Compreensão e utilização de textos de divulgação científica por professores de Química das escolas públicas da região de Blumenau/SC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12098 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo investigar o entendimento dos professores entrevistados sobre a utilização de textos de divulgação científica nas aulas de Química, bem como identificar se e como ocorre o uso desses textos em sala de aula. O trabalho justifica-se pela necessidade de formar estudantes alfabetizados cientificamente, capazes de olhar o mundo criticamente e provocar-lhe mudanças com posicionamentos fundamentados e responsáveis, tendo como base que o domínio do conhecimento científico e a compreensão da natureza da Ciência são necessários para entender como os conhecimentos científicos implicam nas diversas esferas da sociedade. Para isso, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com professores de Química atuantes na rede pública da região de Blumenau/SC, cujas respostas foram categorizadas e submetidas à Análise de Conteúdo. Verificou-se que os textos estão em sala de aula, mas não são amplamente explorados, indicando uma necessidade de complementar a formação dos docentes. |
id |
UFFS-2_735b504519eb750c478396b19e9275d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12098 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreensão e utilização de textos de divulgação científica por professores de Química das escolas públicas da região de Blumenau/SCA presente pesquisa teve como objetivo investigar o entendimento dos professores entrevistados sobre a utilização de textos de divulgação científica nas aulas de Química, bem como identificar se e como ocorre o uso desses textos em sala de aula. O trabalho justifica-se pela necessidade de formar estudantes alfabetizados cientificamente, capazes de olhar o mundo criticamente e provocar-lhe mudanças com posicionamentos fundamentados e responsáveis, tendo como base que o domínio do conhecimento científico e a compreensão da natureza da Ciência são necessários para entender como os conhecimentos científicos implicam nas diversas esferas da sociedade. Para isso, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com professores de Química atuantes na rede pública da região de Blumenau/SC, cujas respostas foram categorizadas e submetidas à Análise de Conteúdo. Verificou-se que os textos estão em sala de aula, mas não são amplamente explorados, indicando uma necessidade de complementar a formação dos docentes. Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1209810.36661/2595-4520.2021v4i6.12098Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 374-3942595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12098/8216Copyright (c) 2021 Raisa Krazewsky, Graziela Piccoli Richettihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKrazewsky, RaisaRichetti, Graziela Piccoli2021-10-09T06:00:11Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12098Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:11Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão e utilização de textos de divulgação científica por professores de Química das escolas públicas da região de Blumenau/SC |
title |
Compreensão e utilização de textos de divulgação científica por professores de Química das escolas públicas da região de Blumenau/SC |
spellingShingle |
Compreensão e utilização de textos de divulgação científica por professores de Química das escolas públicas da região de Blumenau/SC Krazewsky, Raisa |
title_short |
Compreensão e utilização de textos de divulgação científica por professores de Química das escolas públicas da região de Blumenau/SC |
title_full |
Compreensão e utilização de textos de divulgação científica por professores de Química das escolas públicas da região de Blumenau/SC |
title_fullStr |
Compreensão e utilização de textos de divulgação científica por professores de Química das escolas públicas da região de Blumenau/SC |
title_full_unstemmed |
Compreensão e utilização de textos de divulgação científica por professores de Química das escolas públicas da região de Blumenau/SC |
title_sort |
Compreensão e utilização de textos de divulgação científica por professores de Química das escolas públicas da região de Blumenau/SC |
author |
Krazewsky, Raisa |
author_facet |
Krazewsky, Raisa Richetti, Graziela Piccoli |
author_role |
author |
author2 |
Richetti, Graziela Piccoli |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Krazewsky, Raisa Richetti, Graziela Piccoli |
description |
A presente pesquisa teve como objetivo investigar o entendimento dos professores entrevistados sobre a utilização de textos de divulgação científica nas aulas de Química, bem como identificar se e como ocorre o uso desses textos em sala de aula. O trabalho justifica-se pela necessidade de formar estudantes alfabetizados cientificamente, capazes de olhar o mundo criticamente e provocar-lhe mudanças com posicionamentos fundamentados e responsáveis, tendo como base que o domínio do conhecimento científico e a compreensão da natureza da Ciência são necessários para entender como os conhecimentos científicos implicam nas diversas esferas da sociedade. Para isso, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com professores de Química atuantes na rede pública da região de Blumenau/SC, cujas respostas foram categorizadas e submetidas à Análise de Conteúdo. Verificou-se que os textos estão em sala de aula, mas não são amplamente explorados, indicando uma necessidade de complementar a formação dos docentes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12098 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12098 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12098 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12098/8216 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Raisa Krazewsky, Graziela Piccoli Richetti http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Raisa Krazewsky, Graziela Piccoli Richetti http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 374-394 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613203095552 |