Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12116 |
Resumo: | Este artigo versa sobre uma situação particular ocorrida no ano de 2020: o ensino remoto emergencial desenvolvido em função da pandemia da COVID-19. Objetivou-se compreender as dificuldades e oportunidades emergentes desse cenário para os professores de Ciências e Matemática, no contexto do Ensino Fundamental, na rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Em busca de compreensões para essa temática, realizou-se uma pesquisa do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa, cujo corpus foi analisado por meio de Análise Textual Discursiva (ATD). Resultados apontam como principais dificuldades a falta de fluência digital dos professores e o fato de eles não receberem o devido amparo e apoio. Também se percebe a baixa adesão dos estudantes às propostas. Como oportunidades, observou-se que os docentes adotaram práticas alternativas e efetuaram movimentos de incursões na cultura digital. Futuramente, este trabalho poderá ter continuidade, trazendo, assim, compreensões mais ampliadas em relação a essa conjuntura. |
id |
UFFS-2_7d7c56a2a7dbc6c54a4ff7ba5d523711 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12116 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do SulEste artigo versa sobre uma situação particular ocorrida no ano de 2020: o ensino remoto emergencial desenvolvido em função da pandemia da COVID-19. Objetivou-se compreender as dificuldades e oportunidades emergentes desse cenário para os professores de Ciências e Matemática, no contexto do Ensino Fundamental, na rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Em busca de compreensões para essa temática, realizou-se uma pesquisa do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa, cujo corpus foi analisado por meio de Análise Textual Discursiva (ATD). Resultados apontam como principais dificuldades a falta de fluência digital dos professores e o fato de eles não receberem o devido amparo e apoio. Também se percebe a baixa adesão dos estudantes às propostas. Como oportunidades, observou-se que os docentes adotaram práticas alternativas e efetuaram movimentos de incursões na cultura digital. Futuramente, este trabalho poderá ter continuidade, trazendo, assim, compreensões mais ampliadas em relação a essa conjuntura.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1211610.36661/2595-4520.2021v4i4.12116Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 94-1092595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12116/7812Copyright (c) 2021 Jeronimo Becker Flores, Valderez Marina do Rosário Limahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFlores, Jeronimo BeckerLima, Valderez Marina do Rosário2021-07-13T05:20:34Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12116Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:20:34Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul |
title |
Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul Flores, Jeronimo Becker |
title_short |
Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul |
title_full |
Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul |
title_sort |
Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul |
author |
Flores, Jeronimo Becker |
author_facet |
Flores, Jeronimo Becker Lima, Valderez Marina do Rosário |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Valderez Marina do Rosário |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, Jeronimo Becker Lima, Valderez Marina do Rosário |
description |
Este artigo versa sobre uma situação particular ocorrida no ano de 2020: o ensino remoto emergencial desenvolvido em função da pandemia da COVID-19. Objetivou-se compreender as dificuldades e oportunidades emergentes desse cenário para os professores de Ciências e Matemática, no contexto do Ensino Fundamental, na rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Em busca de compreensões para essa temática, realizou-se uma pesquisa do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa, cujo corpus foi analisado por meio de Análise Textual Discursiva (ATD). Resultados apontam como principais dificuldades a falta de fluência digital dos professores e o fato de eles não receberem o devido amparo e apoio. Também se percebe a baixa adesão dos estudantes às propostas. Como oportunidades, observou-se que os docentes adotaram práticas alternativas e efetuaram movimentos de incursões na cultura digital. Futuramente, este trabalho poderá ter continuidade, trazendo, assim, compreensões mais ampliadas em relação a essa conjuntura. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12116 10.36661/2595-4520.2021v4i4.12116 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12116 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i4.12116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12116/7812 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Jeronimo Becker Flores, Valderez Marina do Rosário Lima http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Jeronimo Becker Flores, Valderez Marina do Rosário Lima http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 94-109 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613219872768 |