AS EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO E PANDEMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lílian Carine Madureira Vieira da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pires de Castro, Khrysalis, Basso Soares Severo, Rita Cristine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2585
Resumo: Após um ano de pandemia causada pela Covid-19, os sujeitos que compõem a educação básica, docentes, discentes, famílias, ainda tentam se adaptar a esta nova realidade. Assim, neste artigo, propõe-se analisar os efeitos da pandemia diante da atual situação de trabalho dos docentes da educação básica da rede pública do Rio Grande do Sul. Para tanto foi feita entrevista estruturada com os profissionais que se voluntariaram a participar da pesquisa. As perguntas foram desenvolvidas a fim de responderem os nossos objetivos que são: compreender as experiências das professoras e professores frente ao ensino remoto durante a pandemia de Covid-19 e analisar as experiências de professores e professoras tensionando a formação docente e o currículo. Para tanto, utilizamos das lentes dos Estudos Culturais como ferramentas de análise dos fazeres e saberes da docência em tempos de pandemia e também no tensionamento do currículo escolar ante a atual situação vivida pela sociedade. Os resultados demonstram que o currículo, com seu modo de controle de espaço e tempo, não tem mais o mesmo alcance no espaço escolar e entre os alunos, evidenciando a incompatibilidade entre o ensino remoto e o currículo escolar tradicional. Desse modo, urge repensar a forma e as relações do ensino-aprendizagem na educação brasileira.
id Feevale-1_7c37801bbd482441e29759dc01f9307a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2585
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling AS EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO E PANDEMIADocênciaCurrículoPandemiaEnsino remotoEducação básicaApós um ano de pandemia causada pela Covid-19, os sujeitos que compõem a educação básica, docentes, discentes, famílias, ainda tentam se adaptar a esta nova realidade. Assim, neste artigo, propõe-se analisar os efeitos da pandemia diante da atual situação de trabalho dos docentes da educação básica da rede pública do Rio Grande do Sul. Para tanto foi feita entrevista estruturada com os profissionais que se voluntariaram a participar da pesquisa. As perguntas foram desenvolvidas a fim de responderem os nossos objetivos que são: compreender as experiências das professoras e professores frente ao ensino remoto durante a pandemia de Covid-19 e analisar as experiências de professores e professoras tensionando a formação docente e o currículo. Para tanto, utilizamos das lentes dos Estudos Culturais como ferramentas de análise dos fazeres e saberes da docência em tempos de pandemia e também no tensionamento do currículo escolar ante a atual situação vivida pela sociedade. Os resultados demonstram que o currículo, com seu modo de controle de espaço e tempo, não tem mais o mesmo alcance no espaço escolar e entre os alunos, evidenciando a incompatibilidade entre o ensino remoto e o currículo escolar tradicional. Desse modo, urge repensar a forma e as relações do ensino-aprendizagem na educação brasileira.Universidade Feevale2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/258510.25112/rpr.v3.2585Revista Prâksis; v. 3 (2021): A era do imprevisto: Pandemia Covid-19 – Parte 2; 238-2522448-19391807-111210.25112/rpr.v3ireponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2585/2924Copyright (c) 2021 Revista Prâksishttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Silva, Lílian Carine Madureira Vieira daPires de Castro, KhrysalisBasso Soares Severo, Rita Cristine2021-09-01T18:01:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2585Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2021-09-01T18:01:18Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv AS EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO E PANDEMIA
title AS EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO E PANDEMIA
spellingShingle AS EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO E PANDEMIA
Silva, Lílian Carine Madureira Vieira da
Docência
Currículo
Pandemia
Ensino remoto
Educação básica
title_short AS EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO E PANDEMIA
title_full AS EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO E PANDEMIA
title_fullStr AS EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO E PANDEMIA
title_full_unstemmed AS EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO E PANDEMIA
title_sort AS EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO E PANDEMIA
author Silva, Lílian Carine Madureira Vieira da
author_facet Silva, Lílian Carine Madureira Vieira da
Pires de Castro, Khrysalis
Basso Soares Severo, Rita Cristine
author_role author
author2 Pires de Castro, Khrysalis
Basso Soares Severo, Rita Cristine
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lílian Carine Madureira Vieira da
Pires de Castro, Khrysalis
Basso Soares Severo, Rita Cristine
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Currículo
Pandemia
Ensino remoto
Educação básica
topic Docência
Currículo
Pandemia
Ensino remoto
Educação básica
description Após um ano de pandemia causada pela Covid-19, os sujeitos que compõem a educação básica, docentes, discentes, famílias, ainda tentam se adaptar a esta nova realidade. Assim, neste artigo, propõe-se analisar os efeitos da pandemia diante da atual situação de trabalho dos docentes da educação básica da rede pública do Rio Grande do Sul. Para tanto foi feita entrevista estruturada com os profissionais que se voluntariaram a participar da pesquisa. As perguntas foram desenvolvidas a fim de responderem os nossos objetivos que são: compreender as experiências das professoras e professores frente ao ensino remoto durante a pandemia de Covid-19 e analisar as experiências de professores e professoras tensionando a formação docente e o currículo. Para tanto, utilizamos das lentes dos Estudos Culturais como ferramentas de análise dos fazeres e saberes da docência em tempos de pandemia e também no tensionamento do currículo escolar ante a atual situação vivida pela sociedade. Os resultados demonstram que o currículo, com seu modo de controle de espaço e tempo, não tem mais o mesmo alcance no espaço escolar e entre os alunos, evidenciando a incompatibilidade entre o ensino remoto e o currículo escolar tradicional. Desse modo, urge repensar a forma e as relações do ensino-aprendizagem na educação brasileira.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2585
10.25112/rpr.v3.2585
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2585
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v3.2585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2585/2924
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Prâksis
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Prâksis
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 3 (2021): A era do imprevisto: Pandemia Covid-19 – Parte 2; 238-252
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v3i
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325125361172480