PIBID e a formação de professores de química: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12357 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar como as ações do PIBID impactaram na formação profissional dos licenciandos em Química de uma Instituição de Educação Superior pública localizada no Paraná. A coleta de dados ocorreu mediante uma entrevista semiestruturada, a fim de investigar a percepção dos licenciandos acerca das atividades desenvolvidas no PIBID, assim como as contribuições para sua formação. Os dados revelaram que tal política auxilia no desenvolvimento e construção de sua prática docente, contudo, apontam para algumas fragilidades, como a aproximação entre professor orientador, supervisor e licenciandos, o que evidencia a necessidade de estratégias entre os sujeitos constituintes da tríade formativa, para potencializar a formação dos licenciandos, corroborando aos objetivos do programa. |
id |
UFFS-2_964fafb0de28649a1446cec7ac9ac4c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12357 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
PIBID e a formação de professores de química: um relato de experiênciaEste trabalho tem como objetivo investigar como as ações do PIBID impactaram na formação profissional dos licenciandos em Química de uma Instituição de Educação Superior pública localizada no Paraná. A coleta de dados ocorreu mediante uma entrevista semiestruturada, a fim de investigar a percepção dos licenciandos acerca das atividades desenvolvidas no PIBID, assim como as contribuições para sua formação. Os dados revelaram que tal política auxilia no desenvolvimento e construção de sua prática docente, contudo, apontam para algumas fragilidades, como a aproximação entre professor orientador, supervisor e licenciandos, o que evidencia a necessidade de estratégias entre os sujeitos constituintes da tríade formativa, para potencializar a formação dos licenciandos, corroborando aos objetivos do programa.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1235710.36661/2595-4520.2021v4i6.12357Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 525-5372595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12357/8224Copyright (c) 2021 Natany Dayani de Souza Assai, Sidney Lopes Sanchez Junior, Marcia Inês Schabarum Mikuska, Patricia Concato Ferreira, Silvia Fernanda de Souza Lordanihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssai, Natany Dayani de SouzaJunior, Sidney Lopes SanchezLordani, Silvia Fernanda de SouzaFerreira Concato de Souza, PatriciaMikuska, Márcia Ines Schabarum2021-10-09T06:00:03Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12357Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:03Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PIBID e a formação de professores de química: um relato de experiência |
title |
PIBID e a formação de professores de química: um relato de experiência |
spellingShingle |
PIBID e a formação de professores de química: um relato de experiência Assai, Natany Dayani de Souza |
title_short |
PIBID e a formação de professores de química: um relato de experiência |
title_full |
PIBID e a formação de professores de química: um relato de experiência |
title_fullStr |
PIBID e a formação de professores de química: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
PIBID e a formação de professores de química: um relato de experiência |
title_sort |
PIBID e a formação de professores de química: um relato de experiência |
author |
Assai, Natany Dayani de Souza |
author_facet |
Assai, Natany Dayani de Souza Junior, Sidney Lopes Sanchez Lordani, Silvia Fernanda de Souza Ferreira Concato de Souza, Patricia Mikuska, Márcia Ines Schabarum |
author_role |
author |
author2 |
Junior, Sidney Lopes Sanchez Lordani, Silvia Fernanda de Souza Ferreira Concato de Souza, Patricia Mikuska, Márcia Ines Schabarum |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assai, Natany Dayani de Souza Junior, Sidney Lopes Sanchez Lordani, Silvia Fernanda de Souza Ferreira Concato de Souza, Patricia Mikuska, Márcia Ines Schabarum |
description |
Este trabalho tem como objetivo investigar como as ações do PIBID impactaram na formação profissional dos licenciandos em Química de uma Instituição de Educação Superior pública localizada no Paraná. A coleta de dados ocorreu mediante uma entrevista semiestruturada, a fim de investigar a percepção dos licenciandos acerca das atividades desenvolvidas no PIBID, assim como as contribuições para sua formação. Os dados revelaram que tal política auxilia no desenvolvimento e construção de sua prática docente, contudo, apontam para algumas fragilidades, como a aproximação entre professor orientador, supervisor e licenciandos, o que evidencia a necessidade de estratégias entre os sujeitos constituintes da tríade formativa, para potencializar a formação dos licenciandos, corroborando aos objetivos do programa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12357 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12357 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12357 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12357/8224 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 525-537 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613298515968 |