A Leitura de Texto de Divulgação Científica no Ensino de Cinética Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10802 |
Resumo: | A presente proposta didática contempla uma prática de leitura vivenciada numa aula de Química do Ensino Médio. Para tanto fez-se uso de texto de divulgação científica devido a sua forma de linguagem ser mais acessível aos estudantes. Apresentamos a prática da leitura em uma turma que contemplou o conteúdo de cinética química. Os alunos foram divididos em grupos para a realização da leitura, posteriormente realizou-se uma escrita por meio de respostas à perguntas e, um diálogo acerca do TDC. Os resultados apresentados indiciam que a leitura oportunizou uma apropriação da linguagem química e otimizou as relações do conteúdo químico e o cotidiano, o que qualifica os sentidos atribuídos ao aprender cinética química. |
id |
UFFS-2_d21951b725260f1d22c87bc1ff7d54a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/10802 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Leitura de Texto de Divulgação Científica no Ensino de Cinética QuímicaA presente proposta didática contempla uma prática de leitura vivenciada numa aula de Química do Ensino Médio. Para tanto fez-se uso de texto de divulgação científica devido a sua forma de linguagem ser mais acessível aos estudantes. Apresentamos a prática da leitura em uma turma que contemplou o conteúdo de cinética química. Os alunos foram divididos em grupos para a realização da leitura, posteriormente realizou-se uma escrita por meio de respostas à perguntas e, um diálogo acerca do TDC. Os resultados apresentados indiciam que a leitura oportunizou uma apropriação da linguagem química e otimizou as relações do conteúdo químico e o cotidiano, o que qualifica os sentidos atribuídos ao aprender cinética química.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1080210.36661/2595-4520.2019v2i1.10802Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 1 (2019): Revista Insignare Scientia; 127-1372595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10802/7147Copyright (c) 2019 Jonatan Josias Zismann, Judite Scherer Wenzel, Sabrina Backhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZismann, Jonatan JosiasBach, Sabrina ThaisWenzel, Judite Scherer2021-07-13T05:27:15Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10802Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:27:15Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Leitura de Texto de Divulgação Científica no Ensino de Cinética Química |
title |
A Leitura de Texto de Divulgação Científica no Ensino de Cinética Química |
spellingShingle |
A Leitura de Texto de Divulgação Científica no Ensino de Cinética Química Zismann, Jonatan Josias |
title_short |
A Leitura de Texto de Divulgação Científica no Ensino de Cinética Química |
title_full |
A Leitura de Texto de Divulgação Científica no Ensino de Cinética Química |
title_fullStr |
A Leitura de Texto de Divulgação Científica no Ensino de Cinética Química |
title_full_unstemmed |
A Leitura de Texto de Divulgação Científica no Ensino de Cinética Química |
title_sort |
A Leitura de Texto de Divulgação Científica no Ensino de Cinética Química |
author |
Zismann, Jonatan Josias |
author_facet |
Zismann, Jonatan Josias Bach, Sabrina Thais Wenzel, Judite Scherer |
author_role |
author |
author2 |
Bach, Sabrina Thais Wenzel, Judite Scherer |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zismann, Jonatan Josias Bach, Sabrina Thais Wenzel, Judite Scherer |
description |
A presente proposta didática contempla uma prática de leitura vivenciada numa aula de Química do Ensino Médio. Para tanto fez-se uso de texto de divulgação científica devido a sua forma de linguagem ser mais acessível aos estudantes. Apresentamos a prática da leitura em uma turma que contemplou o conteúdo de cinética química. Os alunos foram divididos em grupos para a realização da leitura, posteriormente realizou-se uma escrita por meio de respostas à perguntas e, um diálogo acerca do TDC. Os resultados apresentados indiciam que a leitura oportunizou uma apropriação da linguagem química e otimizou as relações do conteúdo químico e o cotidiano, o que qualifica os sentidos atribuídos ao aprender cinética química. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10802 10.36661/2595-4520.2019v2i1.10802 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10802 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2019v2i1.10802 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10802/7147 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Jonatan Josias Zismann, Judite Scherer Wenzel, Sabrina Back http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Jonatan Josias Zismann, Judite Scherer Wenzel, Sabrina Back http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 1 (2019): Revista Insignare Scientia; 127-137 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221611977310208 |