Impactos do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação durante a pandemia: relatos em um curso de pedagogia / Impacts of the use of digital information and communication technologies during the pandemic: reports in a pedagogy course
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23264 |
Resumo: | Este trabalho é fruto de uma investigação inicial de um professor de uma Instituição de Ensino Superior Particular situada no Norte do Estado do Paraná. Durante as aulas surgiram inquietações sobre as percepções de estudantes de Pedagogia a respeito da utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Pouco tempo depois foi implementado o Ensino Emergencial Remoto (ERE), buscando conter o avanço da Pandemia da COVID-19. Mediante esse fato, houve necessidade de replanejamento das aulas com o apoio das TDIC. Nesse sentido, com o intuito de identificar as percepções das estudantes acerca da mediação das TDIC, analisamos respostas de questionários pré e durante período pandêmico a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Como resultados, identificamos que há uma mudança no uso das tecnologias pelos professores e expressa o desejo que estas ferramentas continuem a fazer parte das estratégias de ensino pós pandemia. |
id |
VERACRUZ-0_3f02daa327d32a63675fa18ba1695341 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23264 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Impactos do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação durante a pandemia: relatos em um curso de pedagogia / Impacts of the use of digital information and communication technologies during the pandemic: reports in a pedagogy courseTecnologias Digitais da Informação e ComunicaçãoEnsino Emergencial RemotoEnsino Superior.Este trabalho é fruto de uma investigação inicial de um professor de uma Instituição de Ensino Superior Particular situada no Norte do Estado do Paraná. Durante as aulas surgiram inquietações sobre as percepções de estudantes de Pedagogia a respeito da utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Pouco tempo depois foi implementado o Ensino Emergencial Remoto (ERE), buscando conter o avanço da Pandemia da COVID-19. Mediante esse fato, houve necessidade de replanejamento das aulas com o apoio das TDIC. Nesse sentido, com o intuito de identificar as percepções das estudantes acerca da mediação das TDIC, analisamos respostas de questionários pré e durante período pandêmico a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Como resultados, identificamos que há uma mudança no uso das tecnologias pelos professores e expressa o desejo que estas ferramentas continuem a fazer parte das estratégias de ensino pós pandemia. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2326410.34117/bjdv7n1-414Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 6095-6114Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 6095-6114Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 6095-61142525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23264/18694Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAssai, Natany Dayani de SouzaJunior, Sidney Lopes SanchezMikuska, Márcia Inês Schabarumde Souza, Patrícia Ferreira Concato2021-09-21T10:44:52Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23264Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:52.849263Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impactos do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação durante a pandemia: relatos em um curso de pedagogia / Impacts of the use of digital information and communication technologies during the pandemic: reports in a pedagogy course |
title |
Impactos do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação durante a pandemia: relatos em um curso de pedagogia / Impacts of the use of digital information and communication technologies during the pandemic: reports in a pedagogy course |
spellingShingle |
Impactos do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação durante a pandemia: relatos em um curso de pedagogia / Impacts of the use of digital information and communication technologies during the pandemic: reports in a pedagogy course Assai, Natany Dayani de Souza Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação Ensino Emergencial Remoto Ensino Superior. |
title_short |
Impactos do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação durante a pandemia: relatos em um curso de pedagogia / Impacts of the use of digital information and communication technologies during the pandemic: reports in a pedagogy course |
title_full |
Impactos do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação durante a pandemia: relatos em um curso de pedagogia / Impacts of the use of digital information and communication technologies during the pandemic: reports in a pedagogy course |
title_fullStr |
Impactos do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação durante a pandemia: relatos em um curso de pedagogia / Impacts of the use of digital information and communication technologies during the pandemic: reports in a pedagogy course |
title_full_unstemmed |
Impactos do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação durante a pandemia: relatos em um curso de pedagogia / Impacts of the use of digital information and communication technologies during the pandemic: reports in a pedagogy course |
title_sort |
Impactos do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação durante a pandemia: relatos em um curso de pedagogia / Impacts of the use of digital information and communication technologies during the pandemic: reports in a pedagogy course |
author |
Assai, Natany Dayani de Souza |
author_facet |
Assai, Natany Dayani de Souza Junior, Sidney Lopes Sanchez Mikuska, Márcia Inês Schabarum de Souza, Patrícia Ferreira Concato |
author_role |
author |
author2 |
Junior, Sidney Lopes Sanchez Mikuska, Márcia Inês Schabarum de Souza, Patrícia Ferreira Concato |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assai, Natany Dayani de Souza Junior, Sidney Lopes Sanchez Mikuska, Márcia Inês Schabarum de Souza, Patrícia Ferreira Concato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação Ensino Emergencial Remoto Ensino Superior. |
topic |
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação Ensino Emergencial Remoto Ensino Superior. |
description |
Este trabalho é fruto de uma investigação inicial de um professor de uma Instituição de Ensino Superior Particular situada no Norte do Estado do Paraná. Durante as aulas surgiram inquietações sobre as percepções de estudantes de Pedagogia a respeito da utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Pouco tempo depois foi implementado o Ensino Emergencial Remoto (ERE), buscando conter o avanço da Pandemia da COVID-19. Mediante esse fato, houve necessidade de replanejamento das aulas com o apoio das TDIC. Nesse sentido, com o intuito de identificar as percepções das estudantes acerca da mediação das TDIC, analisamos respostas de questionários pré e durante período pandêmico a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Como resultados, identificamos que há uma mudança no uso das tecnologias pelos professores e expressa o desejo que estas ferramentas continuem a fazer parte das estratégias de ensino pós pandemia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23264 10.34117/bjdv7n1-414 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23264 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23264/18694 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 6095-6114 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 6095-6114 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 6095-6114 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645505920499712 |