Compreensão e utilização de textos de divulgação científica por professores de Química das escolas públicas da região de Blumenau/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krazewsky, Raisa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Richetti, Graziela Piccoli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12098
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar o entendimento dos professores entrevistados sobre a utilização de textos de divulgação científica nas aulas de Química, bem como identificar se e como ocorre o uso desses textos em sala de aula. O trabalho justifica-se pela necessidade de formar estudantes alfabetizados cientificamente, capazes de olhar o mundo criticamente e provocar-lhe mudanças com posicionamentos fundamentados e responsáveis, tendo como base que o domínio do conhecimento científico e a compreensão da natureza da Ciência são necessários para entender como os conhecimentos científicos implicam nas diversas esferas da sociedade. Para isso, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com professores de Química atuantes na rede pública da região de Blumenau/SC, cujas respostas foram categorizadas e submetidas à Análise de Conteúdo. Verificou-se que os textos estão em sala de aula, mas não são amplamente explorados, indicando uma necessidade de complementar a formação dos docentes.  
id UFFS-2_735b504519eb750c478396b19e9275d0
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12098
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Compreensão e utilização de textos de divulgação científica por professores de Química das escolas públicas da região de Blumenau/SCA presente pesquisa teve como objetivo investigar o entendimento dos professores entrevistados sobre a utilização de textos de divulgação científica nas aulas de Química, bem como identificar se e como ocorre o uso desses textos em sala de aula. O trabalho justifica-se pela necessidade de formar estudantes alfabetizados cientificamente, capazes de olhar o mundo criticamente e provocar-lhe mudanças com posicionamentos fundamentados e responsáveis, tendo como base que o domínio do conhecimento científico e a compreensão da natureza da Ciência são necessários para entender como os conhecimentos científicos implicam nas diversas esferas da sociedade. Para isso, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com professores de Química atuantes na rede pública da região de Blumenau/SC, cujas respostas foram categorizadas e submetidas à Análise de Conteúdo. Verificou-se que os textos estão em sala de aula, mas não são amplamente explorados, indicando uma necessidade de complementar a formação dos docentes.  Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1209810.36661/2595-4520.2021v4i6.12098Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 374-3942595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12098/8216Copyright (c) 2021 Raisa Krazewsky, Graziela Piccoli Richettihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKrazewsky, RaisaRichetti, Graziela Piccoli2021-10-09T06:00:11Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12098Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:11Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão e utilização de textos de divulgação científica por professores de Química das escolas públicas da região de Blumenau/SC
title Compreensão e utilização de textos de divulgação científica por professores de Química das escolas públicas da região de Blumenau/SC
spellingShingle Compreensão e utilização de textos de divulgação científica por professores de Química das escolas públicas da região de Blumenau/SC
Krazewsky, Raisa
title_short Compreensão e utilização de textos de divulgação científica por professores de Química das escolas públicas da região de Blumenau/SC
title_full Compreensão e utilização de textos de divulgação científica por professores de Química das escolas públicas da região de Blumenau/SC
title_fullStr Compreensão e utilização de textos de divulgação científica por professores de Química das escolas públicas da região de Blumenau/SC
title_full_unstemmed Compreensão e utilização de textos de divulgação científica por professores de Química das escolas públicas da região de Blumenau/SC
title_sort Compreensão e utilização de textos de divulgação científica por professores de Química das escolas públicas da região de Blumenau/SC
author Krazewsky, Raisa
author_facet Krazewsky, Raisa
Richetti, Graziela Piccoli
author_role author
author2 Richetti, Graziela Piccoli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krazewsky, Raisa
Richetti, Graziela Piccoli
description A presente pesquisa teve como objetivo investigar o entendimento dos professores entrevistados sobre a utilização de textos de divulgação científica nas aulas de Química, bem como identificar se e como ocorre o uso desses textos em sala de aula. O trabalho justifica-se pela necessidade de formar estudantes alfabetizados cientificamente, capazes de olhar o mundo criticamente e provocar-lhe mudanças com posicionamentos fundamentados e responsáveis, tendo como base que o domínio do conhecimento científico e a compreensão da natureza da Ciência são necessários para entender como os conhecimentos científicos implicam nas diversas esferas da sociedade. Para isso, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com professores de Química atuantes na rede pública da região de Blumenau/SC, cujas respostas foram categorizadas e submetidas à Análise de Conteúdo. Verificou-se que os textos estão em sala de aula, mas não são amplamente explorados, indicando uma necessidade de complementar a formação dos docentes.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12098
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12098
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12098
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12098/8216
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Raisa Krazewsky, Graziela Piccoli Richetti
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Raisa Krazewsky, Graziela Piccoli Richetti
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 374-394
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613203095552