O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11102 |
Resumo: | O artigo apresenta uma revisão de literatura com o objetivo de identificar como o lúdico vem sendo desenvolvido em pesquisas na área de educação em ciências, por meio da análise de artigos publicados na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências entre os anos de 2001 e 2018. Houve um levantamento e seleção das produções disponíveis no portal da revista, a partir de palavras-chave correlatas ao tema da pesquisa. A análise do material ocorreu por meio da leitura do título, palavras-chave, resumo e, quando necessário, do texto na íntegra dos trabalhos selecionados. Com base na sistematização dos dados bibliográficos e pedagógicos os trabalhos foram organizados em 4 categorias de análise: aspectos gerais, aspectos pedagógicos, modalidade do estudo e tipo de atividade lúdica. As informações obtidas revelaram um panorama das pesquisas publicadas na revista e sugerem que o lúdico é pouco explorado como objeto de estudo em pesquisas na área de educação em ciências, indicando que a temática ainda possui potencial de crescimento em atividades de ensino e pesquisa. |
id |
UFFS-2_adbf16871da2d035d0360be9a41397af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11102 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em CiênciasO artigo apresenta uma revisão de literatura com o objetivo de identificar como o lúdico vem sendo desenvolvido em pesquisas na área de educação em ciências, por meio da análise de artigos publicados na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências entre os anos de 2001 e 2018. Houve um levantamento e seleção das produções disponíveis no portal da revista, a partir de palavras-chave correlatas ao tema da pesquisa. A análise do material ocorreu por meio da leitura do título, palavras-chave, resumo e, quando necessário, do texto na íntegra dos trabalhos selecionados. Com base na sistematização dos dados bibliográficos e pedagógicos os trabalhos foram organizados em 4 categorias de análise: aspectos gerais, aspectos pedagógicos, modalidade do estudo e tipo de atividade lúdica. As informações obtidas revelaram um panorama das pesquisas publicadas na revista e sugerem que o lúdico é pouco explorado como objeto de estudo em pesquisas na área de educação em ciências, indicando que a temática ainda possui potencial de crescimento em atividades de ensino e pesquisa.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1110210.36661/2595-4520.2020v3i1.11102Revista Insignare Scientia; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 57-76Revista Insignare Scientia; Vol 3 No 1 (2020): Insignare Scientia Journal; 57-762595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11102/7374Copyright (c) 2020 Adriana Ramos Pinheiro, MSc, Sheila Pressentin Cardoso, Drahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Adriana RamosCardoso, Sheila Pressentin2024-08-01T12:03:35Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11102Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:03:35Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências |
title |
O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências |
spellingShingle |
O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências Pinheiro, Adriana Ramos |
title_short |
O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências |
title_full |
O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências |
title_fullStr |
O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências |
title_full_unstemmed |
O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências |
title_sort |
O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências |
author |
Pinheiro, Adriana Ramos |
author_facet |
Pinheiro, Adriana Ramos Cardoso, Sheila Pressentin |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Sheila Pressentin |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Adriana Ramos Cardoso, Sheila Pressentin |
description |
O artigo apresenta uma revisão de literatura com o objetivo de identificar como o lúdico vem sendo desenvolvido em pesquisas na área de educação em ciências, por meio da análise de artigos publicados na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências entre os anos de 2001 e 2018. Houve um levantamento e seleção das produções disponíveis no portal da revista, a partir de palavras-chave correlatas ao tema da pesquisa. A análise do material ocorreu por meio da leitura do título, palavras-chave, resumo e, quando necessário, do texto na íntegra dos trabalhos selecionados. Com base na sistematização dos dados bibliográficos e pedagógicos os trabalhos foram organizados em 4 categorias de análise: aspectos gerais, aspectos pedagógicos, modalidade do estudo e tipo de atividade lúdica. As informações obtidas revelaram um panorama das pesquisas publicadas na revista e sugerem que o lúdico é pouco explorado como objeto de estudo em pesquisas na área de educação em ciências, indicando que a temática ainda possui potencial de crescimento em atividades de ensino e pesquisa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11102 10.36661/2595-4520.2020v3i1.11102 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11102 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i1.11102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11102/7374 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Adriana Ramos Pinheiro, MSc, Sheila Pressentin Cardoso, Dra http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Adriana Ramos Pinheiro, MSc, Sheila Pressentin Cardoso, Dra http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 57-76 Revista Insignare Scientia; Vol 3 No 1 (2020): Insignare Scientia Journal; 57-76 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1816704927366381568 |