Professores de ciências naturais e os desafios na inclusão do estudante surdo
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2022 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Actio (Curitiba) |
Download full: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15229 |
Summary: | A inclusão de estudantes com deficiência na educação básica é uma realidade que vem modificando a prática docente e a própria instituição escolar. Esta pesquisa objetivou investigar os desafios que os professores de Ciências Naturais possuem para a inclusão dos estudantes surdos em uma escola municipal do interior da Bahia. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada realizada com duas professoras de Naturais. Os resultados apontaram que existem lacunas formativas em relação à educação inclusiva, o que prejudica a aprendizagem do aluno surdo, visto que os docentes participantes não reconhecem o intérprete como aliado na inclusão, mas sim como único agente do processo. Ademais, os dados apontaram que um dos educadores utiliza imagens como recurso didático. Assim, o uso de recursos visuais por professores pode ajudar não só os estudantes surdos, mas outros alunos. Conclui-se que é preciso que os professores sejam formados para enfrentar os desafios que surgem na escola com o intuito de promover a inclusão. |
id |
UTFPR-13_30ed9cd179965824697eacb863bbaf66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/15229 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores de ciências naturais e os desafios na inclusão do estudante surdoNatural science teachers and the challenges on deaf students inclusionCiências BiológicasDesafios à inclusão; Formação de professores; Educação Inclusiva; Ensino de CiênciasInclusion Challenges; Teachers Training; Inclusive Education; Science TeachingA inclusão de estudantes com deficiência na educação básica é uma realidade que vem modificando a prática docente e a própria instituição escolar. Esta pesquisa objetivou investigar os desafios que os professores de Ciências Naturais possuem para a inclusão dos estudantes surdos em uma escola municipal do interior da Bahia. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada realizada com duas professoras de Naturais. Os resultados apontaram que existem lacunas formativas em relação à educação inclusiva, o que prejudica a aprendizagem do aluno surdo, visto que os docentes participantes não reconhecem o intérprete como aliado na inclusão, mas sim como único agente do processo. Ademais, os dados apontaram que um dos educadores utiliza imagens como recurso didático. Assim, o uso de recursos visuais por professores pode ajudar não só os estudantes surdos, mas outros alunos. Conclui-se que é preciso que os professores sejam formados para enfrentar os desafios que surgem na escola com o intuito de promover a inclusão.The inclusion of students with disabilities in basic education is a reality that has been modifying teaching practice and the school institution itself. This research aimed to investigate the challenges that Natural Science teachers have for the inclusion of deaf students in a municipal school in a country town of Bahia. The data collection instrument utilized was a semi-structured interview with two Natural Science teachers. The results showed that there are training gaps related to inclusive education, which impairs the learning of deaf students, since the participating teachers do not recognize the interpreter as an ally in inclusion, but as the only agent in the process. Furthermore, the data showed that one of the female educators uses images as a teaching resource. Thus, the use of visual aids by teachers can help not only deaf students, but other students as well. It is concluded that it is necessary for teachers to be trained to face the challenges that arise in the school in order to promote inclusion.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Agradecemos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo apoio financeiro e incentivo à pesquisa.Souza, Francisnaide dos SantosDias, Viviane Borges2022-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê Temáticoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1522910.3895/actio.v7n3.15229ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-21ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-212525-892310.3895/actio.v7n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15229/9190https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/15229/2578Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-19T19:24:44Zoai:periodicos.utfpr:article/15229Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-12-19T19:24:44Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores de ciências naturais e os desafios na inclusão do estudante surdo Natural science teachers and the challenges on deaf students inclusion |
title |
Professores de ciências naturais e os desafios na inclusão do estudante surdo |
spellingShingle |
Professores de ciências naturais e os desafios na inclusão do estudante surdo Souza, Francisnaide dos Santos Ciências Biológicas Desafios à inclusão; Formação de professores; Educação Inclusiva; Ensino de Ciências Inclusion Challenges; Teachers Training; Inclusive Education; Science Teaching |
title_short |
Professores de ciências naturais e os desafios na inclusão do estudante surdo |
title_full |
Professores de ciências naturais e os desafios na inclusão do estudante surdo |
title_fullStr |
Professores de ciências naturais e os desafios na inclusão do estudante surdo |
title_full_unstemmed |
Professores de ciências naturais e os desafios na inclusão do estudante surdo |
title_sort |
Professores de ciências naturais e os desafios na inclusão do estudante surdo |
author |
Souza, Francisnaide dos Santos |
author_facet |
Souza, Francisnaide dos Santos Dias, Viviane Borges |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Viviane Borges |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Agradecemos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo apoio financeiro e incentivo à pesquisa. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Francisnaide dos Santos Dias, Viviane Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Biológicas Desafios à inclusão; Formação de professores; Educação Inclusiva; Ensino de Ciências Inclusion Challenges; Teachers Training; Inclusive Education; Science Teaching |
topic |
Ciências Biológicas Desafios à inclusão; Formação de professores; Educação Inclusiva; Ensino de Ciências Inclusion Challenges; Teachers Training; Inclusive Education; Science Teaching |
description |
A inclusão de estudantes com deficiência na educação básica é uma realidade que vem modificando a prática docente e a própria instituição escolar. Esta pesquisa objetivou investigar os desafios que os professores de Ciências Naturais possuem para a inclusão dos estudantes surdos em uma escola municipal do interior da Bahia. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada realizada com duas professoras de Naturais. Os resultados apontaram que existem lacunas formativas em relação à educação inclusiva, o que prejudica a aprendizagem do aluno surdo, visto que os docentes participantes não reconhecem o intérprete como aliado na inclusão, mas sim como único agente do processo. Ademais, os dados apontaram que um dos educadores utiliza imagens como recurso didático. Assim, o uso de recursos visuais por professores pode ajudar não só os estudantes surdos, mas outros alunos. Conclui-se que é preciso que os professores sejam formados para enfrentar os desafios que surgem na escola com o intuito de promover a inclusão. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê Temático info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15229 10.3895/actio.v7n3.15229 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15229 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v7n3.15229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15229/9190 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/15229/2578 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-21 ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-21 2525-8923 10.3895/actio.v7n3 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239984221061120 |