Impactos do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação durante a pandemia: relatos em um curso de pedagogia / Impacts of the use of digital information and communication technologies during the pandemic: reports in a pedagogy course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assai, Natany Dayani de Souza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Junior, Sidney Lopes Sanchez, Mikuska, Márcia Inês Schabarum, de Souza, Patrícia Ferreira Concato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23264
Resumo: Este trabalho é fruto de uma investigação inicial de um professor de uma Instituição de Ensino Superior Particular situada no Norte do Estado do Paraná. Durante as aulas surgiram inquietações sobre as percepções de estudantes de Pedagogia a respeito da utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Pouco tempo depois foi implementado o Ensino Emergencial Remoto (ERE), buscando conter o avanço da Pandemia da COVID-19. Mediante esse fato, houve necessidade de replanejamento das aulas com o apoio das TDIC. Nesse sentido, com o intuito de identificar as percepções das estudantes acerca da mediação das TDIC, analisamos respostas de questionários pré e durante período pandêmico a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Como resultados, identificamos que há uma mudança no uso das tecnologias pelos professores e expressa o desejo que estas ferramentas continuem a fazer parte das estratégias de ensino pós pandemia. 
id VERACRUZ-0_3f02daa327d32a63675fa18ba1695341
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23264
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Impactos do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação durante a pandemia: relatos em um curso de pedagogia / Impacts of the use of digital information and communication technologies during the pandemic: reports in a pedagogy courseTecnologias Digitais da Informação e ComunicaçãoEnsino Emergencial RemotoEnsino Superior.Este trabalho é fruto de uma investigação inicial de um professor de uma Instituição de Ensino Superior Particular situada no Norte do Estado do Paraná. Durante as aulas surgiram inquietações sobre as percepções de estudantes de Pedagogia a respeito da utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Pouco tempo depois foi implementado o Ensino Emergencial Remoto (ERE), buscando conter o avanço da Pandemia da COVID-19. Mediante esse fato, houve necessidade de replanejamento das aulas com o apoio das TDIC. Nesse sentido, com o intuito de identificar as percepções das estudantes acerca da mediação das TDIC, analisamos respostas de questionários pré e durante período pandêmico a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Como resultados, identificamos que há uma mudança no uso das tecnologias pelos professores e expressa o desejo que estas ferramentas continuem a fazer parte das estratégias de ensino pós pandemia. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2326410.34117/bjdv7n1-414Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 6095-6114Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 6095-6114Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 6095-61142525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23264/18694Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAssai, Natany Dayani de SouzaJunior, Sidney Lopes SanchezMikuska, Márcia Inês Schabarumde Souza, Patrícia Ferreira Concato2021-09-21T10:44:52Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23264Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:52.849263Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação durante a pandemia: relatos em um curso de pedagogia / Impacts of the use of digital information and communication technologies during the pandemic: reports in a pedagogy course
title Impactos do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação durante a pandemia: relatos em um curso de pedagogia / Impacts of the use of digital information and communication technologies during the pandemic: reports in a pedagogy course
spellingShingle Impactos do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação durante a pandemia: relatos em um curso de pedagogia / Impacts of the use of digital information and communication technologies during the pandemic: reports in a pedagogy course
Assai, Natany Dayani de Souza
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Ensino Emergencial Remoto
Ensino Superior.
title_short Impactos do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação durante a pandemia: relatos em um curso de pedagogia / Impacts of the use of digital information and communication technologies during the pandemic: reports in a pedagogy course
title_full Impactos do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação durante a pandemia: relatos em um curso de pedagogia / Impacts of the use of digital information and communication technologies during the pandemic: reports in a pedagogy course
title_fullStr Impactos do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação durante a pandemia: relatos em um curso de pedagogia / Impacts of the use of digital information and communication technologies during the pandemic: reports in a pedagogy course
title_full_unstemmed Impactos do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação durante a pandemia: relatos em um curso de pedagogia / Impacts of the use of digital information and communication technologies during the pandemic: reports in a pedagogy course
title_sort Impactos do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação durante a pandemia: relatos em um curso de pedagogia / Impacts of the use of digital information and communication technologies during the pandemic: reports in a pedagogy course
author Assai, Natany Dayani de Souza
author_facet Assai, Natany Dayani de Souza
Junior, Sidney Lopes Sanchez
Mikuska, Márcia Inês Schabarum
de Souza, Patrícia Ferreira Concato
author_role author
author2 Junior, Sidney Lopes Sanchez
Mikuska, Márcia Inês Schabarum
de Souza, Patrícia Ferreira Concato
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assai, Natany Dayani de Souza
Junior, Sidney Lopes Sanchez
Mikuska, Márcia Inês Schabarum
de Souza, Patrícia Ferreira Concato
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Ensino Emergencial Remoto
Ensino Superior.
topic Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Ensino Emergencial Remoto
Ensino Superior.
description Este trabalho é fruto de uma investigação inicial de um professor de uma Instituição de Ensino Superior Particular situada no Norte do Estado do Paraná. Durante as aulas surgiram inquietações sobre as percepções de estudantes de Pedagogia a respeito da utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Pouco tempo depois foi implementado o Ensino Emergencial Remoto (ERE), buscando conter o avanço da Pandemia da COVID-19. Mediante esse fato, houve necessidade de replanejamento das aulas com o apoio das TDIC. Nesse sentido, com o intuito de identificar as percepções das estudantes acerca da mediação das TDIC, analisamos respostas de questionários pré e durante período pandêmico a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Como resultados, identificamos que há uma mudança no uso das tecnologias pelos professores e expressa o desejo que estas ferramentas continuem a fazer parte das estratégias de ensino pós pandemia. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23264
10.34117/bjdv7n1-414
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23264
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23264/18694
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 6095-6114
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 6095-6114
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 6095-6114
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645505920499712