PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES NO ENPEC SOBRE AS TICs NO ENSINO DE QUÍMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves da Silva, Nataélia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alves da Silva, Josenaide, Oliveira Cunha, Aline, Souza Silva, Creuza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/807
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são de fundamental importância no processo educacional, devido a sua função de auxiliar o/a docente na abordagem dos conteúdos científicos de forma criativa, atrativa e dinâmica, facilitando a aprendizagem dos estudantes. Assim, esta pesquisa teve por finalidade analisar trabalhos relacionados às TICs para o Ensino de Química, publicados nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Nessa perspectiva, utilizou-se a pesquisa bibliográfica para fazer o levantamento e seleção de trabalhos publicados nas atas do ENPEC no período de 1997 a 2017. Após seleção usou-se a Análise Textual Discursiva para analisar os trabalhos selecionados. Os resultados apontaram que no Brasil há um número limitado de pesquisas discutindo as TICs no Ensino de Química. Além disso, que pesquisadores têm desenvolvido ações relacionadas ao uso das TICs como ferramenta didática, tendo como foco estudos envolvendo professores da Educação Básica e tecnologias para o Ensino de Química, bem como o uso das redes sociais em discussões relacionadas ao Ensino de Química. Em suma, os trabalhos publicados mostraram que as TICs foram utilizadas no Ensino de Química como ferramentas estimuladoras e facilitadoras na abordagem de conteúdos considerados difíceis pelos estudantes, promovendo aulas mais prazerosas, atrativas, motivadoras, além de favorecer a criação de diferentes estratégias de ensino.
id URI-5_e633f42d51d5d049439bf115a4136eb0
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/807
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES NO ENPEC SOBRE AS TICs NO ENSINO DE QUÍMICAtecnologiaspráticas pedagógicasEnsino de QuímicaAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são de fundamental importância no processo educacional, devido a sua função de auxiliar o/a docente na abordagem dos conteúdos científicos de forma criativa, atrativa e dinâmica, facilitando a aprendizagem dos estudantes. Assim, esta pesquisa teve por finalidade analisar trabalhos relacionados às TICs para o Ensino de Química, publicados nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Nessa perspectiva, utilizou-se a pesquisa bibliográfica para fazer o levantamento e seleção de trabalhos publicados nas atas do ENPEC no período de 1997 a 2017. Após seleção usou-se a Análise Textual Discursiva para analisar os trabalhos selecionados. Os resultados apontaram que no Brasil há um número limitado de pesquisas discutindo as TICs no Ensino de Química. Além disso, que pesquisadores têm desenvolvido ações relacionadas ao uso das TICs como ferramenta didática, tendo como foco estudos envolvendo professores da Educação Básica e tecnologias para o Ensino de Química, bem como o uso das redes sociais em discussões relacionadas ao Ensino de Química. Em suma, os trabalhos publicados mostraram que as TICs foram utilizadas no Ensino de Química como ferramentas estimuladoras e facilitadoras na abordagem de conteúdos considerados difíceis pelos estudantes, promovendo aulas mais prazerosas, atrativas, motivadoras, além de favorecer a criação de diferentes estratégias de ensino.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2022-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/80710.31512/encitec.v12i2.807Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 2 (2022); 111-1202237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/807/407Copyright (c) 2022 Nataélia Alves da Silva, Josenaide Alves da Silva, Aline Oliveira Cunha, Creuza Souza Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves da Silva, Nataélia Alves da Silva, Josenaide Oliveira Cunha, Aline Souza Silva, Creuza 2022-07-25T16:48:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/807Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2022-07-25T16:48:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES NO ENPEC SOBRE AS TICs NO ENSINO DE QUÍMICA
title PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES NO ENPEC SOBRE AS TICs NO ENSINO DE QUÍMICA
spellingShingle PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES NO ENPEC SOBRE AS TICs NO ENSINO DE QUÍMICA
Alves da Silva, Nataélia
tecnologias
práticas pedagógicas
Ensino de Química
title_short PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES NO ENPEC SOBRE AS TICs NO ENSINO DE QUÍMICA
title_full PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES NO ENPEC SOBRE AS TICs NO ENSINO DE QUÍMICA
title_fullStr PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES NO ENPEC SOBRE AS TICs NO ENSINO DE QUÍMICA
title_full_unstemmed PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES NO ENPEC SOBRE AS TICs NO ENSINO DE QUÍMICA
title_sort PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES NO ENPEC SOBRE AS TICs NO ENSINO DE QUÍMICA
author Alves da Silva, Nataélia
author_facet Alves da Silva, Nataélia
Alves da Silva, Josenaide
Oliveira Cunha, Aline
Souza Silva, Creuza
author_role author
author2 Alves da Silva, Josenaide
Oliveira Cunha, Aline
Souza Silva, Creuza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves da Silva, Nataélia
Alves da Silva, Josenaide
Oliveira Cunha, Aline
Souza Silva, Creuza
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologias
práticas pedagógicas
Ensino de Química
topic tecnologias
práticas pedagógicas
Ensino de Química
description As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são de fundamental importância no processo educacional, devido a sua função de auxiliar o/a docente na abordagem dos conteúdos científicos de forma criativa, atrativa e dinâmica, facilitando a aprendizagem dos estudantes. Assim, esta pesquisa teve por finalidade analisar trabalhos relacionados às TICs para o Ensino de Química, publicados nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Nessa perspectiva, utilizou-se a pesquisa bibliográfica para fazer o levantamento e seleção de trabalhos publicados nas atas do ENPEC no período de 1997 a 2017. Após seleção usou-se a Análise Textual Discursiva para analisar os trabalhos selecionados. Os resultados apontaram que no Brasil há um número limitado de pesquisas discutindo as TICs no Ensino de Química. Além disso, que pesquisadores têm desenvolvido ações relacionadas ao uso das TICs como ferramenta didática, tendo como foco estudos envolvendo professores da Educação Básica e tecnologias para o Ensino de Química, bem como o uso das redes sociais em discussões relacionadas ao Ensino de Química. Em suma, os trabalhos publicados mostraram que as TICs foram utilizadas no Ensino de Química como ferramentas estimuladoras e facilitadoras na abordagem de conteúdos considerados difíceis pelos estudantes, promovendo aulas mais prazerosas, atrativas, motivadoras, além de favorecer a criação de diferentes estratégias de ensino.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/807
10.31512/encitec.v12i2.807
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/807
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v12i2.807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/807/407
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 2 (2022); 111-120
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333745258496