Estratégias práticas de ensino sobre insetos para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goldschmidt, Andréa Inês
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Castiglione, Daniela da Silva, Ferreira, Sabrina Antunes, Leonardi, Ariadne de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11895
Resumo: Oportunizar um ensino de ciências mais prático e didático possível pode ser mais atrativo e facilitador para o aluno aprender. O artigo objetivou elaborar, desenvolver e validar uma estratégia didática sobre a temática inseto para anos iniciais do ensino fundamental, oportunizando a compreensão das características deste grupo animal; bem como esclarecer a acerca da importância dos insetos na manutenção do equilíbrio do meio. Estas foram desenvolvidas com 165 alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Palmeira das Missões, RS. Os resultados provenientes de um questionário, foram submetidos à análise de conteúdo e categorização e evidenciaram sobre o que os alunos mais gostaram e aprenderam nas atividades. Os estudantes destacaram os conhecimentos aprendidos sobre as características que identificam os insetos (sejam, as partes do corpo, metamorfose, representantes ou exoesqueleto), seguido da experiência em observar as abelhas, a atividade envolvendo a polinização e o jogo desenvolvido ao ar livre. Os resultados evidenciam que as atividades desenvolvidas foram todas citadas, em maior ou menor quantidade, podendo-se inferir que a sequência didática foi importante e proveitosa, contando com o envolvimento dos alunos, proporcionando um processo de ensino aprendizagem eficaz e prazeroso. 
id UFFS-2_933ebd56a71f15e08c736b92ff7448ee
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11895
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Estratégias práticas de ensino sobre insetos para alunos dos anos iniciais do ensino fundamentalOportunizar um ensino de ciências mais prático e didático possível pode ser mais atrativo e facilitador para o aluno aprender. O artigo objetivou elaborar, desenvolver e validar uma estratégia didática sobre a temática inseto para anos iniciais do ensino fundamental, oportunizando a compreensão das características deste grupo animal; bem como esclarecer a acerca da importância dos insetos na manutenção do equilíbrio do meio. Estas foram desenvolvidas com 165 alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Palmeira das Missões, RS. Os resultados provenientes de um questionário, foram submetidos à análise de conteúdo e categorização e evidenciaram sobre o que os alunos mais gostaram e aprenderam nas atividades. Os estudantes destacaram os conhecimentos aprendidos sobre as características que identificam os insetos (sejam, as partes do corpo, metamorfose, representantes ou exoesqueleto), seguido da experiência em observar as abelhas, a atividade envolvendo a polinização e o jogo desenvolvido ao ar livre. Os resultados evidenciam que as atividades desenvolvidas foram todas citadas, em maior ou menor quantidade, podendo-se inferir que a sequência didática foi importante e proveitosa, contando com o envolvimento dos alunos, proporcionando um processo de ensino aprendizagem eficaz e prazeroso. Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1189510.36661/2595-4520.2022v5n1.11895Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 592-6092595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11895/8460Copyright (c) 2022 Andréa Inês Goldschmidt, Daniela da Silva Castiglione, Sabrina Antunes Ferreira, Ariadne de Freitas Leonardihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGoldschmidt, Andréa InêsCastiglione, Daniela da SilvaFerreira, Sabrina AntunesLeonardi, Ariadne de Freitas2022-07-22T19:44:36Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11895Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T19:44:36Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias práticas de ensino sobre insetos para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
title Estratégias práticas de ensino sobre insetos para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Estratégias práticas de ensino sobre insetos para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
Goldschmidt, Andréa Inês
title_short Estratégias práticas de ensino sobre insetos para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Estratégias práticas de ensino sobre insetos para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Estratégias práticas de ensino sobre insetos para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Estratégias práticas de ensino sobre insetos para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Estratégias práticas de ensino sobre insetos para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
author Goldschmidt, Andréa Inês
author_facet Goldschmidt, Andréa Inês
Castiglione, Daniela da Silva
Ferreira, Sabrina Antunes
Leonardi, Ariadne de Freitas
author_role author
author2 Castiglione, Daniela da Silva
Ferreira, Sabrina Antunes
Leonardi, Ariadne de Freitas
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goldschmidt, Andréa Inês
Castiglione, Daniela da Silva
Ferreira, Sabrina Antunes
Leonardi, Ariadne de Freitas
description Oportunizar um ensino de ciências mais prático e didático possível pode ser mais atrativo e facilitador para o aluno aprender. O artigo objetivou elaborar, desenvolver e validar uma estratégia didática sobre a temática inseto para anos iniciais do ensino fundamental, oportunizando a compreensão das características deste grupo animal; bem como esclarecer a acerca da importância dos insetos na manutenção do equilíbrio do meio. Estas foram desenvolvidas com 165 alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Palmeira das Missões, RS. Os resultados provenientes de um questionário, foram submetidos à análise de conteúdo e categorização e evidenciaram sobre o que os alunos mais gostaram e aprenderam nas atividades. Os estudantes destacaram os conhecimentos aprendidos sobre as características que identificam os insetos (sejam, as partes do corpo, metamorfose, representantes ou exoesqueleto), seguido da experiência em observar as abelhas, a atividade envolvendo a polinização e o jogo desenvolvido ao ar livre. Os resultados evidenciam que as atividades desenvolvidas foram todas citadas, em maior ou menor quantidade, podendo-se inferir que a sequência didática foi importante e proveitosa, contando com o envolvimento dos alunos, proporcionando um processo de ensino aprendizagem eficaz e prazeroso. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11895
10.36661/2595-4520.2022v5n1.11895
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11895
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2022v5n1.11895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11895/8460
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 592-609
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612884328448