Percepções de alunos da Educação Básica acerca de aulas práticas nas disciplinas de Ciências e Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rafaelly de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Diniz, Bruna Larissa Ramalho, Assis, Alice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11391
Resumo: Esta pesquisa foi realizada com o propósito de se investigar as percepções dos alunos de uma sala de 9º ano do Ensino Fundamental e de uma sala de terceiro ano do Médio, de duas escolas distintas, da rede pública estadual da cidade de Bandeirantes - PR, acerca do uso de atividades práticas em aulas de Ciências e Biologia. Para tanto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com esses alunos, que foi gravada e posteriormente transcrita. A análise dessas transcrições se deu de forma qualitativa, por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados dessa análise mostraram a escassez de aulas práticas no ensino dessas disciplinas, a influência do ensino tradicional e o reconhecimento por parte dos alunos de que é necessária uma mudança nas estratégias de ensino utilizadas pelos professores, a fim de tornar a aprendizagem mais profícua. Mostraram, ainda, que tais aulas são consideradas pelos alunos como sendo aquelas realizadas em laboratórios, confirmando resultados de outras pesquisas que apontam que existe uma aceitação tácita da importancia do laboratório no Ensino de Ciências em geral.
id UFFS-2_aea4b4da6e8f669fbaea1ba07da00cd1
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11391
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Percepções de alunos da Educação Básica acerca de aulas práticas nas disciplinas de Ciências e BiologiaEsta pesquisa foi realizada com o propósito de se investigar as percepções dos alunos de uma sala de 9º ano do Ensino Fundamental e de uma sala de terceiro ano do Médio, de duas escolas distintas, da rede pública estadual da cidade de Bandeirantes - PR, acerca do uso de atividades práticas em aulas de Ciências e Biologia. Para tanto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com esses alunos, que foi gravada e posteriormente transcrita. A análise dessas transcrições se deu de forma qualitativa, por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados dessa análise mostraram a escassez de aulas práticas no ensino dessas disciplinas, a influência do ensino tradicional e o reconhecimento por parte dos alunos de que é necessária uma mudança nas estratégias de ensino utilizadas pelos professores, a fim de tornar a aprendizagem mais profícua. Mostraram, ainda, que tais aulas são consideradas pelos alunos como sendo aquelas realizadas em laboratórios, confirmando resultados de outras pesquisas que apontam que existe uma aceitação tácita da importancia do laboratório no Ensino de Ciências em geral.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1139110.36661/2595-4520.2020v3i2.11391Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 119-1342595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11391/7466Copyright (c) 2020 Rafaelly de Oliveira Souza, Bruna Larissa Ramalho Diniz, Alice Assishttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Rafaelly de OliveiraDiniz, Bruna Larissa RamalhoAssis, Alice2021-07-13T05:23:50Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11391Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:50Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de alunos da Educação Básica acerca de aulas práticas nas disciplinas de Ciências e Biologia
title Percepções de alunos da Educação Básica acerca de aulas práticas nas disciplinas de Ciências e Biologia
spellingShingle Percepções de alunos da Educação Básica acerca de aulas práticas nas disciplinas de Ciências e Biologia
Souza, Rafaelly de Oliveira
title_short Percepções de alunos da Educação Básica acerca de aulas práticas nas disciplinas de Ciências e Biologia
title_full Percepções de alunos da Educação Básica acerca de aulas práticas nas disciplinas de Ciências e Biologia
title_fullStr Percepções de alunos da Educação Básica acerca de aulas práticas nas disciplinas de Ciências e Biologia
title_full_unstemmed Percepções de alunos da Educação Básica acerca de aulas práticas nas disciplinas de Ciências e Biologia
title_sort Percepções de alunos da Educação Básica acerca de aulas práticas nas disciplinas de Ciências e Biologia
author Souza, Rafaelly de Oliveira
author_facet Souza, Rafaelly de Oliveira
Diniz, Bruna Larissa Ramalho
Assis, Alice
author_role author
author2 Diniz, Bruna Larissa Ramalho
Assis, Alice
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rafaelly de Oliveira
Diniz, Bruna Larissa Ramalho
Assis, Alice
description Esta pesquisa foi realizada com o propósito de se investigar as percepções dos alunos de uma sala de 9º ano do Ensino Fundamental e de uma sala de terceiro ano do Médio, de duas escolas distintas, da rede pública estadual da cidade de Bandeirantes - PR, acerca do uso de atividades práticas em aulas de Ciências e Biologia. Para tanto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com esses alunos, que foi gravada e posteriormente transcrita. A análise dessas transcrições se deu de forma qualitativa, por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados dessa análise mostraram a escassez de aulas práticas no ensino dessas disciplinas, a influência do ensino tradicional e o reconhecimento por parte dos alunos de que é necessária uma mudança nas estratégias de ensino utilizadas pelos professores, a fim de tornar a aprendizagem mais profícua. Mostraram, ainda, que tais aulas são consideradas pelos alunos como sendo aquelas realizadas em laboratórios, confirmando resultados de outras pesquisas que apontam que existe uma aceitação tácita da importancia do laboratório no Ensino de Ciências em geral.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11391
10.36661/2595-4520.2020v3i2.11391
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11391
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11391/7466
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Rafaelly de Oliveira Souza, Bruna Larissa Ramalho Diniz, Alice Assis
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Rafaelly de Oliveira Souza, Bruna Larissa Ramalho Diniz, Alice Assis
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 119-134
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612441829376