Análise dos modelos didáticos apresentados por um grupo de licenciandos em Educação do Campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osório, Ticiane da Rosa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Miranda, Ana Carolina Gomes, Deble, Leonardo Paz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12856
Resumo: Este trabalho apresenta um recorte de uma intervenção desenvolvida com 14 acadêmicos do 2º semestre do Curso Educação do Campo. Objetivou-se analisar os modelos didáticos pessoais dos acadêmicos, quanto às quatro Dimensões didáticas propostas por Garcia Pérez (2000), por meio dos planos de aulas elaborados antes e depois da intervenção. Além disso, também foram analisadas as metodologias de ensino e formas de avaliar. Metodologicamente esta pesquisa é qualitativa quanto a sua natureza e exploratória quanto a seus objetivos. Resultados revelaram inicialmente que os acadêmicos incluem em seus planos de aula aspectos do MD Tradicional (72%), equivalente nas quatro dimensões didáticas e Apenas 28% foram classificados como Tecnológicos e Espontaneístas. Entretanto, após a intervenção, houve compreensões significativas sobre o fazer docente. Por fim, destaca-se a importância de intervenções de caráter teórico-metodológico na formação inicial de professores, pois percebeu-se a inserção de novas metodologias para o ensino de Ciências da Natureza, pode contribuir de forma significativa para modelos didáticos mais construtivistas.
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