PIBID e a formação de professores de química: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assai, Natany Dayani de Souza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Junior, Sidney Lopes Sanchez, Lordani, Silvia Fernanda de Souza, Ferreira Concato de Souza, Patricia, Mikuska, Márcia Ines Schabarum
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12357
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar como as ações do PIBID impactaram na formação profissional dos licenciandos em Química de uma Instituição de Educação Superior pública localizada no Paraná. A coleta de dados ocorreu mediante uma entrevista semiestruturada, a fim de investigar a percepção dos licenciandos acerca das atividades desenvolvidas no PIBID, assim como as contribuições para sua formação. Os dados revelaram que tal política auxilia no desenvolvimento e construção de sua prática docente, contudo, apontam para algumas fragilidades, como a aproximação entre professor orientador, supervisor e licenciandos, o que evidencia a necessidade de estratégias entre os sujeitos constituintes da tríade formativa, para potencializar a formação dos licenciandos, corroborando aos objetivos do programa.
id UFFS-2_964fafb0de28649a1446cec7ac9ac4c0
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12357
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling PIBID e a formação de professores de química: um relato de experiênciaEste trabalho tem como objetivo investigar como as ações do PIBID impactaram na formação profissional dos licenciandos em Química de uma Instituição de Educação Superior pública localizada no Paraná. A coleta de dados ocorreu mediante uma entrevista semiestruturada, a fim de investigar a percepção dos licenciandos acerca das atividades desenvolvidas no PIBID, assim como as contribuições para sua formação. Os dados revelaram que tal política auxilia no desenvolvimento e construção de sua prática docente, contudo, apontam para algumas fragilidades, como a aproximação entre professor orientador, supervisor e licenciandos, o que evidencia a necessidade de estratégias entre os sujeitos constituintes da tríade formativa, para potencializar a formação dos licenciandos, corroborando aos objetivos do programa.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1235710.36661/2595-4520.2021v4i6.12357Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 525-5372595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12357/8224Copyright (c) 2021 Natany Dayani de Souza Assai, Sidney Lopes Sanchez Junior, Marcia Inês Schabarum Mikuska, Patricia Concato Ferreira, Silvia Fernanda de Souza Lordanihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssai, Natany Dayani de SouzaJunior, Sidney Lopes SanchezLordani, Silvia Fernanda de SouzaFerreira Concato de Souza, PatriciaMikuska, Márcia Ines Schabarum2021-10-09T06:00:03Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12357Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:03Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv PIBID e a formação de professores de química: um relato de experiência
title PIBID e a formação de professores de química: um relato de experiência
spellingShingle PIBID e a formação de professores de química: um relato de experiência
Assai, Natany Dayani de Souza
title_short PIBID e a formação de professores de química: um relato de experiência
title_full PIBID e a formação de professores de química: um relato de experiência
title_fullStr PIBID e a formação de professores de química: um relato de experiência
title_full_unstemmed PIBID e a formação de professores de química: um relato de experiência
title_sort PIBID e a formação de professores de química: um relato de experiência
author Assai, Natany Dayani de Souza
author_facet Assai, Natany Dayani de Souza
Junior, Sidney Lopes Sanchez
Lordani, Silvia Fernanda de Souza
Ferreira Concato de Souza, Patricia
Mikuska, Márcia Ines Schabarum
author_role author
author2 Junior, Sidney Lopes Sanchez
Lordani, Silvia Fernanda de Souza
Ferreira Concato de Souza, Patricia
Mikuska, Márcia Ines Schabarum
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assai, Natany Dayani de Souza
Junior, Sidney Lopes Sanchez
Lordani, Silvia Fernanda de Souza
Ferreira Concato de Souza, Patricia
Mikuska, Márcia Ines Schabarum
description Este trabalho tem como objetivo investigar como as ações do PIBID impactaram na formação profissional dos licenciandos em Química de uma Instituição de Educação Superior pública localizada no Paraná. A coleta de dados ocorreu mediante uma entrevista semiestruturada, a fim de investigar a percepção dos licenciandos acerca das atividades desenvolvidas no PIBID, assim como as contribuições para sua formação. Os dados revelaram que tal política auxilia no desenvolvimento e construção de sua prática docente, contudo, apontam para algumas fragilidades, como a aproximação entre professor orientador, supervisor e licenciandos, o que evidencia a necessidade de estratégias entre os sujeitos constituintes da tríade formativa, para potencializar a formação dos licenciandos, corroborando aos objetivos do programa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12357
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12357
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12357
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12357/8224
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 525-537
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613298515968