Construção de um objeto de aprendizagem a partir da teoria da aprendizagem significativa moderna, usando linguagem de modelagem unificada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucca, Angelo Trein
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Antonio Vanderlei dos, Stracke, Marcelo Paulo, Franzin, Rozelaine de Fatima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12565
Resumo: O uso de teoria de ensino/aprendizagem na elaboração de objetos de aprendizagem de física básica dos cursos de engenharia, muitas vezes não está explícita.  Nesse contexto, surge a justificativa de desenvolvimento de objetos de aprendizagem, onde essa teoria seja a base no seu desenvolvimento com significativas contribuições para o Mestrado Profissional de Ensino Científico e Tecnológico. Este artigo tem como objetivo relatar o desenvolvimento de um protótipo de software de ensino, a ser utilizado no componente curricular de circuitos elétricos. A metodologia, quanto à sua natureza, pode ser classificada como aplicada, que se caracteriza pelo seu interesse prático, em que os resultados sejam aplicados ou utilizados imediatamente na solução de problemas ocorridos na realidade. Quanto aos objetivos, pode ser classificada como exploratória. Quanto à abordagem do problema, foi classificada como uma combinação de aspectos da pesquisa qualitativa e quantitativa, em cada etapa do processo de pesquisa. Do ponto de vista dos métodos, a pesquisa foi feita por meio de modelagem e simulação. Este estudo traz contribuições de construir objetos de aprendizagem que possam colaborar com a aprendizagem significativa de conceitos, tanto de física como de matemática, o que se enquadra no propósito de um ensino científico e tecnológico.
id UFFS-2_7b699f4d82f2d7f999bce20172476dcb
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12565
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Construção de um objeto de aprendizagem a partir da teoria da aprendizagem significativa moderna, usando linguagem de modelagem unificadaO uso de teoria de ensino/aprendizagem na elaboração de objetos de aprendizagem de física básica dos cursos de engenharia, muitas vezes não está explícita.  Nesse contexto, surge a justificativa de desenvolvimento de objetos de aprendizagem, onde essa teoria seja a base no seu desenvolvimento com significativas contribuições para o Mestrado Profissional de Ensino Científico e Tecnológico. Este artigo tem como objetivo relatar o desenvolvimento de um protótipo de software de ensino, a ser utilizado no componente curricular de circuitos elétricos. A metodologia, quanto à sua natureza, pode ser classificada como aplicada, que se caracteriza pelo seu interesse prático, em que os resultados sejam aplicados ou utilizados imediatamente na solução de problemas ocorridos na realidade. Quanto aos objetivos, pode ser classificada como exploratória. Quanto à abordagem do problema, foi classificada como uma combinação de aspectos da pesquisa qualitativa e quantitativa, em cada etapa do processo de pesquisa. Do ponto de vista dos métodos, a pesquisa foi feita por meio de modelagem e simulação. Este estudo traz contribuições de construir objetos de aprendizagem que possam colaborar com a aprendizagem significativa de conceitos, tanto de física como de matemática, o que se enquadra no propósito de um ensino científico e tecnológico.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1256510.36661/2595-4520.2021v4i5.12565Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 5 (2021): Revista Insignare Scientia: Pesquisa na Pós-Graduação em Ensino de Ciências; 140-1592595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12565/8054Copyright (c) 2021 Angelo Trein Lucca, Antonio Vanderlei dos Santos, Marcelo Paulo Stracke, Rozelaine de Fatima Franzinhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLucca, Angelo TreinSantos, Antonio Vanderlei dosStracke, Marcelo PauloFranzin, Rozelaine de Fatima2021-08-21T05:40:14Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12565Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-08-21T05:40:14Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de um objeto de aprendizagem a partir da teoria da aprendizagem significativa moderna, usando linguagem de modelagem unificada
title Construção de um objeto de aprendizagem a partir da teoria da aprendizagem significativa moderna, usando linguagem de modelagem unificada
spellingShingle Construção de um objeto de aprendizagem a partir da teoria da aprendizagem significativa moderna, usando linguagem de modelagem unificada
Lucca, Angelo Trein
title_short Construção de um objeto de aprendizagem a partir da teoria da aprendizagem significativa moderna, usando linguagem de modelagem unificada
title_full Construção de um objeto de aprendizagem a partir da teoria da aprendizagem significativa moderna, usando linguagem de modelagem unificada
title_fullStr Construção de um objeto de aprendizagem a partir da teoria da aprendizagem significativa moderna, usando linguagem de modelagem unificada
title_full_unstemmed Construção de um objeto de aprendizagem a partir da teoria da aprendizagem significativa moderna, usando linguagem de modelagem unificada
title_sort Construção de um objeto de aprendizagem a partir da teoria da aprendizagem significativa moderna, usando linguagem de modelagem unificada
author Lucca, Angelo Trein
author_facet Lucca, Angelo Trein
Santos, Antonio Vanderlei dos
Stracke, Marcelo Paulo
Franzin, Rozelaine de Fatima
author_role author
author2 Santos, Antonio Vanderlei dos
Stracke, Marcelo Paulo
Franzin, Rozelaine de Fatima
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucca, Angelo Trein
Santos, Antonio Vanderlei dos
Stracke, Marcelo Paulo
Franzin, Rozelaine de Fatima
description O uso de teoria de ensino/aprendizagem na elaboração de objetos de aprendizagem de física básica dos cursos de engenharia, muitas vezes não está explícita.  Nesse contexto, surge a justificativa de desenvolvimento de objetos de aprendizagem, onde essa teoria seja a base no seu desenvolvimento com significativas contribuições para o Mestrado Profissional de Ensino Científico e Tecnológico. Este artigo tem como objetivo relatar o desenvolvimento de um protótipo de software de ensino, a ser utilizado no componente curricular de circuitos elétricos. A metodologia, quanto à sua natureza, pode ser classificada como aplicada, que se caracteriza pelo seu interesse prático, em que os resultados sejam aplicados ou utilizados imediatamente na solução de problemas ocorridos na realidade. Quanto aos objetivos, pode ser classificada como exploratória. Quanto à abordagem do problema, foi classificada como uma combinação de aspectos da pesquisa qualitativa e quantitativa, em cada etapa do processo de pesquisa. Do ponto de vista dos métodos, a pesquisa foi feita por meio de modelagem e simulação. Este estudo traz contribuições de construir objetos de aprendizagem que possam colaborar com a aprendizagem significativa de conceitos, tanto de física como de matemática, o que se enquadra no propósito de um ensino científico e tecnológico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12565
10.36661/2595-4520.2021v4i5.12565
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12565
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i5.12565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12565/8054
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 5 (2021): Revista Insignare Scientia: Pesquisa na Pós-Graduação em Ensino de Ciências; 140-159
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613615185920