Construção de um objeto de aprendizagem a partir da teoria da aprendizagem significativa moderna, usando linguagem de modelagem unificada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12565 |
Resumo: | O uso de teoria de ensino/aprendizagem na elaboração de objetos de aprendizagem de física básica dos cursos de engenharia, muitas vezes não está explícita. Nesse contexto, surge a justificativa de desenvolvimento de objetos de aprendizagem, onde essa teoria seja a base no seu desenvolvimento com significativas contribuições para o Mestrado Profissional de Ensino Científico e Tecnológico. Este artigo tem como objetivo relatar o desenvolvimento de um protótipo de software de ensino, a ser utilizado no componente curricular de circuitos elétricos. A metodologia, quanto à sua natureza, pode ser classificada como aplicada, que se caracteriza pelo seu interesse prático, em que os resultados sejam aplicados ou utilizados imediatamente na solução de problemas ocorridos na realidade. Quanto aos objetivos, pode ser classificada como exploratória. Quanto à abordagem do problema, foi classificada como uma combinação de aspectos da pesquisa qualitativa e quantitativa, em cada etapa do processo de pesquisa. Do ponto de vista dos métodos, a pesquisa foi feita por meio de modelagem e simulação. Este estudo traz contribuições de construir objetos de aprendizagem que possam colaborar com a aprendizagem significativa de conceitos, tanto de física como de matemática, o que se enquadra no propósito de um ensino científico e tecnológico. |
id |
UFFS-2_7b699f4d82f2d7f999bce20172476dcb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12565 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção de um objeto de aprendizagem a partir da teoria da aprendizagem significativa moderna, usando linguagem de modelagem unificadaO uso de teoria de ensino/aprendizagem na elaboração de objetos de aprendizagem de física básica dos cursos de engenharia, muitas vezes não está explícita. Nesse contexto, surge a justificativa de desenvolvimento de objetos de aprendizagem, onde essa teoria seja a base no seu desenvolvimento com significativas contribuições para o Mestrado Profissional de Ensino Científico e Tecnológico. Este artigo tem como objetivo relatar o desenvolvimento de um protótipo de software de ensino, a ser utilizado no componente curricular de circuitos elétricos. A metodologia, quanto à sua natureza, pode ser classificada como aplicada, que se caracteriza pelo seu interesse prático, em que os resultados sejam aplicados ou utilizados imediatamente na solução de problemas ocorridos na realidade. Quanto aos objetivos, pode ser classificada como exploratória. Quanto à abordagem do problema, foi classificada como uma combinação de aspectos da pesquisa qualitativa e quantitativa, em cada etapa do processo de pesquisa. Do ponto de vista dos métodos, a pesquisa foi feita por meio de modelagem e simulação. Este estudo traz contribuições de construir objetos de aprendizagem que possam colaborar com a aprendizagem significativa de conceitos, tanto de física como de matemática, o que se enquadra no propósito de um ensino científico e tecnológico.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1256510.36661/2595-4520.2021v4i5.12565Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 5 (2021): Revista Insignare Scientia: Pesquisa na Pós-Graduação em Ensino de Ciências; 140-1592595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12565/8054Copyright (c) 2021 Angelo Trein Lucca, Antonio Vanderlei dos Santos, Marcelo Paulo Stracke, Rozelaine de Fatima Franzinhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLucca, Angelo TreinSantos, Antonio Vanderlei dosStracke, Marcelo PauloFranzin, Rozelaine de Fatima2021-08-21T05:40:14Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12565Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-08-21T05:40:14Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de um objeto de aprendizagem a partir da teoria da aprendizagem significativa moderna, usando linguagem de modelagem unificada |
title |
Construção de um objeto de aprendizagem a partir da teoria da aprendizagem significativa moderna, usando linguagem de modelagem unificada |
spellingShingle |
Construção de um objeto de aprendizagem a partir da teoria da aprendizagem significativa moderna, usando linguagem de modelagem unificada Lucca, Angelo Trein |
title_short |
Construção de um objeto de aprendizagem a partir da teoria da aprendizagem significativa moderna, usando linguagem de modelagem unificada |
title_full |
Construção de um objeto de aprendizagem a partir da teoria da aprendizagem significativa moderna, usando linguagem de modelagem unificada |
title_fullStr |
Construção de um objeto de aprendizagem a partir da teoria da aprendizagem significativa moderna, usando linguagem de modelagem unificada |
title_full_unstemmed |
Construção de um objeto de aprendizagem a partir da teoria da aprendizagem significativa moderna, usando linguagem de modelagem unificada |
title_sort |
Construção de um objeto de aprendizagem a partir da teoria da aprendizagem significativa moderna, usando linguagem de modelagem unificada |
author |
Lucca, Angelo Trein |
author_facet |
Lucca, Angelo Trein Santos, Antonio Vanderlei dos Stracke, Marcelo Paulo Franzin, Rozelaine de Fatima |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Antonio Vanderlei dos Stracke, Marcelo Paulo Franzin, Rozelaine de Fatima |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucca, Angelo Trein Santos, Antonio Vanderlei dos Stracke, Marcelo Paulo Franzin, Rozelaine de Fatima |
description |
O uso de teoria de ensino/aprendizagem na elaboração de objetos de aprendizagem de física básica dos cursos de engenharia, muitas vezes não está explícita. Nesse contexto, surge a justificativa de desenvolvimento de objetos de aprendizagem, onde essa teoria seja a base no seu desenvolvimento com significativas contribuições para o Mestrado Profissional de Ensino Científico e Tecnológico. Este artigo tem como objetivo relatar o desenvolvimento de um protótipo de software de ensino, a ser utilizado no componente curricular de circuitos elétricos. A metodologia, quanto à sua natureza, pode ser classificada como aplicada, que se caracteriza pelo seu interesse prático, em que os resultados sejam aplicados ou utilizados imediatamente na solução de problemas ocorridos na realidade. Quanto aos objetivos, pode ser classificada como exploratória. Quanto à abordagem do problema, foi classificada como uma combinação de aspectos da pesquisa qualitativa e quantitativa, em cada etapa do processo de pesquisa. Do ponto de vista dos métodos, a pesquisa foi feita por meio de modelagem e simulação. Este estudo traz contribuições de construir objetos de aprendizagem que possam colaborar com a aprendizagem significativa de conceitos, tanto de física como de matemática, o que se enquadra no propósito de um ensino científico e tecnológico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12565 10.36661/2595-4520.2021v4i5.12565 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12565 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i5.12565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12565/8054 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 5 (2021): Revista Insignare Scientia: Pesquisa na Pós-Graduação em Ensino de Ciências; 140-159 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613615185920 |