ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DA ATIVIDADE DOCENTE E DO PAPEL DA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Landim Vilela, Jean Louis
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferraz, Anderson Claiton, Teixeira de Araújo, Mauro Sérgio, Paubel Junger , Alex
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/53774
Resumo: Uma parcela expressiva dos alunos da Educação Básica costuma apresentar expectativas e dificuldades em relação à educação que vivenciam. Diante desse cenário, esta pesquisa de caráter qualitativo tem como objetivo investigar as percepções que alguns alunos de escolas públicas e particulares apresentam quanto ao papel do professor e da escola. A pesquisa contou com a aplicação de um questionário cujas questões abertas aqui apresentadas foram analisadas utilizando técnicas de Análise de Conteúdo. As análises das respostas dos estudantes apontaram para a necessidade de mudanças e inovações nas metodologias, recursos e estratégias didáticas utilizadas pelos professores. Por fim, entendemos que a utilização do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade poderia oferecer respostas adequadas aos anseios dos estudantes investigados, permitindo alterar o panorama da realidade educacional vigente.
id UEM-11_b4ca21a16289068c6c34a39f50eff8e2
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/53774
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DA ATIVIDADE DOCENTE E DO PAPEL DA ESCOLAPercepção de alunos; Atividade docente; Enfoque CTS.Uma parcela expressiva dos alunos da Educação Básica costuma apresentar expectativas e dificuldades em relação à educação que vivenciam. Diante desse cenário, esta pesquisa de caráter qualitativo tem como objetivo investigar as percepções que alguns alunos de escolas públicas e particulares apresentam quanto ao papel do professor e da escola. A pesquisa contou com a aplicação de um questionário cujas questões abertas aqui apresentadas foram analisadas utilizando técnicas de Análise de Conteúdo. As análises das respostas dos estudantes apontaram para a necessidade de mudanças e inovações nas metodologias, recursos e estratégias didáticas utilizadas pelos professores. Por fim, entendemos que a utilização do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade poderia oferecer respostas adequadas aos anseios dos estudantes investigados, permitindo alterar o panorama da realidade educacional vigente.Universidade Estadual de Maringá2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/5377410.4025/tpe.v23i2.53774Teoria e Prática da Educação; v. 23 n. 2 (2020); 99-1162237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/53774/751375151336Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLandim Vilela, Jean LouisFerraz, Anderson Claiton Teixeira de Araújo, Mauro Sérgio Paubel Junger , Alex 2021-12-18T03:09:24Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/53774Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:41.729952Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DA ATIVIDADE DOCENTE E DO PAPEL DA ESCOLA
title ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DA ATIVIDADE DOCENTE E DO PAPEL DA ESCOLA
spellingShingle ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DA ATIVIDADE DOCENTE E DO PAPEL DA ESCOLA
Landim Vilela, Jean Louis
Percepção de alunos; Atividade docente; Enfoque CTS.
title_short ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DA ATIVIDADE DOCENTE E DO PAPEL DA ESCOLA
title_full ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DA ATIVIDADE DOCENTE E DO PAPEL DA ESCOLA
title_fullStr ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DA ATIVIDADE DOCENTE E DO PAPEL DA ESCOLA
title_full_unstemmed ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DA ATIVIDADE DOCENTE E DO PAPEL DA ESCOLA
title_sort ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DA ATIVIDADE DOCENTE E DO PAPEL DA ESCOLA
author Landim Vilela, Jean Louis
author_facet Landim Vilela, Jean Louis
Ferraz, Anderson Claiton
Teixeira de Araújo, Mauro Sérgio
Paubel Junger , Alex
author_role author
author2 Ferraz, Anderson Claiton
Teixeira de Araújo, Mauro Sérgio
Paubel Junger , Alex
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Landim Vilela, Jean Louis
Ferraz, Anderson Claiton
Teixeira de Araújo, Mauro Sérgio
Paubel Junger , Alex
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção de alunos; Atividade docente; Enfoque CTS.
topic Percepção de alunos; Atividade docente; Enfoque CTS.
description Uma parcela expressiva dos alunos da Educação Básica costuma apresentar expectativas e dificuldades em relação à educação que vivenciam. Diante desse cenário, esta pesquisa de caráter qualitativo tem como objetivo investigar as percepções que alguns alunos de escolas públicas e particulares apresentam quanto ao papel do professor e da escola. A pesquisa contou com a aplicação de um questionário cujas questões abertas aqui apresentadas foram analisadas utilizando técnicas de Análise de Conteúdo. As análises das respostas dos estudantes apontaram para a necessidade de mudanças e inovações nas metodologias, recursos e estratégias didáticas utilizadas pelos professores. Por fim, entendemos que a utilização do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade poderia oferecer respostas adequadas aos anseios dos estudantes investigados, permitindo alterar o panorama da realidade educacional vigente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/53774
10.4025/tpe.v23i2.53774
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/53774
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v23i2.53774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/53774/751375151336
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 23 n. 2 (2020); 99-116
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207158227501056