Argumentações de um grupo de professores acerca do uso de atividades investigativas
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7658 |
Resumo: | Este artigo versou sobre os resultados parciais de uma pesquisa de mestrado, que teve como objetivo averiguar as reflexões um grupo de estudos composto por dez participantes, sobre o uso de atividades investigativas no ensino de ciências. Assim, mediante a leitura de artigos, e a realização de atividades envolvendo a temática em questão, o grupo foi instigado a responder questões referentes a este tipo de ensino. Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio e respostas a um questionário e analisados de acordo com o embasamento teórico de autores que defendem o uso de atividades investigativas nas aulas de Ciências. Com os resultados obtidos inferimos que uma parcela expressiva dos participantes da pesquisa apresentou uma visão tradicional em relação ao ensino de ciências e, também, certa resistência ao uso de atividades investigativas. Entretanto, com o desenvolvimento das atividades do grupo, um ambiente de reflexão foi estabelecido dando abertura para a aceitação e construção de conhecimentos científicos de cunho investigativo, contribuindo significativamente na formação continuada do grupo de professores. |
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Argumentações de um grupo de professores acerca do uso de atividades investigativasEste artigo versou sobre os resultados parciais de uma pesquisa de mestrado, que teve como objetivo averiguar as reflexões um grupo de estudos composto por dez participantes, sobre o uso de atividades investigativas no ensino de ciências. Assim, mediante a leitura de artigos, e a realização de atividades envolvendo a temática em questão, o grupo foi instigado a responder questões referentes a este tipo de ensino. Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio e respostas a um questionário e analisados de acordo com o embasamento teórico de autores que defendem o uso de atividades investigativas nas aulas de Ciências. Com os resultados obtidos inferimos que uma parcela expressiva dos participantes da pesquisa apresentou uma visão tradicional em relação ao ensino de ciências e, também, certa resistência ao uso de atividades investigativas. Entretanto, com o desenvolvimento das atividades do grupo, um ambiente de reflexão foi estabelecido dando abertura para a aceitação e construção de conhecimentos científicos de cunho investigativo, contribuindo significativamente na formação continuada do grupo de professores.Universidade Federal da Fronteira Sul2018-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/765810.36661/2595-4520.2018v1i1.7658Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 1 (2018): Revista Insignare Scientia2595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7658/5133Copyright (c) 2018 Joici de Carvalho Leite, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Maria Aparecida Rodrigueshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Carvalho Leite, Joicide Oliveira Magalhães Júnior, Carlos AlbertoRodrigues, Maria Aparecida2021-07-13T05:28:24Zoai:ojs.192.168.253.137:article/7658Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:28:24Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
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