A fase inicial de uma aula de Matemática no Ensino Exploratório na visão profissional de futuros professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7665 |
Resumo: | Este trabalho, de natureza qualitativa, contou com a participação de duas turmas de futuros professores (FP) que cursaram uma disciplina específica de prática como componente curricular assente na exploração de um caso multimídia e oferecida em um curso de Licenciatura em Matemática. Nesse contexto formativo, o estudo centra-se na visão profissional desses FP sobre as ações docentes realizadas para promover o engajamento inicial dos alunos em uma aula de Matemática na perspectiva do Ensino Exploratório. A aula é contemplada no caso por meio de diferentes mídias que retratam elementos da prática de uma professora experiente no Ensino Exploratório, voltada à promoção do pensamento algébrico de alunos de um 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Esta investigação utiliza como fontes de dados as respostas escritas que os FP expressaram às questões do multimídia referentes ao vídeo analisado. Os resultados evidenciam seis aspectos, concernentes ao modo pelo qual a professora propõe e apresenta a tarefa aos alunos, que se sobressaem à visão dos FP. Além disso, na medida em que os FP conseguem perpassar diferentes dimensões de raciocínio – descrição, explicação e previsão, sobre os eventos (re)conhecidos no vídeo, eles revelam perceber os significados didático-pedagógicos que subjazem tais aspectos. |
id |
UFFS-2_bbb363d7c6e9069f6d39fd9475337bba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/7665 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
A fase inicial de uma aula de Matemática no Ensino Exploratório na visão profissional de futuros professoresEste trabalho, de natureza qualitativa, contou com a participação de duas turmas de futuros professores (FP) que cursaram uma disciplina específica de prática como componente curricular assente na exploração de um caso multimídia e oferecida em um curso de Licenciatura em Matemática. Nesse contexto formativo, o estudo centra-se na visão profissional desses FP sobre as ações docentes realizadas para promover o engajamento inicial dos alunos em uma aula de Matemática na perspectiva do Ensino Exploratório. A aula é contemplada no caso por meio de diferentes mídias que retratam elementos da prática de uma professora experiente no Ensino Exploratório, voltada à promoção do pensamento algébrico de alunos de um 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Esta investigação utiliza como fontes de dados as respostas escritas que os FP expressaram às questões do multimídia referentes ao vídeo analisado. Os resultados evidenciam seis aspectos, concernentes ao modo pelo qual a professora propõe e apresenta a tarefa aos alunos, que se sobressaem à visão dos FP. Além disso, na medida em que os FP conseguem perpassar diferentes dimensões de raciocínio – descrição, explicação e previsão, sobre os eventos (re)conhecidos no vídeo, eles revelam perceber os significados didático-pedagógicos que subjazem tais aspectos.Universidade Federal da Fronteira Sul2018-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/766510.36661/2595-4520.2018v1i2.7665Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 2 (2018): Revista Insignare Scientia2595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7665/5151Copyright (c) 2018 Renata Viviane Raffa Rodrigues, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrinohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Renata Viviane RaffaCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade2021-07-13T05:28:31Zoai:ojs.192.168.253.137:article/7665Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:28:31Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A fase inicial de uma aula de Matemática no Ensino Exploratório na visão profissional de futuros professores |
title |
A fase inicial de uma aula de Matemática no Ensino Exploratório na visão profissional de futuros professores |
spellingShingle |
A fase inicial de uma aula de Matemática no Ensino Exploratório na visão profissional de futuros professores Rodrigues, Renata Viviane Raffa |
title_short |
A fase inicial de uma aula de Matemática no Ensino Exploratório na visão profissional de futuros professores |
title_full |
A fase inicial de uma aula de Matemática no Ensino Exploratório na visão profissional de futuros professores |
title_fullStr |
A fase inicial de uma aula de Matemática no Ensino Exploratório na visão profissional de futuros professores |
title_full_unstemmed |
A fase inicial de uma aula de Matemática no Ensino Exploratório na visão profissional de futuros professores |
title_sort |
A fase inicial de uma aula de Matemática no Ensino Exploratório na visão profissional de futuros professores |
author |
Rodrigues, Renata Viviane Raffa |
author_facet |
Rodrigues, Renata Viviane Raffa Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade |
author_role |
author |
author2 |
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Renata Viviane Raffa Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade |
description |
Este trabalho, de natureza qualitativa, contou com a participação de duas turmas de futuros professores (FP) que cursaram uma disciplina específica de prática como componente curricular assente na exploração de um caso multimídia e oferecida em um curso de Licenciatura em Matemática. Nesse contexto formativo, o estudo centra-se na visão profissional desses FP sobre as ações docentes realizadas para promover o engajamento inicial dos alunos em uma aula de Matemática na perspectiva do Ensino Exploratório. A aula é contemplada no caso por meio de diferentes mídias que retratam elementos da prática de uma professora experiente no Ensino Exploratório, voltada à promoção do pensamento algébrico de alunos de um 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Esta investigação utiliza como fontes de dados as respostas escritas que os FP expressaram às questões do multimídia referentes ao vídeo analisado. Os resultados evidenciam seis aspectos, concernentes ao modo pelo qual a professora propõe e apresenta a tarefa aos alunos, que se sobressaem à visão dos FP. Além disso, na medida em que os FP conseguem perpassar diferentes dimensões de raciocínio – descrição, explicação e previsão, sobre os eventos (re)conhecidos no vídeo, eles revelam perceber os significados didático-pedagógicos que subjazem tais aspectos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7665 10.36661/2595-4520.2018v1i2.7665 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7665 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2018v1i2.7665 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7665/5151 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Renata Viviane Raffa Rodrigues, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Renata Viviane Raffa Rodrigues, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 2 (2018): Revista Insignare Scientia 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221611916492800 |