Percepções de alunos da Educação Básica acerca de aulas práticas nas disciplinas de Ciências e Biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11391 |
Resumo: | Esta pesquisa foi realizada com o propósito de se investigar as percepções dos alunos de uma sala de 9º ano do Ensino Fundamental e de uma sala de terceiro ano do Médio, de duas escolas distintas, da rede pública estadual da cidade de Bandeirantes - PR, acerca do uso de atividades práticas em aulas de Ciências e Biologia. Para tanto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com esses alunos, que foi gravada e posteriormente transcrita. A análise dessas transcrições se deu de forma qualitativa, por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados dessa análise mostraram a escassez de aulas práticas no ensino dessas disciplinas, a influência do ensino tradicional e o reconhecimento por parte dos alunos de que é necessária uma mudança nas estratégias de ensino utilizadas pelos professores, a fim de tornar a aprendizagem mais profícua. Mostraram, ainda, que tais aulas são consideradas pelos alunos como sendo aquelas realizadas em laboratórios, confirmando resultados de outras pesquisas que apontam que existe uma aceitação tácita da importancia do laboratório no Ensino de Ciências em geral. |
id |
UFFS-2_aea4b4da6e8f669fbaea1ba07da00cd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11391 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções de alunos da Educação Básica acerca de aulas práticas nas disciplinas de Ciências e BiologiaEsta pesquisa foi realizada com o propósito de se investigar as percepções dos alunos de uma sala de 9º ano do Ensino Fundamental e de uma sala de terceiro ano do Médio, de duas escolas distintas, da rede pública estadual da cidade de Bandeirantes - PR, acerca do uso de atividades práticas em aulas de Ciências e Biologia. Para tanto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com esses alunos, que foi gravada e posteriormente transcrita. A análise dessas transcrições se deu de forma qualitativa, por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados dessa análise mostraram a escassez de aulas práticas no ensino dessas disciplinas, a influência do ensino tradicional e o reconhecimento por parte dos alunos de que é necessária uma mudança nas estratégias de ensino utilizadas pelos professores, a fim de tornar a aprendizagem mais profícua. Mostraram, ainda, que tais aulas são consideradas pelos alunos como sendo aquelas realizadas em laboratórios, confirmando resultados de outras pesquisas que apontam que existe uma aceitação tácita da importancia do laboratório no Ensino de Ciências em geral.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1139110.36661/2595-4520.2020v3i2.11391Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 119-1342595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11391/7466Copyright (c) 2020 Rafaelly de Oliveira Souza, Bruna Larissa Ramalho Diniz, Alice Assishttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Rafaelly de OliveiraDiniz, Bruna Larissa RamalhoAssis, Alice2021-07-13T05:23:50Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11391Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:50Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções de alunos da Educação Básica acerca de aulas práticas nas disciplinas de Ciências e Biologia |
title |
Percepções de alunos da Educação Básica acerca de aulas práticas nas disciplinas de Ciências e Biologia |
spellingShingle |
Percepções de alunos da Educação Básica acerca de aulas práticas nas disciplinas de Ciências e Biologia Souza, Rafaelly de Oliveira |
title_short |
Percepções de alunos da Educação Básica acerca de aulas práticas nas disciplinas de Ciências e Biologia |
title_full |
Percepções de alunos da Educação Básica acerca de aulas práticas nas disciplinas de Ciências e Biologia |
title_fullStr |
Percepções de alunos da Educação Básica acerca de aulas práticas nas disciplinas de Ciências e Biologia |
title_full_unstemmed |
Percepções de alunos da Educação Básica acerca de aulas práticas nas disciplinas de Ciências e Biologia |
title_sort |
Percepções de alunos da Educação Básica acerca de aulas práticas nas disciplinas de Ciências e Biologia |
author |
Souza, Rafaelly de Oliveira |
author_facet |
Souza, Rafaelly de Oliveira Diniz, Bruna Larissa Ramalho Assis, Alice |
author_role |
author |
author2 |
Diniz, Bruna Larissa Ramalho Assis, Alice |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Rafaelly de Oliveira Diniz, Bruna Larissa Ramalho Assis, Alice |
description |
Esta pesquisa foi realizada com o propósito de se investigar as percepções dos alunos de uma sala de 9º ano do Ensino Fundamental e de uma sala de terceiro ano do Médio, de duas escolas distintas, da rede pública estadual da cidade de Bandeirantes - PR, acerca do uso de atividades práticas em aulas de Ciências e Biologia. Para tanto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com esses alunos, que foi gravada e posteriormente transcrita. A análise dessas transcrições se deu de forma qualitativa, por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados dessa análise mostraram a escassez de aulas práticas no ensino dessas disciplinas, a influência do ensino tradicional e o reconhecimento por parte dos alunos de que é necessária uma mudança nas estratégias de ensino utilizadas pelos professores, a fim de tornar a aprendizagem mais profícua. Mostraram, ainda, que tais aulas são consideradas pelos alunos como sendo aquelas realizadas em laboratórios, confirmando resultados de outras pesquisas que apontam que existe uma aceitação tácita da importancia do laboratório no Ensino de Ciências em geral. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11391 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11391 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11391 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i2.11391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11391/7466 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Rafaelly de Oliveira Souza, Bruna Larissa Ramalho Diniz, Alice Assis http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Rafaelly de Oliveira Souza, Bruna Larissa Ramalho Diniz, Alice Assis http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 119-134 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612441829376 |