Os Desafios na Utilização do Laboratório de Ensino de Ciências pelos professores de Ciências da Natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso Gonçalves, Francisca Helen
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Ana Carolina Araújo da, Vilardi, Luisa Gomes de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11409
Resumo: O presente artigo tem como objetivo compreender como o laboratório de ciências de uma escola estadual do Ceará vem sendo utilizado pelos professores de Ciências da Natureza. Os sujeitos da pesquisa são os professores que atuam nesse espaço da escola e membros do núcleo gestor – diretor e coordenadores escolares, por serem os representantes da comunidade escolar junto à Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Desta forma, recorremos à metodologia de pesquisa de cunho qualitativo, para identificar os desafios na utilização do Laboratório de Ensino de Ciências. Para contemplar o objetivo foram aplicados questionários aos professores e entrevistas aos membros núcleo gestor, para a identificação de possíveis obstáculos quanto à utilização do laboratório. Pela análise dos dados coletados, constatou-se que a estrutura do Laboratório de Ensino de Ciências da escola ainda encontra-se deficiente, mas em processo de revitalização, ainda que timidamente. No entanto, observou-se também que existe a necessidade de formação continuada relacionada às atividades práticas e experimentais, tanto para sensibilização, quanto para elaboração e realização destas atividades. Destarte, este estudo foi levado a efeito na escola em que a pesquisadora trabalha como professora de Física, tornando-se de considerável interesse para o aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas.
id UFFS-2_738228989d13d7f8cea20a5c0e2f796c
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11409
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Os Desafios na Utilização do Laboratório de Ensino de Ciências pelos professores de Ciências da NaturezaO presente artigo tem como objetivo compreender como o laboratório de ciências de uma escola estadual do Ceará vem sendo utilizado pelos professores de Ciências da Natureza. Os sujeitos da pesquisa são os professores que atuam nesse espaço da escola e membros do núcleo gestor – diretor e coordenadores escolares, por serem os representantes da comunidade escolar junto à Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Desta forma, recorremos à metodologia de pesquisa de cunho qualitativo, para identificar os desafios na utilização do Laboratório de Ensino de Ciências. Para contemplar o objetivo foram aplicados questionários aos professores e entrevistas aos membros núcleo gestor, para a identificação de possíveis obstáculos quanto à utilização do laboratório. Pela análise dos dados coletados, constatou-se que a estrutura do Laboratório de Ensino de Ciências da escola ainda encontra-se deficiente, mas em processo de revitalização, ainda que timidamente. No entanto, observou-se também que existe a necessidade de formação continuada relacionada às atividades práticas e experimentais, tanto para sensibilização, quanto para elaboração e realização destas atividades. Destarte, este estudo foi levado a efeito na escola em que a pesquisadora trabalha como professora de Física, tornando-se de considerável interesse para o aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1140910.36661/2595-4520.2020v3i2.11409Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 274-2912595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11409/7482Copyright (c) 2020 Francisca Helen Cardoso Gonçalves, Ana Carolina Araújo da Silva, Luisa Gomes de Almeida Vilardihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso Gonçalves, Francisca HelenSilva, Ana Carolina Araújo daVilardi, Luisa Gomes de Almeida2021-07-13T05:23:40Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11409Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:40Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Desafios na Utilização do Laboratório de Ensino de Ciências pelos professores de Ciências da Natureza
title Os Desafios na Utilização do Laboratório de Ensino de Ciências pelos professores de Ciências da Natureza
spellingShingle Os Desafios na Utilização do Laboratório de Ensino de Ciências pelos professores de Ciências da Natureza
Cardoso Gonçalves, Francisca Helen
title_short Os Desafios na Utilização do Laboratório de Ensino de Ciências pelos professores de Ciências da Natureza
title_full Os Desafios na Utilização do Laboratório de Ensino de Ciências pelos professores de Ciências da Natureza
title_fullStr Os Desafios na Utilização do Laboratório de Ensino de Ciências pelos professores de Ciências da Natureza
title_full_unstemmed Os Desafios na Utilização do Laboratório de Ensino de Ciências pelos professores de Ciências da Natureza
title_sort Os Desafios na Utilização do Laboratório de Ensino de Ciências pelos professores de Ciências da Natureza
author Cardoso Gonçalves, Francisca Helen
author_facet Cardoso Gonçalves, Francisca Helen
Silva, Ana Carolina Araújo da
Vilardi, Luisa Gomes de Almeida
author_role author
author2 Silva, Ana Carolina Araújo da
Vilardi, Luisa Gomes de Almeida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso Gonçalves, Francisca Helen
Silva, Ana Carolina Araújo da
Vilardi, Luisa Gomes de Almeida
description O presente artigo tem como objetivo compreender como o laboratório de ciências de uma escola estadual do Ceará vem sendo utilizado pelos professores de Ciências da Natureza. Os sujeitos da pesquisa são os professores que atuam nesse espaço da escola e membros do núcleo gestor – diretor e coordenadores escolares, por serem os representantes da comunidade escolar junto à Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Desta forma, recorremos à metodologia de pesquisa de cunho qualitativo, para identificar os desafios na utilização do Laboratório de Ensino de Ciências. Para contemplar o objetivo foram aplicados questionários aos professores e entrevistas aos membros núcleo gestor, para a identificação de possíveis obstáculos quanto à utilização do laboratório. Pela análise dos dados coletados, constatou-se que a estrutura do Laboratório de Ensino de Ciências da escola ainda encontra-se deficiente, mas em processo de revitalização, ainda que timidamente. No entanto, observou-se também que existe a necessidade de formação continuada relacionada às atividades práticas e experimentais, tanto para sensibilização, quanto para elaboração e realização destas atividades. Destarte, este estudo foi levado a efeito na escola em que a pesquisadora trabalha como professora de Física, tornando-se de considerável interesse para o aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11409
10.36661/2595-4520.2020v3i2.11409
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11409
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11409/7482
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 274-291
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612446023680