Visitas Virtuais em Museus: uma proposta de ensino com pesquisa para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental em meio a uma pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabrício, Cristiane Machado
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cazzanelli, Paola, de Lara, Isabel Cristina Machado, Denardin, Luciano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12831
Resumo: This didatic proposal aims to contribute to the scientific literacy of 5th grade students of Elementary School. This is a proposal developed in a pandemic context, using as a pedagogical resource the Virtual Biomes Exhibition, which was presented in Rio de Janeiro in 2012. The methodology is based on the principles of classroom research, through an interdisciplinary and transdisciplinary project, which uses Science and Mathematics Modeling as research and teaching method. The proposal for virtual tour presents a pedagogical alternative in the pandemic context, since it becomes possible to transport knowledge to the digital environment with technological resources, providing access to the collections of several museums worldwide. As an additional contribution, it is intended to contribute to the formation of ethical and critical individuals, who are aware of their rights and duties as citizens.
id UFFS-2_ba9f4d7691c258f2b69aac73a7f76b1b
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12831
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Visitas Virtuais em Museus: uma proposta de ensino com pesquisa para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental em meio a uma pandemiaVisitas virtuales en museos: una propuesta de enseñanza con investigación para estudiantes de quinto año de la Enseñanza Primaria durante una pandemiaMuseums Virtual Tour: a teaching proposal with research for 5th grade students in a pandemic scenarioThis didatic proposal aims to contribute to the scientific literacy of 5th grade students of Elementary School. This is a proposal developed in a pandemic context, using as a pedagogical resource the Virtual Biomes Exhibition, which was presented in Rio de Janeiro in 2012. The methodology is based on the principles of classroom research, through an interdisciplinary and transdisciplinary project, which uses Science and Mathematics Modeling as research and teaching method. The proposal for virtual tour presents a pedagogical alternative in the pandemic context, since it becomes possible to transport knowledge to the digital environment with technological resources, providing access to the collections of several museums worldwide. As an additional contribution, it is intended to contribute to the formation of ethical and critical individuals, who are aware of their rights and duties as citizens.La presente propuesta de enseñanza propone contribuir a la alfabetización científica de los estudiantes de quinto grado de la Escuela Primaria. Se trata de una propuesta elaborada en un contexto de pandemia, utilizando como recurso pedagógico la exposición virtual Biomas, presentada en Río de Janeiro en 2012. Metodológicamente, se fundamenta en los principios de la investigación en el aula, a través de un proyecto interdisciplinario y transdisciplinario, utilizando Modelación en Ciencias y Matemática como método de investigación y enseñanza. Se señala que una propuesta de visitas virtuales en museos se presenta como una alternativa pedagógica en un contexto de una pandemia, ya que, a través de la tecnologia, se transporta el conocimiento presencial al digital, y, de esta forma, se superan barreras, proporcionando acceso a las colecciones de varios museos del mundo. Además, se busca contribuir a la formación de personas éticas, críticas, conocedoras de sus derechos y deberes como ciudadanos.A presente proposta didática, objetiva contribuir para a alfabetização científica dos estudantes do 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma proposta elaborada em um contexto pandêmico, utilizando como recurso pedagógico a Mostra virtual Biomas, que foi apresentada no Rio de Janeiro em 2012. Metodologicamente, fundamenta-se nos princípios da pesquisa em sala de aula, por meio de um projeto interdisciplinar e transdisciplinar, utilizando a Modelagem em Ciências e Matemática como método de pesquisa e de ensino. Aponta-se que uma proposta de visitas virtuais em museus se apresenta como uma alternativa pedagógica, em um contexto atravessado por uma pandemia, pois por meio da tecnologia, o conhecimento presencial se transporta ao conhecimento digital, e dessa forma, extrapolam barreiras, fornecendo acesso aos acervos de diversos museus mundiais. Além disso, busca-se contribuir para a formação de indivíduos éticos, críticos e conhecedores dos seus direitos e deveres como cidadão.  Universidade Federal da Fronteira Sul2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1283110.36661/2595-4520.2022v5n4.12831Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 4 (2022): Revista Insignare Scientia; 357-3712595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12831/8663Copyright (c) 2022 Paola Cazzanelli, Cristiane Machado Fabricio, Isabel Cristina Machado de Lara, Luciano Denardinhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFabrício, Cristiane MachadoCazzanelli, Paolade Lara, Isabel Cristina MachadoDenardin, Luciano2022-12-22T21:32:14Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12831Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-12-22T21:32:14Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Visitas Virtuais em Museus: uma proposta de ensino com pesquisa para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental em meio a uma pandemia
Visitas virtuales en museos: una propuesta de enseñanza con investigación para estudiantes de quinto año de la Enseñanza Primaria durante una pandemia
Museums Virtual Tour: a teaching proposal with research for 5th grade students in a pandemic scenario
title Visitas Virtuais em Museus: uma proposta de ensino com pesquisa para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental em meio a uma pandemia
spellingShingle Visitas Virtuais em Museus: uma proposta de ensino com pesquisa para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental em meio a uma pandemia
Fabrício, Cristiane Machado
title_short Visitas Virtuais em Museus: uma proposta de ensino com pesquisa para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental em meio a uma pandemia
title_full Visitas Virtuais em Museus: uma proposta de ensino com pesquisa para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental em meio a uma pandemia
title_fullStr Visitas Virtuais em Museus: uma proposta de ensino com pesquisa para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental em meio a uma pandemia
title_full_unstemmed Visitas Virtuais em Museus: uma proposta de ensino com pesquisa para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental em meio a uma pandemia
title_sort Visitas Virtuais em Museus: uma proposta de ensino com pesquisa para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental em meio a uma pandemia
author Fabrício, Cristiane Machado
author_facet Fabrício, Cristiane Machado
Cazzanelli, Paola
de Lara, Isabel Cristina Machado
Denardin, Luciano
author_role author
author2 Cazzanelli, Paola
de Lara, Isabel Cristina Machado
Denardin, Luciano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabrício, Cristiane Machado
Cazzanelli, Paola
de Lara, Isabel Cristina Machado
Denardin, Luciano
description This didatic proposal aims to contribute to the scientific literacy of 5th grade students of Elementary School. This is a proposal developed in a pandemic context, using as a pedagogical resource the Virtual Biomes Exhibition, which was presented in Rio de Janeiro in 2012. The methodology is based on the principles of classroom research, through an interdisciplinary and transdisciplinary project, which uses Science and Mathematics Modeling as research and teaching method. The proposal for virtual tour presents a pedagogical alternative in the pandemic context, since it becomes possible to transport knowledge to the digital environment with technological resources, providing access to the collections of several museums worldwide. As an additional contribution, it is intended to contribute to the formation of ethical and critical individuals, who are aware of their rights and duties as citizens.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12831
10.36661/2595-4520.2022v5n4.12831
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12831
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2022v5n4.12831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12831/8663
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 4 (2022): Revista Insignare Scientia; 357-371
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613684391936