utilizado é a contextualização de determinado conteúdo com uma situação que esteja presente em seu cotidiano. Essa abordagem se encaixa na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, uma teoria que leva em consideração o educando e ressalta o papel dos docentes na criação de situações que favoreçam a aprendizagem. Visto isso, o presente trabalho expõe o desenvolvimento e a aplicação de um projeto para duas turmas de 2ª série do ensino médio, no qual foi solicitada uma pesquisa discente que teve por objetivo possibilitar que os educandos criassem uma visão contextualizada dá química a partir de tema do seu cotidiano. Identificou-se, com a aplicação do projeto, uma dificuldade por parte dos educandos na elaboração de uma contextualização mais profunda a respeito dos temas abordados. Possivelmente isso se faz presente devido à manutenção de um ensino em sua maioria desconexo com o cotidiano. Por fim, a partir da observação dos resultados, foi possível perceber que a aproximação da disciplina de química com a realidade dos alunos gerou um maior interesse durante as aulas e mudança de postura em relação à matéria durante a continuidade do ano letivoThe scenario found in the teaching of chemistry at school presents itself as a challenge today, given the growing lack of interest and lack of motivation about the discipline on the part of the students. This happens because it is considered a difficult and abstract subject, so students tend to develop preconceived ideas and believe that chemistry is only in accounts, nomenclatures and laboratories. For this reason, teaching strategies should be sought that arouse the interest and willingness to learn from students. One method that can be used is to contextualize certain content with a situation that is present in your daily life. This approach fits into David Ausubel's theory of meaningful learning, this theory takes the student into account and highlights the role of teachers in creating situations that favor learning. In view of this, the present work exposes the development and application of a project for two classes of 2nd grade of high school, in which it will require a student research and will enable students to create a contextualized view of chemistry based on their everyday theme. It was identified, with the application of the project, a difficulty on the part of the students in the elaboration of a more profound contextualization about the approached themes, this is present due to a teaching mostly disconnected from the daily life. Finally, from the observation of the results, it was possible to notice that the approximation of the discipline of chemistry to the reality of the students generated greater interest during the class and a change in attitude towards the subject during the continuity of the school yearChinelli, Maura VenturaBorges, Márcia NarcizoSilva, Júlio César Martins daSousa, Henrique Bastos de2021-05-19T16:47:09Z2021-05-19T16:47:09Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSousa, Henrique Bastos de. Contextualização no ensino de química com pesquisa discente. 2020. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22113http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-04T17:04:26Zoai:app.uff.br:1/22113Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-04T17:04:26Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Contextualização no ensino de química com pesquisa discente
title Contextualização no ensino de química com pesquisa discente
spellingShingle Contextualização no ensino de química com pesquisa discente
Sousa, Henrique Bastos de
Contextualização
Ensino de química
Pesquisa discente
Ensino de química
Pensamento crítico
Pesquisa conscientizadora
Aprendizagem significativa
Chemistry teaching
Contextualization
Student research
title_short Contextualização no ensino de química com pesquisa discente
title_full Contextualização no ensino de química com pesquisa discente
title_fullStr Contextualização no ensino de química com pesquisa discente
title_full_unstemmed Contextualização no ensino de química com pesquisa discente
title_sort Contextualização no ensino de química com pesquisa discente
author Sousa, Henrique Bastos de
author_facet Sousa, Henrique Bastos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chinelli, Maura Ventura
Borges, Márcia Narcizo
Silva, Júlio César Martins da
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Henrique Bastos de
dc.subject.por.fl_str_mv Contextualização
Ensino de química
Pesquisa discente
Ensino de química
Pensamento crítico
Pesquisa conscientizadora
Aprendizagem significativa
Chemistry teaching
Contextualization
Student research
topic Contextualização
Ensino de química
Pesquisa discente
Ensino de química
Pensamento crítico
Pesquisa conscientizadora
Aprendizagem significativa
Chemistry teaching
Contextualization
Student research
description O cenário encontrado no ensino de química na escola se apresenta como um desafio atualmente, visto o crescente desinteresse e desmotivação acerca da disciplina por parte dos alunos. Isso acontece por ser uma matéria considerada difícil e abstrata, assim os alunos costumam desenvolver ideias preconcebidas, acreditando que a química esteja somente em contas, nomenclaturas e laboratórios. Por essa razão, deve-se buscar estratégias de ensino que despertem o interesse e a disposição de aprender dos alunos. Um método que pode ser utilizado é a contextualização de determinado conteúdo com uma situação que esteja presente em seu cotidiano. Essa abordagem se encaixa na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, uma teoria que leva em consideração o educando e ressalta o papel dos docentes na criação de situações que favoreçam a aprendizagem. Visto isso, o presente trabalho expõe o desenvolvimento e a aplicação de um projeto para duas turmas de 2ª série do ensino médio, no qual foi solicitada uma pesquisa discente que teve por objetivo possibilitar que os educandos criassem uma visão contextualizada dá química a partir de tema do seu cotidiano. Identificou-se, com a aplicação do projeto, uma dificuldade por parte dos educandos na elaboração de uma contextualização mais profunda a respeito dos temas abordados. Possivelmente isso se faz presente devido à manutenção de um ensino em sua maioria desconexo com o cotidiano. Por fim, a partir da observação dos resultados, foi possível perceber que a aproximação da disciplina de química com a realidade dos alunos gerou um maior interesse durante as aulas e mudança de postura em relação à matéria durante a continuidade do ano letivo
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-05-19T16:47:09Z
2021-05-19T16:47:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Sousa, Henrique Bastos de. Contextualização no ensino de química com pesquisa discente. 2020. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22113
identifier_str_mv Sousa, Henrique Bastos de. Contextualização no ensino de química com pesquisa discente. 2020. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838685807247360