Percepción ambiental de estudiantes de la enseñanza fundamental sobre el Parque Natural Municipal de los Morros (Santa Maria, RS, Brasil)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13209 |
Resumo: | Este estudo é dedicado às Unidades de Conservação de Proteção Integral, aqui, especificamente, à categoria Parque Natural Municipal, chamada “Parque Natural Municipal dos Morros” (PNMM), situado em Santa Maria (Rio Grande do Sul, Brasil). O Parque está localizado em uma zona de transição geomorfológica e fitoecológica, entre os biomas Mata Atlântica e Pampa, com flora e fauna características e dotado de uma privilegiada beleza cênica. O objetivo deste estudo foi o de investigar a percepção ambiental de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa. Hylda Vasconcellos sobre o PNMM, tendo em vista a elaboração de ações para motivar o conhecimento sobre o espaço, fomentar o pertencimento e a sua conservação, considerando que a escola está situada na zona de amortecimento do Parque. A coleta de dados foi realizada por meio de desenhos, com o uso da dinâmica chamada “Tela de Pintura”. Quanto à percepção dos estudantes, apesar de morarem no entorno do PNMM, a maioria não conhecia a Unidade de Conservação ou tinha uma visão parcial a seu respeito. Com o desenvolvimento das ações de Educação Ambiental, os estudantes terão a oportunidade de conhecer o PNMM - história, biodiversidade, pressões ambientais, e serão convidados a se tornar “Guardiães do PNMM”. |
id |
UFFS-2_89be2b6c1f78582c446a49479111d8f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/13209 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepción ambiental de estudiantes de la enseñanza fundamental sobre el Parque Natural Municipal de los Morros (Santa Maria, RS, Brasil)Environmental perception of elementary school students about the Municipal Natural Park of Morros (Santa Maria, RS, Brazil)Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental sobre o Parque Natural Municipal dos Morros (Santa Maria, RS, Brasil)Este estudo é dedicado às Unidades de Conservação de Proteção Integral, aqui, especificamente, à categoria Parque Natural Municipal, chamada “Parque Natural Municipal dos Morros” (PNMM), situado em Santa Maria (Rio Grande do Sul, Brasil). O Parque está localizado em uma zona de transição geomorfológica e fitoecológica, entre os biomas Mata Atlântica e Pampa, com flora e fauna características e dotado de uma privilegiada beleza cênica. O objetivo deste estudo foi o de investigar a percepção ambiental de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa. Hylda Vasconcellos sobre o PNMM, tendo em vista a elaboração de ações para motivar o conhecimento sobre o espaço, fomentar o pertencimento e a sua conservação, considerando que a escola está situada na zona de amortecimento do Parque. A coleta de dados foi realizada por meio de desenhos, com o uso da dinâmica chamada “Tela de Pintura”. Quanto à percepção dos estudantes, apesar de morarem no entorno do PNMM, a maioria não conhecia a Unidade de Conservação ou tinha uma visão parcial a seu respeito. Com o desenvolvimento das ações de Educação Ambiental, os estudantes terão a oportunidade de conhecer o PNMM - história, biodiversidade, pressões ambientais, e serão convidados a se tornar “Guardiães do PNMM”.Este estudio está dedicado a las Unidades de Conservación de Protección Integral, aquí, específicamente, a la categoría Parque Natural Municipal, llamada "Parque Natural Municipal dos Morros" (PNMM), situado en Santa Maria (Rio Grande do Sul, Brasil). El Parque está ubicado en una zona de transición geomorfológica y fitoecológica, entre los biomas Mata Atlántica y Pampa, con flora y fauna características y dotado de una privilegiada belleza escénica. El objetivo de este estudio fue investigar la percepción ambiental de los estudiantes de la Escuela Municipal de Enseñanza Primaria Profa. Hylda Vasconcellos sobre el PNMM, con vistas a la elaboración de acciones para motivar el conocimiento sobre el espacio, fomentar la pertenencia y su conservación, considerando que la escuela está situada en la zona de amortiguamiento del Parque. La recolección de datos fue realizada por medio de dibujos, con el uso de la dinámica llamada "Tela de Pintura". En cuanto a la percepción de los estudiantes, a pesar de vivir en el entorno del PNMM, la mayoría no conocía la Unidad de Conservación o tenía una visión parcial al respecto. Con el desarrollo de las acciones de Educación Ambiental, los estudiantes tendrán la oportunidad de conocer el PNMM - historia, biodiversidad, presiones ambientales, y serán invitados a convertirse en "Guardianes del PNMM".This study is dedicated to the Conservation Units of Integral Protection, here, specifically, to the category Municipal Natural Park, called "Parque Natural Municipal dos Morros" (PNMM), located in Santa Maria (Rio Grande do Sul, Brazil). The Park is located in an area of geomorphological and phytoecological transition, between the Atlantic Forest and Pampa biomes, with characteristic flora and fauna and endowed with a privileged scenic beauty. The objective of this study was to investigate the environmental perception of students of the Municipal Elementary