Análise dos modelos didáticos apresentados por um grupo de licenciandos em Educação do Campo
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12856 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um recorte de uma intervenção desenvolvida com 14 acadêmicos do 2º semestre do Curso Educação do Campo. Objetivou-se analisar os modelos didáticos pessoais dos acadêmicos, quanto às quatro Dimensões didáticas propostas por Garcia Pérez (2000), por meio dos planos de aulas elaborados antes e depois da intervenção. Além disso, também foram analisadas as metodologias de ensino e formas de avaliar. Metodologicamente esta pesquisa é qualitativa quanto a sua natureza e exploratória quanto a seus objetivos. Resultados revelaram inicialmente que os acadêmicos incluem em seus planos de aula aspectos do MD Tradicional (72%), equivalente nas quatro dimensões didáticas e Apenas 28% foram classificados como Tecnológicos e Espontaneístas. Entretanto, após a intervenção, houve compreensões significativas sobre o fazer docente. Por fim, destaca-se a importância de intervenções de caráter teórico-metodológico na formação inicial de professores, pois percebeu-se a inserção de novas metodologias para o ensino de Ciências da Natureza, pode contribuir de forma significativa para modelos didáticos mais construtivistas. |
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Análise dos modelos didáticos apresentados por um grupo de licenciandos em Educação do CampoAnálisis de modelos didácticos personales presentados por un grupo de estudiantes de grado en Educación RuralAnalysis of personal didactic models presented by a group of undergraduates in Rural EducationEste trabalho apresenta um recorte de uma intervenção desenvolvida com 14 acadêmicos do 2º semestre do Curso Educação do Campo. Objetivou-se analisar os modelos didáticos pessoais dos acadêmicos, quanto às quatro Dimensões didáticas propostas por Garcia Pérez (2000), por meio dos planos de aulas elaborados antes e depois da intervenção. Além disso, também foram analisadas as metodologias de ensino e formas de avaliar. Metodologicamente esta pesquisa é qualitativa quanto a sua natureza e exploratória quanto a seus objetivos. Resultados revelaram inicialmente que os acadêmicos incluem em seus planos de aula aspectos do MD Tradicional (72%), equivalente nas quatro dimensões didáticas e Apenas 28% foram classificados como Tecnológicos e Espontaneístas. Entretanto, após a intervenção, houve compreensões significativas sobre o fazer docente. Por fim, destaca-se a importância de intervenções de caráter teórico-metodológico na formação inicial de professores, pois percebeu-se a inserção de novas metodologias para o ensino de Ciências da Natureza, pode contribuir de forma significativa para modelos didáticos mais construtivistas.Este trabajo presenta un extracto de una intervención desarrollada con 14 académicos del 2º semestre del Curso de Educación Rural. El objetivo fue analizar los modelos didácticos personales de los académicos, respecto a las cuatro dimensiones didácticas propuestas por García Pérez (2000), a través de los planes de clase elaborados antes y después de la intervención. Además, también se analizaron metodologías de enseñanza y formas de evaluación. Metodológicamente, esta investigación es cualitativa en cuanto a su naturaleza y exploratoria en cuanto a sus objetivos. Los resultados revelaron inicialmente que los académicos incluyen aspectos del DM Tradicional en sus planes de estudio (72%), equivalentes en las cuatro dimensiones didácticas y solo el 28% se clasificó como Tecnológico y Espontáneo. Sin embargo, después de la intervención, hubo comprensiones significativas sobre la enseñanza. Finalmente, se destaca la importancia de las intervenciones teórico-metodológicas en la formación inicial de los docentes, ya que la inserción de nuevas metodologías para la enseñanza de las Ciencias Naturales puede contribuir significativamente a modelos didácticos más constructivistas.This work presents an excerpt of an intervention developed with 14 academics from the 2nd semester of the Rural Education Course. The objective was to analyze the academics' personal didactic models, regarding the four didactic Dimensions proposed by Garcia Pérez (2000), through the lesson plans prepared before and after the intervention. In addition, teaching methodologies and forms of evaluation were also analyzed. Methodologically, this research is qualitative as to its nature and exploratory as to its objectives. Results initially revealed that academics include aspects of Traditional DM in their lesson plans (72%), equivalent in the four didactic dimensions and Only 28% were classified as Technological and Spontaneist. However, after the intervention, there were significant understandings about teaching. Finally, the importance of theoretical-methodological interventions in the initial training of teachers is highlighted, as the insertion of new methodologies for the teaching of Natural Sciences can significantly contribute to more constructivist didactic models.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1285610.36661/2595-4520.2022v5n4.12856Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 4 (2022): Revista Insignare Scientia; 296-3162595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12856/8660Copyright (c) 2022 Ticiane da Rosa Osório, Ana Carolina Gomes Miranda, Leonardo Paz Deblehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOsório, Ticiane da RosaMiranda, Ana Carolina GomesDeble, Leonardo Paz2022-12-22T21:32:16Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12856Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-12-22T21:32:16Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
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Este trabalho apresenta um recorte de uma intervenção desenvolvida com 14 acadêmicos do 2º semestre do Curso Educação do Campo. Objetivou-se analisar os modelos didáticos pessoais dos acadêmicos, quanto às quatro Dimensões didáticas propostas por Garcia Pérez (2000), por meio dos planos de aulas elaborados antes e depois da intervenção. Além disso, também foram analisadas as metodologias de ensino e formas de avaliar. Metodologicamente esta pesquisa é qualitativa quanto a sua natureza e exploratória quanto a seus objetivos. Resultados revelaram inicialmente que os acadêmicos incluem em seus planos de aula aspectos do MD Tradicional (72%), equivalente nas quatro dimensões didáticas e Apenas 28% foram classificados como Tecnológicos e Espontaneístas. Entretanto, após a intervenção, houve compreensões significativas sobre o fazer docente. Por fim, destaca-se a importância de intervenções de caráter teórico-metodológico na formação inicial de professores, pois percebeu-se a inserção de novas metodologias para o ensino de Ciências da Natureza, pode contribuir de forma significativa para modelos didáticos mais construtivistas. |
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