Tendências das pesquisas da Educação do Campo a partir da análise de publicações nos anais do ENPEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Cristiane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Miranda, Ana Carolina Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10809
Resumo: Objetiva-se na presente pesquisa analisar e apresentar os resultados das tendências dos artigos na Educação do Campo publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), de todas as edições do evento entre 1997 e 2017, que abordam sobre o tema Educação do Campo. A investigação baseia-se em material já elaborado, constituído principalmente de artigos científicos, com a finalidade de identificar, analisar, quantificar e descrever sobre a produção do conhecimento científico em relação ao ensino e aprendizagem de temáticas que abordam sobre Educação do Campo. Para isso, realizou-se um levantamento dos artigos publicados sobre Educação do Campo nos Anais do evento supracitado. Para um melhor entendimento, dividiu-se a metodologia de análise dos dados em quatro etapas: Seleção dos artigos nos anais do ENPEC para estudo; Coleta dos dados por meio de levantamento das publicações que abordam o tema; Triagem a partir da leitura integral dos materiais selecionados e exclusão dos que não versam sobre o tema e Análise das produções. Sobre as abordagens de temas no Ensino de Ciências relacionadas à Educação do Campo, constatou-se que há uma Abordagem Temática Freireana dentro do contexto escolar e um dos temas relevantes para Educação do Campo é Agroecologia.
id UFFS-2_79297bd997e3284f41cbcd9cc465f0ff
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/10809
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Tendências das pesquisas da Educação do Campo a partir da análise de publicações nos anais do ENPECObjetiva-se na presente pesquisa analisar e apresentar os resultados das tendências dos artigos na Educação do Campo publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), de todas as edições do evento entre 1997 e 2017, que abordam sobre o tema Educação do Campo. A investigação baseia-se em material já elaborado, constituído principalmente de artigos científicos, com a finalidade de identificar, analisar, quantificar e descrever sobre a produção do conhecimento científico em relação ao ensino e aprendizagem de temáticas que abordam sobre Educação do Campo. Para isso, realizou-se um levantamento dos artigos publicados sobre Educação do Campo nos Anais do evento supracitado. Para um melhor entendimento, dividiu-se a metodologia de análise dos dados em quatro etapas: Seleção dos artigos nos anais do ENPEC para estudo; Coleta dos dados por meio de levantamento das publicações que abordam o tema; Triagem a partir da leitura integral dos materiais selecionados e exclusão dos que não versam sobre o tema e Análise das produções. Sobre as abordagens de temas no Ensino de Ciências relacionadas à Educação do Campo, constatou-se que há uma Abordagem Temática Freireana dentro do contexto escolar e um dos temas relevantes para Educação do Campo é Agroecologia.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1080910.36661/2595-4520.2019v2i2.10809Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 76-992595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10809/7202Copyright (c) 2019 Cristiane Silveira, Ana Carolina Gomes Mirandahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, CristianeMiranda, Ana Carolina Gomes2021-07-13T05:27:03Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10809Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:27:03Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Tendências das pesquisas da Educação do Campo a partir da análise de publicações nos anais do ENPEC
title Tendências das pesquisas da Educação do Campo a partir da análise de publicações nos anais do ENPEC
spellingShingle Tendências das pesquisas da Educação do Campo a partir da análise de publicações nos anais do ENPEC
Silveira, Cristiane
title_short Tendências das pesquisas da Educação do Campo a partir da análise de publicações nos anais do ENPEC
title_full Tendências das pesquisas da Educação do Campo a partir da análise de publicações nos anais do ENPEC
title_fullStr Tendências das pesquisas da Educação do Campo a partir da análise de publicações nos anais do ENPEC
title_full_unstemmed Tendências das pesquisas da Educação do Campo a partir da análise de publicações nos anais do ENPEC
title_sort Tendências das pesquisas da Educação do Campo a partir da análise de publicações nos anais do ENPEC
author Silveira, Cristiane
author_facet Silveira, Cristiane
Miranda, Ana Carolina Gomes
author_role author
author2 Miranda, Ana Carolina Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Cristiane
Miranda, Ana Carolina Gomes
description Objetiva-se na presente pesquisa analisar e apresentar os resultados das tendências dos artigos na Educação do Campo publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), de todas as edições do evento entre 1997 e 2017, que abordam sobre o tema Educação do Campo. A investigação baseia-se em material já elaborado, constituído principalmente de artigos científicos, com a finalidade de identificar, analisar, quantificar e descrever sobre a produção do conhecimento científico em relação ao ensino e aprendizagem de temáticas que abordam sobre Educação do Campo. Para isso, realizou-se um levantamento dos artigos publicados sobre Educação do Campo nos Anais do evento supracitado. Para um melhor entendimento, dividiu-se a metodologia de análise dos dados em quatro etapas: Seleção dos artigos nos anais do ENPEC para estudo; Coleta dos dados por meio de levantamento das publicações que abordam o tema; Triagem a partir da leitura integral dos materiais selecionados e exclusão dos que não versam sobre o tema e Análise das produções. Sobre as abordagens de temas no Ensino de Ciências relacionadas à Educação do Campo, constatou-se que há uma Abordagem Temática Freireana dentro do contexto escolar e um dos temas relevantes para Educação do Campo é Agroecologia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10809
10.36661/2595-4520.2019v2i2.10809
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10809
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i2.10809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10809/7202
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cristiane Silveira, Ana Carolina Gomes Miranda
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cristiane Silveira, Ana Carolina Gomes Miranda
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 76-99
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221611978358784