School Profa. Hylda Vasconcellos on the PNMM, with a view to developing actions to motivate knowledge about space, foster belonging and its conservation, considering that the school is located in the buffer zone of the Park. Data collection was performed through drawings, using the dynamics called "Canvas Painting". As for the perception of students, despite living in the surroundings of the PNMM, most did not know the Conservation Unit or had a partial view about it. With the development of Environmental Education actions, students will have the opportunity to know the PNMM - history, biodiversity, environmental pressures, and will be invited to become "PNMM Guardians".Universidade Federal da Fronteira Sul2023-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1320910.36661/2595-4520.2023v6n6.13209Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 1-212595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13209/9075Copyright (c) 2023 Edna Mara Da Silva Borgias, Marina Deon Ferrarese, Thaís Scotti Do Canto-Dorowhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorgias, Edna Mara da SilvaFerrarese, Marina Deondo Canto-Dorow, Thaís Scotti2024-03-13T19:13:32Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13209Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-03-13T19:13:32Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepción ambiental de estudiantes de la enseñanza fundamental sobre el Parque Natural Municipal de los Morros (Santa Maria, RS, Brasil) Environmental perception of elementary school students about the Municipal Natural Park of Morros (Santa Maria, RS, Brazil) Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental sobre o Parque Natural Municipal dos Morros (Santa Maria, RS, Brasil) |
title |
Percepción ambiental de estudiantes de la enseñanza fundamental sobre el Parque Natural Municipal de los Morros (Santa Maria, RS, Brasil) |
spellingShingle |
Percepción ambiental de estudiantes de la enseñanza fundamental sobre el Parque Natural Municipal de los Morros (Santa Maria, RS, Brasil) Borgias, Edna Mara da Silva |
title_short |
Percepción ambiental de estudiantes de la enseñanza fundamental sobre el Parque Natural Municipal de los Morros (Santa Maria, RS, Brasil) |
title_full |
Percepción ambiental de estudiantes de la enseñanza fundamental sobre el Parque Natural Municipal de los Morros (Santa Maria, RS, Brasil) |
title_fullStr |
Percepción ambiental de estudiantes de la enseñanza fundamental sobre el Parque Natural Municipal de los Morros (Santa Maria, RS, Brasil) |
title_full_unstemmed |
Percepción ambiental de estudiantes de la enseñanza fundamental sobre el Parque Natural Municipal de los Morros (Santa Maria, RS, Brasil) |
title_sort |
Percepción ambiental de estudiantes de la enseñanza fundamental sobre el Parque Natural Municipal de los Morros (Santa Maria, RS, Brasil) |
author |
Borgias, Edna Mara da Silva |
author_facet |
Borgias, Edna Mara da Silva Ferrarese, Marina Deon do Canto-Dorow, Thaís Scotti |
author_role |
author |
author2 |
Ferrarese, Marina Deon do Canto-Dorow, Thaís Scotti |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borgias, Edna Mara da Silva Ferrarese, Marina Deon do Canto-Dorow, Thaís Scotti |
description |
Este estudo é dedicado às Unidades de Conservação de Proteção Integral, aqui, especificamente, à categoria Parque Natural Municipal, chamada “Parque Natural Municipal dos Morros” (PNMM), situado em Santa Maria (Rio Grande do Sul, Brasil). O Parque está localizado em uma zona de transição geomorfológica e fitoecológica, entre os biomas Mata Atlântica e Pampa, com flora e fauna características e dotado de uma privilegiada beleza cênica. O objetivo deste estudo foi o de investigar a percepção ambiental de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa. Hylda Vasconcellos sobre o PNMM, tendo em vista a elaboração de ações para motivar o conhecimento sobre o espaço, fomentar o pertencimento e a sua conservação, considerando que a escola está situada na zona de amortecimento do Parque. A coleta de dados foi realizada por meio de desenhos, com o uso da dinâmica chamada “Tela de Pintura”. Quanto à percepção dos estudantes, apesar de morarem no entorno do PNMM, a maioria não conhecia a Unidade de Conservação ou tinha uma visão parcial a seu respeito. Com o desenvolvimento das ações de Educação Ambiental, os estudantes terão a oportunidade de conhecer o PNMM - história, biodiversidade, pressões ambientais, e serão convidados a se tornar “Guardiães do PNMM”. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13209 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13209 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13209 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2023v6n6.13209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13209/9075 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Edna Mara Da Silva Borgias, Marina Deon Ferrarese, Thaís Scotti Do Canto-Dorow http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Edna Mara Da Silva Borgias, Marina Deon Ferrarese, Thaís Scotti Do Canto-Dorow http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 1-21 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221614213922816 |