O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Adriana Ramos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cardoso, Sheila Pressentin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11102
Resumo: O artigo apresenta uma revisão de literatura com o objetivo de identificar como o lúdico vem sendo desenvolvido em pesquisas na área de educação em ciências, por meio da análise de artigos publicados na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências entre os anos de 2001 e 2018. Houve um levantamento e seleção das produções disponíveis no portal da revista, a partir de palavras-chave correlatas ao tema da pesquisa. A análise do material ocorreu por meio da leitura do título, palavras-chave, resumo e, quando necessário, do texto na íntegra dos trabalhos selecionados. Com base na sistematização dos dados bibliográficos e pedagógicos os trabalhos foram organizados em 4 categorias de análise: aspectos gerais, aspectos pedagógicos, modalidade do estudo e tipo de atividade lúdica. As informações obtidas revelaram um panorama das pesquisas publicadas na revista e sugerem que o lúdico é pouco explorado como objeto de estudo em pesquisas na área de educação em ciências, indicando que a temática ainda possui potencial de crescimento em atividades de ensino e pesquisa.
id UFFS-2_adbf16871da2d035d0360be9a41397af
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11102
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em CiênciasO artigo apresenta uma revisão de literatura com o objetivo de identificar como o lúdico vem sendo desenvolvido em pesquisas na área de educação em ciências, por meio da análise de artigos publicados na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências entre os anos de 2001 e 2018. Houve um levantamento e seleção das produções disponíveis no portal da revista, a partir de palavras-chave correlatas ao tema da pesquisa. A análise do material ocorreu por meio da leitura do título, palavras-chave, resumo e, quando necessário, do texto na íntegra dos trabalhos selecionados. Com base na sistematização dos dados bibliográficos e pedagógicos os trabalhos foram organizados em 4 categorias de análise: aspectos gerais, aspectos pedagógicos, modalidade do estudo e tipo de atividade lúdica. As informações obtidas revelaram um panorama das pesquisas publicadas na revista e sugerem que o lúdico é pouco explorado como objeto de estudo em pesquisas na área de educação em ciências, indicando que a temática ainda possui potencial de crescimento em atividades de ensino e pesquisa.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1110210.36661/2595-4520.2020v3i1.11102Revista Insignare Scientia; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 57-76Revista Insignare Scientia; Vol 3 No 1 (2020): Insignare Scientia Journal; 57-762595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11102/7374Copyright (c) 2020 Adriana Ramos Pinheiro, MSc, Sheila Pressentin Cardoso, Drahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Adriana RamosCardoso, Sheila Pressentin2024-08-01T12:03:35Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11102Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:03:35Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
title O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
spellingShingle O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
Pinheiro, Adriana Ramos
title_short O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
title_full O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
title_fullStr O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
title_full_unstemmed O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
title_sort O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
author Pinheiro, Adriana Ramos
author_facet Pinheiro, Adriana Ramos
Cardoso, Sheila Pressentin
author_role author
author2 Cardoso, Sheila Pressentin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Adriana Ramos
Cardoso, Sheila Pressentin
description O artigo apresenta uma revisão de literatura com o objetivo de identificar como o lúdico vem sendo desenvolvido em pesquisas na área de educação em ciências, por meio da análise de artigos publicados na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências entre os anos de 2001 e 2018. Houve um levantamento e seleção das produções disponíveis no portal da revista, a partir de palavras-chave correlatas ao tema da pesquisa. A análise do material ocorreu por meio da leitura do título, palavras-chave, resumo e, quando necessário, do texto na íntegra dos trabalhos selecionados. Com base na sistematização dos dados bibliográficos e pedagógicos os trabalhos foram organizados em 4 categorias de análise: aspectos gerais, aspectos pedagógicos, modalidade do estudo e tipo de atividade lúdica. As informações obtidas revelaram um panorama das pesquisas publicadas na revista e sugerem que o lúdico é pouco explorado como objeto de estudo em pesquisas na área de educação em ciências, indicando que a temática ainda possui potencial de crescimento em atividades de ensino e pesquisa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11102
10.36661/2595-4520.2020v3i1.11102
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11102
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i1.11102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11102/7374
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Adriana Ramos Pinheiro, MSc, Sheila Pressentin Cardoso, Dra
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Adriana Ramos Pinheiro, MSc, Sheila Pressentin Cardoso, Dra
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 57-76
Revista Insignare Scientia; Vol 3 No 1 (2020): Insignare Scientia Journal; 57-76
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1816704927366381568