Percepción ambiental de estudiantes de la enseñanza fundamental sobre el Parque Natural Municipal de los Morros (Santa Maria, RS, Brasil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borgias, Edna Mara da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferrarese, Marina Deon, do Canto-Dorow, Thaís Scotti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13209
Resumo: Este estudo é dedicado às Unidades de Conservação de Proteção Integral, aqui, especificamente, à categoria Parque Natural Municipal, chamada “Parque Natural Municipal dos Morros” (PNMM), situado em Santa Maria (Rio Grande do Sul, Brasil).  O Parque está localizado em uma zona de transição geomorfológica e fitoecológica, entre os biomas Mata Atlântica e Pampa, com flora e fauna características e dotado de uma privilegiada beleza cênica. O objetivo deste estudo foi o de investigar a percepção ambiental de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa. Hylda Vasconcellos sobre o PNMM, tendo em vista a elaboração de ações para motivar o conhecimento sobre o espaço, fomentar o pertencimento e a sua conservação, considerando que a escola está situada na zona de amortecimento do Parque. A coleta de dados foi realizada por meio de desenhos, com o uso da dinâmica chamada “Tela de Pintura”. Quanto à percepção dos estudantes, apesar de morarem no entorno do PNMM, a maioria não conhecia a Unidade de Conservação ou tinha uma visão parcial a seu respeito. Com o desenvolvimento das ações de Educação Ambiental, os estudantes terão a oportunidade de conhecer o PNMM - história, biodiversidade, pressões ambientais, e serão convidados a se tornar “Guardiães do PNMM”.
id UFFS-2_89be2b6c1f78582c446a49479111d8f1
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/13209
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Percepción ambiental de estudiantes de la enseñanza fundamental sobre el Parque Natural Municipal de los Morros (Santa Maria, RS, Brasil)Environmental perception of elementary school students about the Municipal Natural Park of Morros (Santa Maria, RS, Brazil)Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental sobre o Parque Natural Municipal dos Morros (Santa Maria, RS, Brasil)Este estudo é dedicado às Unidades de Conservação de Proteção Integral, aqui, especificamente, à categoria Parque Natural Municipal, chamada “Parque Natural Municipal dos Morros” (PNMM), situado em Santa Maria (Rio Grande do Sul, Brasil).  O Parque está localizado em uma zona de transição geomorfológica e fitoecológica, entre os biomas Mata Atlântica e Pampa, com flora e fauna características e dotado de uma privilegiada beleza cênica. O objetivo deste estudo foi o de investigar a percepção ambiental de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa. Hylda Vasconcellos sobre o PNMM, tendo em vista a elaboração de ações para motivar o conhecimento sobre o espaço, fomentar o pertencimento e a sua conservação, considerando que a escola está situada na zona de amortecimento do Parque. A coleta de dados foi realizada por meio de desenhos, com o uso da dinâmica chamada “Tela de Pintura”. Quanto à percepção dos estudantes, apesar de morarem no entorno do PNMM, a maioria não conhecia a Unidade de Conservação ou tinha uma visão parcial a seu respeito. Com o desenvolvimento das ações de Educação Ambiental, os estudantes terão a oportunidade de conhecer o PNMM - história, biodiversidade, pressões ambientais, e serão convidados a se tornar “Guardiães do PNMM”.Este estudio está dedicado a las Unidades de Conservación de Protección Integral, aquí, específicamente, a la categoría Parque Natural Municipal, llamada "Parque Natural Municipal dos Morros" (PNMM), situado en Santa Maria (Rio Grande do Sul, Brasil).  El Parque está ubicado en una zona de transición geomorfológica y fitoecológica, entre los biomas Mata Atlántica y Pampa, con flora y fauna características y dotado de una privilegiada belleza escénica. El objetivo de este estudio fue investigar la percepción ambiental de los estudiantes de la Escuela Municipal de Enseñanza Primaria Profa. Hylda Vasconcellos sobre el PNMM, con vistas a la elaboración de acciones para motivar el conocimiento sobre el espacio, fomentar la pertenencia y su conservación, considerando que la escuela está situada en la zona de amortiguamiento del Parque. La recolección de datos fue realizada por medio de dibujos, con el uso de la dinámica llamada "Tela de Pintura". En cuanto a la percepción de los estudiantes, a pesar de vivir en el entorno del PNMM, la mayoría no conocía la Unidad de Conservación o tenía una visión parcial al respecto. Con el desarrollo de las acciones de Educación Ambiental, los estudiantes tendrán la oportunidad de conocer el PNMM - historia, biodiversidad, presiones ambientales, y serán invitados a convertirse en "Guardianes del PNMM".This study is dedicated to the Conservation Units of Integral Protection, here, specifically, to the category Municipal Natural Park, called "Parque Natural Municipal dos Morros" (PNMM), located in Santa Maria (Rio Grande do Sul, Brazil).  