Estratégias práticas de ensino sobre insetos para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11895 |
Resumo: | Oportunizar um ensino de ciências mais prático e didático possível pode ser mais atrativo e facilitador para o aluno aprender. O artigo objetivou elaborar, desenvolver e validar uma estratégia didática sobre a temática inseto para anos iniciais do ensino fundamental, oportunizando a compreensão das características deste grupo animal; bem como esclarecer a acerca da importância dos insetos na manutenção do equilíbrio do meio. Estas foram desenvolvidas com 165 alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Palmeira das Missões, RS. Os resultados provenientes de um questionário, foram submetidos à análise de conteúdo e categorização e evidenciaram sobre o que os alunos mais gostaram e aprenderam nas atividades. Os estudantes destacaram os conhecimentos aprendidos sobre as características que identificam os insetos (sejam, as partes do corpo, metamorfose, representantes ou exoesqueleto), seguido da experiência em observar as abelhas, a atividade envolvendo a polinização e o jogo desenvolvido ao ar livre. Os resultados evidenciam que as atividades desenvolvidas foram todas citadas, em maior ou menor quantidade, podendo-se inferir que a sequência didática foi importante e proveitosa, contando com o envolvimento dos alunos, proporcionando um processo de ensino aprendizagem eficaz e prazeroso. |
id |
UFFS-2_933ebd56a71f15e08c736b92ff7448ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11895 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias práticas de ensino sobre insetos para alunos dos anos iniciais do ensino fundamentalOportunizar um ensino de ciências mais prático e didático possível pode ser mais atrativo e facilitador para o aluno aprender. O artigo objetivou elaborar, desenvolver e validar uma estratégia didática sobre a temática inseto para anos iniciais do ensino fundamental, oportunizando a compreensão das características deste grupo animal; bem como esclarecer a acerca da importância dos insetos na manutenção do equilíbrio do meio. Estas foram desenvolvidas com 165 alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Palmeira das Missões, RS. Os resultados provenientes de um questionário, foram submetidos à análise de conteúdo e categorização e evidenciaram sobre o que os alunos mais gostaram e aprenderam nas atividades. Os estudantes destacaram os conhecimentos aprendidos sobre as características que identificam os insetos (sejam, as partes do corpo, metamorfose, representantes ou exoesqueleto), seguido da experiência em observar as abelhas, a atividade envolvendo a polinização e o jogo desenvolvido ao ar livre. Os resultados evidenciam que as atividades desenvolvidas foram todas citadas, em maior ou menor quantidade, podendo-se inferir que a sequência didática foi importante e proveitosa, contando com o envolvimento dos alunos, proporcionando um processo de ensino aprendizagem eficaz e prazeroso. Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1189510.36661/2595-4520.2022v5n1.11895Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 592-6092595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11895/8460Copyright (c) 2022 Andréa Inês Goldschmidt, Daniela da Silva Castiglione, Sabrina Antunes Ferreira, Ariadne de Freitas Leonardihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGoldschmidt, Andréa InêsCastiglione, Daniela da SilvaFerreira, Sabrina AntunesLeonardi, Ariadne de Freitas2022-07-22T19:44:36Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11895Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T19:44:36Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias práticas de ensino sobre insetos para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
Estratégias práticas de ensino sobre insetos para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Estratégias práticas de ensino sobre insetos para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental Goldschmidt, Andréa Inês |
title_short |
Estratégias práticas de ensino sobre insetos para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Estratégias práticas de ensino sobre insetos para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Estratégias práticas de ensino sobre insetos para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Estratégias práticas de ensino sobre insetos para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Estratégias práticas de ensino sobre insetos para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Goldschmidt, Andréa Inês |
author_facet |
Goldschmidt, Andréa Inês Castiglione, Daniela da Silva Ferreira, Sabrina Antunes Leonardi, Ariadne de Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Castiglione, Daniela da Silva Ferreira, Sabrina Antunes Leonardi, Ariadne de Freitas |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goldschmidt, Andréa Inês Castiglione, Daniela da Silva Ferreira, Sabrina Antunes Leonardi, Ariadne de Freitas |
description |
Oportunizar um ensino de ciências mais prático e didático possível pode ser mais atrativo e facilitador para o aluno aprender. O artigo objetivou elaborar, desenvolver e validar uma estratégia didática sobre a temática inseto para anos iniciais do ensino fundamental, oportunizando a compreensão das características deste grupo animal; bem como esclarecer a acerca da importância dos insetos na manutenção do equilíbrio do meio. Estas foram desenvolvidas com 165 alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Palmeira das Missões, RS. Os resultados provenientes de um questionário, foram submetidos à análise de conteúdo e categorização e evidenciaram sobre o que os alunos mais gostaram e aprenderam nas atividades. Os estudantes destacaram os conhecimentos aprendidos sobre as características que identificam os insetos (sejam, as partes do corpo, metamorfose, representantes ou exoesqueleto), seguido da experiência em observar as abelhas, a atividade envolvendo a polinização e o jogo desenvolvido ao ar livre. Os resultados evidenciam que as atividades desenvolvidas foram todas citadas, em maior ou menor quantidade, podendo-se inferir que a sequência didática foi importante e proveitosa, contando com o envolvimento dos alunos, proporcionando um processo de ensino aprendizagem eficaz e prazeroso. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11895 10.36661/2595-4520.2022v5n1.11895 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11895 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n1.11895 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11895/8460 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 592-609 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612884328448 |