O saber profissional do professor que ensina matemática: o futuro do passado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189544
Resumo: Disponível em: http://revistas.upel.edu.ve/index.php/paradigma/article/download/6902/3972
id UFSC_83c46e0fb22e817f0529df7c4be001b3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189544
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O saber profissional do professor que ensina matemática: o futuro do passadoMatemática para ensinarSaber profissionalMatemáticaHistória do ensino de matemáticaDisponível em: http://revistas.upel.edu.ve/index.php/paradigma/article/download/6902/3972O artigo analisa, num primeiro momento, como tem sido investigado o saber profissional do professor. Em seguida, propõe novas bases para a caracterização desse saber tendo em vista categorias como saberes a ensinar e saberes para ensinar. A partir delas, mobiliza os termos matemática a ensinar e matemática para ensinar propondo uma perspectiva de investigação do saber profissional do professor. Trata, em específico, do professor que ensina matemática, considerando o desenvolvimento histórico do saber profissional desse professor. Propõe que as disciplinas hoje constituídas, para formar tais professores que ensinam matemática, sejam consideradas como legado histórico de processos e dinâmicas que articulam os saberes de formação de professores e os saberes presentes no ensino.Revista Paradigma2018-09-02T14:20:15Z2018-09-02T14:20:15Z2018-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, Wagner Rodrigues. O saber profissional do professor que ensina matemática: o futuro do passado. PARADIGMA (MARACAY), v. Extra 1, p. 190-201, 2018.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189544Valente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-02T14:20:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189544Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-02T14:20:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O saber profissional do professor que ensina matemática: o futuro do passado
title O saber profissional do professor que ensina matemática: o futuro do passado
spellingShingle O saber profissional do professor que ensina matemática: o futuro do passado
Valente, Wagner Rodrigues
Matemática para ensinar
Saber profissional
Matemática
História do ensino de matemática
title_short O saber profissional do professor que ensina matemática: o futuro do passado
title_full O saber profissional do professor que ensina matemática: o futuro do passado
title_fullStr O saber profissional do professor que ensina matemática: o futuro do passado
title_full_unstemmed O saber profissional do professor que ensina matemática: o futuro do passado
title_sort O saber profissional do professor que ensina matemática: o futuro do passado
author Valente, Wagner Rodrigues
author_facet Valente, Wagner Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática para ensinar
Saber profissional
Matemática
História do ensino de matemática
topic Matemática para ensinar
Saber profissional
Matemática
História do ensino de matemática
description Disponível em: http://revistas.upel.edu.ve/index.php/paradigma/article/download/6902/3972
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-02T14:20:15Z
2018-09-02T14:20:15Z
2018-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues. O saber profissional do professor que ensina matemática: o futuro do passado. PARADIGMA (MARACAY), v. Extra 1, p. 190-201, 2018.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189544
identifier_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues. O saber profissional do professor que ensina matemática: o futuro do passado. PARADIGMA (MARACAY), v. Extra 1, p. 190-201, 2018.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paradigma
publisher.none.fl_str_mv Revista Paradigma
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652094217912320