The Park is located in an area of geomorphological and phytoecological transition, between the Atlantic Forest and Pampa biomes, with characteristic flora and fauna and endowed with a privileged scenic beauty. The objective of this study was to investigate the environmental perception of students of the Municipal Elementary School Profa. Hylda Vasconcellos on the PNMM, with a view to developing actions to motivate knowledge about space, foster belonging and its conservation, considering that the school is located in the buffer zone of the Park. Data collection was performed through drawings, using the dynamics called "Canvas Painting". As for the perception of students, despite living in the surroundings of the PNMM, most did not know the Conservation Unit or had a partial view about it. With the development of Environmental Education actions, students will have the opportunity to know the PNMM - history, biodiversity, environmental pressures, and will be invited to become "PNMM Guardians".Universidade Federal da Fronteira Sul2023-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1320910.36661/2595-4520.2023v6n6.13209Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 1-212595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13209/9075Copyright (c) 2023 Edna Mara Da Silva Borgias, Marina Deon Ferrarese, Thaís Scotti Do Canto-Dorowhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorgias, Edna Mara da SilvaFerrarese, Marina Deondo Canto-Dorow, Thaís Scotti2024-03-13T19:13:32Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13209Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-03-13T19:13:32Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepción ambiental de estudiantes de la enseñanza fundamental sobre el Parque Natural Municipal de los Morros (Santa Maria, RS, Brasil)
Environmental perception of elementary school students about the Municipal Natural Park of Morros (Santa Maria, RS, Brazil)
Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental sobre o Parque Natural Municipal dos Morros (Santa Maria, RS, Brasil)
title Percepción ambiental de estudiantes de la enseñanza fundamental sobre el Parque Natural Municipal de los Morros (Santa Maria, RS, Brasil)
spellingShingle Percepción ambiental de estudiantes de la enseñanza fundamental sobre el Parque Natural Municipal de los Morros (Santa Maria, RS, Brasil)
Borgias, Edna Mara da Silva
title_short Percepción ambiental de estudiantes de la enseñanza fundamental sobre el Parque Natural Municipal de los Morros (Santa Maria, RS, Brasil)
title_full Percepción ambiental de estudiantes de la enseñanza fundamental sobre el Parque Natural Municipal de los Morros (Santa Maria, RS, Brasil)
title_fullStr Percepción ambiental de estudiantes de la enseñanza fundamental sobre el Parque Natural Municipal de los Morros (Santa Maria, RS, Brasil)
title_full_unstemmed Percepción ambiental de estudiantes de la enseñanza fundamental sobre el Parque Natural Municipal de los Morros (Santa Maria, RS, Brasil)
title_sort Percepción ambiental de estudiantes de la enseñanza fundamental sobre el Parque Natural Municipal de los Morros (Santa Maria, RS, Brasil)
author Borgias, Edna Mara da Silva
author_facet Borgias, Edna Mara da Silva
Ferrarese, Marina Deon
do Canto-Dorow, Thaís Scotti
author_role author
author2 Ferrarese, Marina Deon
do Canto-Dorow, Thaís Scotti
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borgias, Edna Mara da Silva
Ferrarese, Marina Deon
do Canto-Dorow, Thaís Scotti
description Este estudo é dedicado às Unidades de Conservação de Proteção Integral, aqui, especificamente, à categoria Parque Natural Municipal, chamada “Parque Natural Municipal dos Morros” (PNMM), situado em Santa Maria (Rio Grande do Sul, Brasil).  O Parque está localizado em uma zona de transição geomorfológica e fitoecológica, entre os biomas Mata Atlântica e Pampa, com flora e fauna características e dotado de uma privilegiada beleza cênica. O objetivo deste estudo foi o de investigar a percepção ambiental de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa. Hylda Vasconcellos sobre o PNMM, tendo em vista a elaboração de ações para motivar o conhecimento sobre o espaço, fomentar o pertencimento e a sua conservação, considerando que a escola está situada na zona de amortecimento do Parque. A coleta de dados foi realizada por meio de desenhos, com o uso da dinâmica chamada “Tela de Pintura”. Quanto à percepção dos estudantes, apesar de morarem no entorno do PNMM, a maioria não conhecia a Unidade de Conservação ou tinha uma visão parcial a seu respeito. Com o desenvolvimento das ações de Educação Ambiental, os estudantes terão a oportunidade de conhecer o PNMM - história, biodiversidade, pressões ambientais, e serão convidados a se tornar “Guardiães do PNMM”.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13209
10.36661/2595-4520.2023v6n6.13209
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13209
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13209/9075
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Edna Mara Da Silva Borgias, Marina Deon Ferrarese, Thaís Scotti Do Canto-Dorow
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Edna Mara Da Silva Borgias, Marina Deon Ferrarese, Thaís Scotti Do Canto-Dorow
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 1-21
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221614213922816