A Leitura de Texto de Divulgação Científica no Ensino de Cinética Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zismann, Jonatan Josias
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bach, Sabrina Thais, Wenzel, Judite Scherer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10802
Resumo: A presente proposta didática contempla uma prática de leitura vivenciada numa aula de Química do Ensino Médio. Para tanto fez-se uso de texto de divulgação científica devido a sua forma de linguagem ser mais acessível aos estudantes. Apresentamos a prática da leitura em uma turma que contemplou o conteúdo de cinética química. Os alunos foram divididos em grupos para a realização da leitura, posteriormente realizou-se uma escrita por meio de respostas à perguntas e, um diálogo acerca do TDC. Os resultados apresentados indiciam que a leitura oportunizou uma apropriação da linguagem química e otimizou as relações do conteúdo químico e o cotidiano, o que qualifica os sentidos atribuídos ao aprender cinética química.
id UFFS-2_d21951b725260f1d22c87bc1ff7d54a4
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/10802
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling A Leitura de Texto de Divulgação Científica no Ensino de Cinética QuímicaA presente proposta didática contempla uma prática de leitura vivenciada numa aula de Química do Ensino Médio. Para tanto fez-se uso de texto de divulgação científica devido a sua forma de linguagem ser mais acessível aos estudantes. Apresentamos a prática da leitura em uma turma que contemplou o conteúdo de cinética química. Os alunos foram divididos em grupos para a realização da leitura, posteriormente realizou-se uma escrita por meio de respostas à perguntas e, um diálogo acerca do TDC. Os resultados apresentados indiciam que a leitura oportunizou uma apropriação da linguagem química e otimizou as relações do conteúdo químico e o cotidiano, o que qualifica os sentidos atribuídos ao aprender cinética química.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1080210.36661/2595-4520.2019v2i1.10802Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 1 (2019): Revista Insignare Scientia; 127-1372595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10802/7147Copyright (c) 2019 Jonatan Josias Zismann, Judite Scherer Wenzel, Sabrina Backhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZismann, Jonatan JosiasBach, Sabrina ThaisWenzel, Judite Scherer2021-07-13T05:27:15Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10802Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:27:15Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Leitura de Texto de Divulgação Científica no Ensino de Cinética Química
title A Leitura de Texto de Divulgação Científica no Ensino de Cinética Química
spellingShingle A Leitura de Texto de Divulgação Científica no Ensino de Cinética Química
Zismann, Jonatan Josias
title_short A Leitura de Texto de Divulgação Científica no Ensino de Cinética Química
title_full A Leitura de Texto de Divulgação Científica no Ensino de Cinética Química
title_fullStr A Leitura de Texto de Divulgação Científica no Ensino de Cinética Química
title_full_unstemmed A Leitura de Texto de Divulgação Científica no Ensino de Cinética Química
title_sort A Leitura de Texto de Divulgação Científica no Ensino de Cinética Química
author Zismann, Jonatan Josias
author_facet Zismann, Jonatan Josias
Bach, Sabrina Thais
Wenzel, Judite Scherer
author_role author
author2 Bach, Sabrina Thais
Wenzel, Judite Scherer
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zismann, Jonatan Josias
Bach, Sabrina Thais
Wenzel, Judite Scherer
description A presente proposta didática contempla uma prática de leitura vivenciada numa aula de Química do Ensino Médio. Para tanto fez-se uso de texto de divulgação científica devido a sua forma de linguagem ser mais acessível aos estudantes. Apresentamos a prática da leitura em uma turma que contemplou o conteúdo de cinética química. Os alunos foram divididos em grupos para a realização da leitura, posteriormente realizou-se uma escrita por meio de respostas à perguntas e, um diálogo acerca do TDC. Os resultados apresentados indiciam que a leitura oportunizou uma apropriação da linguagem química e otimizou as relações do conteúdo químico e o cotidiano, o que qualifica os sentidos atribuídos ao aprender cinética química.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10802
10.36661/2595-4520.2019v2i1.10802
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10802
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i1.10802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10802/7147
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Jonatan Josias Zismann, Judite Scherer Wenzel, Sabrina Back
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Jonatan Josias Zismann, Judite Scherer Wenzel, Sabrina Back
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 1 (2019): Revista Insignare Scientia; 127-137
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221611977310208