Professores de ciências naturais e os desafios na inclusão do estudante surdo

Bibliographic Details
Main Author: Souza, Francisnaide dos Santos
Publication Date: 2022
Other Authors: Dias, Viviane Borges
Format: Article
Language: por
Source: Actio (Curitiba)
Download full: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15229
Summary: A inclusão de estudantes com deficiência na educação básica é uma realidade que vem modificando a prática docente e a própria instituição escolar. Esta pesquisa objetivou investigar os desafios que os professores de Ciências Naturais possuem para a inclusão dos estudantes surdos em uma escola municipal do interior da Bahia. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada realizada com duas professoras de Naturais. Os resultados apontaram que existem lacunas formativas em relação à educação inclusiva, o que prejudica a aprendizagem do aluno surdo, visto que os docentes participantes não reconhecem o intérprete como aliado na inclusão, mas sim como único agente do processo. Ademais, os dados apontaram que um dos educadores utiliza imagens como recurso didático. Assim, o uso de recursos visuais por professores pode ajudar não só os estudantes surdos, mas outros alunos. Conclui-se que é preciso que os professores sejam formados para enfrentar os desafios que surgem na escola com o intuito de promover a inclusão.
id UTFPR-13_30ed9cd179965824697eacb863bbaf66
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/15229
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Professores de ciências naturais e os desafios na inclusão do estudante surdoNatural science teachers and the challenges on deaf students inclusionCiências BiológicasDesafios à inclusão; Formação de professores; Educação Inclusiva; Ensino de CiênciasInclusion Challenges; Teachers Training; Inclusive Education; Science TeachingA inclusão de estudantes com deficiência na educação básica é uma realidade que vem modificando a prática docente e a própria instituição escolar. Esta pesquisa objetivou investigar os desafios que os professores de Ciências Naturais possuem para a inclusão dos estudantes surdos em uma escola municipal do interior da Bahia. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada realizada com duas professoras de Naturais. Os resultados apontaram que existem lacunas formativas em relação à educação inclusiva, o que prejudica a aprendizagem do aluno surdo, visto que os docentes participantes não reconhecem o intérprete como aliado na inclusão, mas sim como único agente do processo. Ademais, os dados apontaram que um dos educadores utiliza imagens como recurso didático. Assim, o uso de recursos visuais por professores pode ajudar não só os estudantes surdos, mas outros alunos. Conclui-se que é preciso que os professores sejam formados para enfrentar os desafios que surgem na escola com o intuito de promover a inclusão.The inclusion of students with disabilities in basic education is a reality that has been modifying teaching practice and the school institution itself. This research aimed to investigate the challenges that Natural Science teachers have for the inclusion of deaf students in a municipal school in a country town of Bahia. The data collection instrument utilized was a semi-structured interview with two Natural Science teachers. The results showed that there are training gaps related to inclusive education, which impairs the learning of deaf students, since the participating teachers do not recognize the interpreter as an ally in inclusion, but as the only agent in the process. Furthermore, the data showed that one of the female educators uses images as a teaching resource. Thus, the use of visual aids by teachers can help not only deaf students, but other students as well. It is concluded that it is necessary for teachers to be trained to face the challenges that arise in the school in order to promote inclusion.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Agradecemos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo apoio financeiro e incentivo à pesquisa.Souza, Francisnaide dos SantosDias, Viviane Borges2022-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê Temáticoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1522910.3895/actio.v7n3.15229ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-21ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-212525-892310.3895/actio.v7n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15229/9190https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/15229/2578Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-19T19:24:44Zoai:periodicos.utfpr:article/15229Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-12-19T19:24:44Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores de ciências naturais e os desafios na inclusão do estudante surdo
Natural science teachers and the challenges on deaf students inclusion
title Professores de ciências naturais e os desafios na inclusão do estudante surdo
spellingShingle Professores de ciências naturais e os desafios na inclusão do estudante surdo
Souza, Francisnaide dos Santos
Ciências Biológicas
Desafios à inclusão; Formação de professores; Educação Inclusiva; Ensino de Ciências
Inclusion Challenges; Teachers Training; Inclusive Education; Science Teaching
title_short Professores de ciências naturais e os desafios na inclusão do estudante surdo
title_full Professores de ciências naturais e os desafios na inclusão do estudante surdo
title_fullStr Professores de ciências naturais e os desafios na inclusão do estudante surdo
title_full_unstemmed Professores de ciências naturais e os desafios na inclusão do estudante surdo
title_sort Professores de ciências naturais e os desafios na inclusão do estudante surdo
author Souza, Francisnaide dos Santos
author_facet Souza, Francisnaide dos Santos
Dias, Viviane Borges
author_role author
author2 Dias, Viviane Borges
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Agradecemos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo apoio financeiro e incentivo à pesquisa.

dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Francisnaide dos Santos
Dias, Viviane Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Biológicas
Desafios à inclusão; Formação de professores; Educação Inclusiva; Ensino de Ciências
Inclusion Challenges; Teachers Training; Inclusive Education; Science Teaching
topic Ciências Biológicas
Desafios à inclusão; Formação de professores; Educação Inclusiva; Ensino de Ciências
Inclusion Challenges; Teachers Training; Inclusive Education; Science Teaching
description A inclusão de estudantes com deficiência na educação básica é uma realidade que vem modificando a prática docente e a própria instituição escolar. Esta pesquisa objetivou investigar os desafios que os professores de Ciências Naturais possuem para a inclusão dos estudantes surdos em uma escola municipal do interior da Bahia. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada realizada com duas professoras de Naturais. Os resultados apontaram que existem lacunas formativas em relação à educação inclusiva, o que prejudica a aprendizagem do aluno surdo, visto que os docentes participantes não reconhecem o intérprete como aliado na inclusão, mas sim como único agente do processo. Ademais, os dados apontaram que um dos educadores utiliza imagens como recurso didático. Assim, o uso de recursos visuais por professores pode ajudar não só os estudantes surdos, mas outros alunos. Conclui-se que é preciso que os professores sejam formados para enfrentar os desafios que surgem na escola com o intuito de promover a inclusão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Dossiê Temático
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15229
10.3895/actio.v7n3.15229
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15229
identifier_str_mv 10.3895/actio.v7n3.15229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15229/9190
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/15229/2578
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-21
ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-21
2525-8923
10.3895/actio.v7n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984221061120