A fase inicial de uma aula de Matemática no Ensino Exploratório na visão profissional de futuros professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Renata Viviane Raffa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7665
Resumo: Este trabalho, de natureza qualitativa, contou com a participação de duas turmas de futuros professores (FP) que cursaram uma disciplina específica de prática como componente curricular assente na exploração de um caso multimídia e oferecida em um curso de Licenciatura em Matemática. Nesse contexto formativo, o estudo centra-se na visão profissional desses FP sobre as ações docentes realizadas para promover o engajamento inicial dos alunos em uma aula de Matemática na perspectiva do Ensino Exploratório. A aula é contemplada no caso por meio de diferentes mídias que retratam elementos da prática de uma professora experiente no Ensino Exploratório, voltada à promoção do pensamento algébrico de alunos de um 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Esta investigação utiliza como fontes de dados as respostas escritas que os FP expressaram às questões do multimídia referentes ao vídeo analisado. Os resultados evidenciam seis aspectos, concernentes ao modo pelo qual a professora propõe e apresenta a tarefa aos alunos, que se sobressaem à visão dos FP. Além disso, na medida em que os FP conseguem perpassar diferentes dimensões de raciocínio – descrição, explicação e previsão, sobre os eventos (re)conhecidos no vídeo, eles revelam perceber os significados didático-pedagógicos que subjazem tais aspectos.
id UFFS-2_bbb363d7c6e9069f6d39fd9475337bba
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/7665
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling A fase inicial de uma aula de Matemática no Ensino Exploratório na visão profissional de futuros professoresEste trabalho, de natureza qualitativa, contou com a participação de duas turmas de futuros professores (FP) que cursaram uma disciplina específica de prática como componente curricular assente na exploração de um caso multimídia e oferecida em um curso de Licenciatura em Matemática. Nesse contexto formativo, o estudo centra-se na visão profissional desses FP sobre as ações docentes realizadas para promover o engajamento inicial dos alunos em uma aula de Matemática na perspectiva do Ensino Exploratório. A aula é contemplada no caso por meio de diferentes mídias que retratam elementos da prática de uma professora experiente no Ensino Exploratório, voltada à promoção do pensamento algébrico de alunos de um 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Esta investigação utiliza como fontes de dados as respostas escritas que os FP expressaram às questões do multimídia referentes ao vídeo analisado. Os resultados evidenciam seis aspectos, concernentes ao modo pelo qual a professora propõe e apresenta a tarefa aos alunos, que se sobressaem à visão dos FP. Além disso, na medida em que os FP conseguem perpassar diferentes dimensões de raciocínio – descrição, explicação e previsão, sobre os eventos (re)conhecidos no vídeo, eles revelam perceber os significados didático-pedagógicos que subjazem tais aspectos.Universidade Federal da Fronteira Sul2018-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/766510.36661/2595-4520.2018v1i2.7665Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 2 (2018): Revista Insignare Scientia2595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7665/5151Copyright (c) 2018 Renata Viviane Raffa Rodrigues, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrinohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Renata Viviane RaffaCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade2021-07-13T05:28:31Zoai:ojs.192.168.253.137:article/7665Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:28:31Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A fase inicial de uma aula de Matemática no Ensino Exploratório na visão profissional de futuros professores
title A fase inicial de uma aula de Matemática no Ensino Exploratório na visão profissional de futuros professores
spellingShingle A fase inicial de uma aula de Matemática no Ensino Exploratório na visão profissional de futuros professores
Rodrigues, Renata Viviane Raffa
title_short A fase inicial de uma aula de Matemática no Ensino Exploratório na visão profissional de futuros professores
title_full A fase inicial de uma aula de Matemática no Ensino Exploratório na visão profissional de futuros professores
title_fullStr A fase inicial de uma aula de Matemática no Ensino Exploratório na visão profissional de futuros professores
title_full_unstemmed A fase inicial de uma aula de Matemática no Ensino Exploratório na visão profissional de futuros professores
title_sort A fase inicial de uma aula de Matemática no Ensino Exploratório na visão profissional de futuros professores
author Rodrigues, Renata Viviane Raffa
author_facet Rodrigues, Renata Viviane Raffa
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
author_role author
author2 Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Renata Viviane Raffa
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
description Este trabalho, de natureza qualitativa, contou com a participação de duas turmas de futuros professores (FP) que cursaram uma disciplina específica de prática como componente curricular assente na exploração de um caso multimídia e oferecida em um curso de Licenciatura em Matemática. Nesse contexto formativo, o estudo centra-se na visão profissional desses FP sobre as ações docentes realizadas para promover o engajamento inicial dos alunos em uma aula de Matemática na perspectiva do Ensino Exploratório. A aula é contemplada no caso por meio de diferentes mídias que retratam elementos da prática de uma professora experiente no Ensino Exploratório, voltada à promoção do pensamento algébrico de alunos de um 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Esta investigação utiliza como fontes de dados as respostas escritas que os FP expressaram às questões do multimídia referentes ao vídeo analisado. Os resultados evidenciam seis aspectos, concernentes ao modo pelo qual a professora propõe e apresenta a tarefa aos alunos, que se sobressaem à visão dos FP. Além disso, na medida em que os FP conseguem perpassar diferentes dimensões de raciocínio – descrição, explicação e previsão, sobre os eventos (re)conhecidos no vídeo, eles revelam perceber os significados didático-pedagógicos que subjazem tais aspectos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7665
10.36661/2595-4520.2018v1i2.7665
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7665
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2018v1i2.7665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7665/5151
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Renata Viviane Raffa Rodrigues, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Renata Viviane Raffa Rodrigues, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 2 (2018): Revista Insignare Scientia
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221611916492800