Abordagem de Temas no âmbito do PIBID: impactos do trabalho a partir de uma proposta CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Brasil, Aline
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Hunsche, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11124
Resumo: Busca-se investigar de que forma o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pode contribuir para a construção e aplicação de uma proposta temática. Para isso, no contexto do subprojeto Física da Unipampa/Caçapava do Sul/RS, foi construída uma proposta de ensino balizada pelo enfoque Ciência Tecnologia Sociedade (CTS), sendo aplicada em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública da cidade. Para a obtenção dos dados, foi conduzida uma entrevista com alguns pibidianos, além de um diário de bordo escrito pela autora. A análise dos dados foi feita por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados foram organizados por meio de três categorias: i) Interdisciplinaridade envolvida na proposta; ii) Relevância do tema escolhido; iii) Aspectos sociais da proposta. Desta forma, apontam-se dificuldades de realização do trabalho interdisciplinar, as quais foram amenizadas devido às intervenções realizadas no contexto do PIBID, e pelo referencial teórico adotado. Também é possível destacar que o tema escolhido impactou na participação dos alunos em sala de aula, assim como contribuiu para as discussões referentes aos aspectos sociais.  
id UFFS-2_7a11c2437062f9378035559b9869df15
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11124
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Abordagem de Temas no âmbito do PIBID: impactos do trabalho a partir de uma proposta CTSBusca-se investigar de que forma o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pode contribuir para a construção e aplicação de uma proposta temática. Para isso, no contexto do subprojeto Física da Unipampa/Caçapava do Sul/RS, foi construída uma proposta de ensino balizada pelo enfoque Ciência Tecnologia Sociedade (CTS), sendo aplicada em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública da cidade. Para a obtenção dos dados, foi conduzida uma entrevista com alguns pibidianos, além de um diário de bordo escrito pela autora. A análise dos dados foi feita por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados foram organizados por meio de três categorias: i) Interdisciplinaridade envolvida na proposta; ii) Relevância do tema escolhido; iii) Aspectos sociais da proposta. Desta forma, apontam-se dificuldades de realização do trabalho interdisciplinar, as quais foram amenizadas devido às intervenções realizadas no contexto do PIBID, e pelo referencial teórico adotado. Também é possível destacar que o tema escolhido impactou na participação dos alunos em sala de aula, assim como contribuiu para as discussões referentes aos aspectos sociais.  Universidade Federal da Fronteira Sul2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1112410.36661/2595-4520.2020v3i1.11124Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 168-1872595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11124/7381Copyright (c) 2020 Aline dos Santos Brasil, Sandra Hunschehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Brasil, AlineHunsche, Sandra2021-07-13T05:24:21Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11124Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:24:21Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem de Temas no âmbito do PIBID: impactos do trabalho a partir de uma proposta CTS
title Abordagem de Temas no âmbito do PIBID: impactos do trabalho a partir de uma proposta CTS
spellingShingle Abordagem de Temas no âmbito do PIBID: impactos do trabalho a partir de uma proposta CTS
dos Santos Brasil, Aline
title_short Abordagem de Temas no âmbito do PIBID: impactos do trabalho a partir de uma proposta CTS
title_full Abordagem de Temas no âmbito do PIBID: impactos do trabalho a partir de uma proposta CTS
title_fullStr Abordagem de Temas no âmbito do PIBID: impactos do trabalho a partir de uma proposta CTS
title_full_unstemmed Abordagem de Temas no âmbito do PIBID: impactos do trabalho a partir de uma proposta CTS
title_sort Abordagem de Temas no âmbito do PIBID: impactos do trabalho a partir de uma proposta CTS
author dos Santos Brasil, Aline
author_facet dos Santos Brasil, Aline
Hunsche, Sandra
author_role author
author2 Hunsche, Sandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos Brasil, Aline
Hunsche, Sandra
description Busca-se investigar de que forma o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pode contribuir para a construção e aplicação de uma proposta temática. Para isso, no contexto do subprojeto Física da Unipampa/Caçapava do Sul/RS, foi construída uma proposta de ensino balizada pelo enfoque Ciência Tecnologia Sociedade (CTS), sendo aplicada em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública da cidade. Para a obtenção dos dados, foi conduzida uma entrevista com alguns pibidianos, além de um diário de bordo escrito pela autora. A análise dos dados foi feita por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados foram organizados por meio de três categorias: i) Interdisciplinaridade envolvida na proposta; ii) Relevância do tema escolhido; iii) Aspectos sociais da proposta. Desta forma, apontam-se dificuldades de realização do trabalho interdisciplinar, as quais foram amenizadas devido às intervenções realizadas no contexto do PIBID, e pelo referencial teórico adotado. Também é possível destacar que o tema escolhido impactou na participação dos alunos em sala de aula, assim como contribuiu para as discussões referentes aos aspectos sociais.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11124
10.36661/2595-4520.2020v3i1.11124
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11124
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i1.11124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11124/7381
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Aline dos Santos Brasil, Sandra Hunsche
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Aline dos Santos Brasil, Sandra Hunsche
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 168-187
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612051759104