Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Jeronimo Becker
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, Valderez Marina do Rosário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12116
Resumo: Este artigo versa sobre uma situação particular ocorrida no ano de 2020: o ensino remoto emergencial desenvolvido em função da pandemia da COVID-19. Objetivou-se compreender as dificuldades e oportunidades emergentes desse cenário para os professores de Ciências e Matemática, no contexto do Ensino Fundamental, na rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Em busca de compreensões para essa temática, realizou-se uma pesquisa do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa, cujo corpus foi analisado por meio de Análise Textual Discursiva (ATD). Resultados apontam como principais dificuldades a falta de fluência digital dos professores e o fato de eles não receberem o devido amparo e apoio. Também se percebe a baixa adesão dos estudantes às propostas. Como oportunidades, observou-se que os docentes adotaram práticas alternativas e efetuaram movimentos de incursões na cultura digital. Futuramente, este trabalho poderá ter continuidade, trazendo, assim, compreensões mais ampliadas em relação a essa conjuntura.
id UFFS-2_7d7c56a2a7dbc6c54a4ff7ba5d523711
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12116
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do SulEste artigo versa sobre uma situação particular ocorrida no ano de 2020: o ensino remoto emergencial desenvolvido em função da pandemia da COVID-19. Objetivou-se compreender as dificuldades e oportunidades emergentes desse cenário para os professores de Ciências e Matemática, no contexto do Ensino Fundamental, na rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Em busca de compreensões para essa temática, realizou-se uma pesquisa do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa, cujo corpus foi analisado por meio de Análise Textual Discursiva (ATD). Resultados apontam como principais dificuldades a falta de fluência digital dos professores e o fato de eles não receberem o devido amparo e apoio. Também se percebe a baixa adesão dos estudantes às propostas. Como oportunidades, observou-se que os docentes adotaram práticas alternativas e efetuaram movimentos de incursões na cultura digital. Futuramente, este trabalho poderá ter continuidade, trazendo, assim, compreensões mais ampliadas em relação a essa conjuntura.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1211610.36661/2595-4520.2021v4i4.12116Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 94-1092595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12116/7812Copyright (c) 2021 Jeronimo Becker Flores, Valderez Marina do Rosário Limahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFlores, Jeronimo BeckerLima, Valderez Marina do Rosário2021-07-13T05:20:34Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12116Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:20:34Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul
title Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul
spellingShingle Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul
Flores, Jeronimo Becker
title_short Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul
title_full Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul
title_fullStr Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul
title_sort Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul
author Flores, Jeronimo Becker
author_facet Flores, Jeronimo Becker
Lima, Valderez Marina do Rosário
author_role author
author2 Lima, Valderez Marina do Rosário
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Jeronimo Becker
Lima, Valderez Marina do Rosário
description Este artigo versa sobre uma situação particular ocorrida no ano de 2020: o ensino remoto emergencial desenvolvido em função da pandemia da COVID-19. Objetivou-se compreender as dificuldades e oportunidades emergentes desse cenário para os professores de Ciências e Matemática, no contexto do Ensino Fundamental, na rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Em busca de compreensões para essa temática, realizou-se uma pesquisa do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa, cujo corpus foi analisado por meio de Análise Textual Discursiva (ATD). Resultados apontam como principais dificuldades a falta de fluência digital dos professores e o fato de eles não receberem o devido amparo e apoio. Também se percebe a baixa adesão dos estudantes às propostas. Como oportunidades, observou-se que os docentes adotaram práticas alternativas e efetuaram movimentos de incursões na cultura digital. Futuramente, este trabalho poderá ter continuidade, trazendo, assim, compreensões mais ampliadas em relação a essa conjuntura.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12116
10.36661/2595-4520.2021v4i4.12116
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12116
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i4.12116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12116/7812
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Jeronimo Becker Flores, Valderez Marina do Rosário Lima
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Jeronimo Becker Flores, Valderez Marina do Rosário Lima
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 94-109
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613219872768