Concepções e Expectativas de Alunos na Educação de Jovens e Adultos acerca do Ensino de Ciências: Um Estudo Investigativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasques, Cristiane Cordeiro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Messeder, Jorge Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11286
Resumo: Este estudo apresenta o relato de uma pesquisa realizada em uma escola municipal do Rio de Janeiro sobre as expectativas e concepções dos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) utilizando o ensino de ciências como viés investigativo. Foi realizada uma entrevista que coletou dados sobre a percepção dos alunos sobre o ensino de ciências e uma roda de conversa onde se buscou ampliar as concepções identificadas na entrevista. Este estudo contou com o contributo de autores como Pozo e Gómez Crespo (2009), Freire (2005), Bizzo (2012) e outros, para subsidiar a análise dos dados e a compreensão dos processos identificados.
id UFFS-2_84c01b6801b774084f65235e02269522
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11286
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Concepções e Expectativas de Alunos na Educação de Jovens e Adultos acerca do Ensino de Ciências: Um Estudo InvestigativoEste estudo apresenta o relato de uma pesquisa realizada em uma escola municipal do Rio de Janeiro sobre as expectativas e concepções dos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) utilizando o ensino de ciências como viés investigativo. Foi realizada uma entrevista que coletou dados sobre a percepção dos alunos sobre o ensino de ciências e uma roda de conversa onde se buscou ampliar as concepções identificadas na entrevista. Este estudo contou com o contributo de autores como Pozo e Gómez Crespo (2009), Freire (2005), Bizzo (2012) e outros, para subsidiar a análise dos dados e a compreensão dos processos identificados.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1128610.36661/2595-4520.2020v3i2.11286Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 521-5382595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11286/7497Copyright (c) 2020 Cristiane Cordeiro Vasques, Jorge Cardoso Messederhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasques, Cristiane CordeiroMesseder, Jorge Cardoso2021-07-13T05:23:24Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11286Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:24Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções e Expectativas de Alunos na Educação de Jovens e Adultos acerca do Ensino de Ciências: Um Estudo Investigativo
title Concepções e Expectativas de Alunos na Educação de Jovens e Adultos acerca do Ensino de Ciências: Um Estudo Investigativo
spellingShingle Concepções e Expectativas de Alunos na Educação de Jovens e Adultos acerca do Ensino de Ciências: Um Estudo Investigativo
Vasques, Cristiane Cordeiro
title_short Concepções e Expectativas de Alunos na Educação de Jovens e Adultos acerca do Ensino de Ciências: Um Estudo Investigativo
title_full Concepções e Expectativas de Alunos na Educação de Jovens e Adultos acerca do Ensino de Ciências: Um Estudo Investigativo
title_fullStr Concepções e Expectativas de Alunos na Educação de Jovens e Adultos acerca do Ensino de Ciências: Um Estudo Investigativo
title_full_unstemmed Concepções e Expectativas de Alunos na Educação de Jovens e Adultos acerca do Ensino de Ciências: Um Estudo Investigativo
title_sort Concepções e Expectativas de Alunos na Educação de Jovens e Adultos acerca do Ensino de Ciências: Um Estudo Investigativo
author Vasques, Cristiane Cordeiro
author_facet Vasques, Cristiane Cordeiro
Messeder, Jorge Cardoso
author_role author
author2 Messeder, Jorge Cardoso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasques, Cristiane Cordeiro
Messeder, Jorge Cardoso
description Este estudo apresenta o relato de uma pesquisa realizada em uma escola municipal do Rio de Janeiro sobre as expectativas e concepções dos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) utilizando o ensino de ciências como viés investigativo. Foi realizada uma entrevista que coletou dados sobre a percepção dos alunos sobre o ensino de ciências e uma roda de conversa onde se buscou ampliar as concepções identificadas na entrevista. Este estudo contou com o contributo de autores como Pozo e Gómez Crespo (2009), Freire (2005), Bizzo (2012) e outros, para subsidiar a análise dos dados e a compreensão dos processos identificados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11286
10.36661/2595-4520.2020v3i2.11286
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11286
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11286/7497
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cristiane Cordeiro Vasques, Jorge Cardoso Messeder
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cristiane Cordeiro Vasques, Jorge Cardoso Messeder
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 521-538
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612408274944