Abordagem de Temas no âmbito do PIBID: impactos do trabalho a partir de uma proposta CTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11124 |
Resumo: | Busca-se investigar de que forma o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pode contribuir para a construção e aplicação de uma proposta temática. Para isso, no contexto do subprojeto Física da Unipampa/Caçapava do Sul/RS, foi construída uma proposta de ensino balizada pelo enfoque Ciência Tecnologia Sociedade (CTS), sendo aplicada em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública da cidade. Para a obtenção dos dados, foi conduzida uma entrevista com alguns pibidianos, além de um diário de bordo escrito pela autora. A análise dos dados foi feita por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados foram organizados por meio de três categorias: i) Interdisciplinaridade envolvida na proposta; ii) Relevância do tema escolhido; iii) Aspectos sociais da proposta. Desta forma, apontam-se dificuldades de realização do trabalho interdisciplinar, as quais foram amenizadas devido às intervenções realizadas no contexto do PIBID, e pelo referencial teórico adotado. Também é possível destacar que o tema escolhido impactou na participação dos alunos em sala de aula, assim como contribuiu para as discussões referentes aos aspectos sociais. |
id |
UFFS-2_7a11c2437062f9378035559b9869df15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11124 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagem de Temas no âmbito do PIBID: impactos do trabalho a partir de uma proposta CTSBusca-se investigar de que forma o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pode contribuir para a construção e aplicação de uma proposta temática. Para isso, no contexto do subprojeto Física da Unipampa/Caçapava do Sul/RS, foi construída uma proposta de ensino balizada pelo enfoque Ciência Tecnologia Sociedade (CTS), sendo aplicada em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública da cidade. Para a obtenção dos dados, foi conduzida uma entrevista com alguns pibidianos, além de um diário de bordo escrito pela autora. A análise dos dados foi feita por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados foram organizados por meio de três categorias: i) Interdisciplinaridade envolvida na proposta; ii) Relevância do tema escolhido; iii) Aspectos sociais da proposta. Desta forma, apontam-se dificuldades de realização do trabalho interdisciplinar, as quais foram amenizadas devido às intervenções realizadas no contexto do PIBID, e pelo referencial teórico adotado. Também é possível destacar que o tema escolhido impactou na participação dos alunos em sala de aula, assim como contribuiu para as discussões referentes aos aspectos sociais. Universidade Federal da Fronteira Sul2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1112410.36661/2595-4520.2020v3i1.11124Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 168-1872595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11124/7381Copyright (c) 2020 Aline dos Santos Brasil, Sandra Hunschehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Brasil, AlineHunsche, Sandra2021-07-13T05:24:21Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11124Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:24:21Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem de Temas no âmbito do PIBID: impactos do trabalho a partir de uma proposta CTS |
title |
Abordagem de Temas no âmbito do PIBID: impactos do trabalho a partir de uma proposta CTS |
spellingShingle |
Abordagem de Temas no âmbito do PIBID: impactos do trabalho a partir de uma proposta CTS dos Santos Brasil, Aline |
title_short |
Abordagem de Temas no âmbito do PIBID: impactos do trabalho a partir de uma proposta CTS |
title_full |
Abordagem de Temas no âmbito do PIBID: impactos do trabalho a partir de uma proposta CTS |
title_fullStr |
Abordagem de Temas no âmbito do PIBID: impactos do trabalho a partir de uma proposta CTS |
title_full_unstemmed |
Abordagem de Temas no âmbito do PIBID: impactos do trabalho a partir de uma proposta CTS |
title_sort |
Abordagem de Temas no âmbito do PIBID: impactos do trabalho a partir de uma proposta CTS |
author |
dos Santos Brasil, Aline |
author_facet |
dos Santos Brasil, Aline Hunsche, Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Hunsche, Sandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos Brasil, Aline Hunsche, Sandra |
description |
Busca-se investigar de que forma o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pode contribuir para a construção e aplicação de uma proposta temática. Para isso, no contexto do subprojeto Física da Unipampa/Caçapava do Sul/RS, foi construída uma proposta de ensino balizada pelo enfoque Ciência Tecnologia Sociedade (CTS), sendo aplicada em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública da cidade. Para a obtenção dos dados, foi conduzida uma entrevista com alguns pibidianos, além de um diário de bordo escrito pela autora. A análise dos dados foi feita por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados foram organizados por meio de três categorias: i) Interdisciplinaridade envolvida na proposta; ii) Relevância do tema escolhido; iii) Aspectos sociais da proposta. Desta forma, apontam-se dificuldades de realização do trabalho interdisciplinar, as quais foram amenizadas devido às intervenções realizadas no contexto do PIBID, e pelo referencial teórico adotado. Também é possível destacar que o tema escolhido impactou na participação dos alunos em sala de aula, assim como contribuiu para as discussões referentes aos aspectos sociais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11124 10.36661/2595-4520.2020v3i1.11124 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11124 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i1.11124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11124/7381 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Aline dos Santos Brasil, Sandra Hunsche http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Aline dos Santos Brasil, Sandra Hunsche http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 168-187 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612051759104 |