Utilização do Instagram no ensino de Paleontologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12635 |
Resumo: | O avanço acelerado das tecnologias tem provocado mudanças na sociedade e na educação. A internet está se tornando uma das ferramentas mais utilizadas dentro do ambiente acadêmico. Com o surgimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), novos ambientes de aprendizagem foram desenvolvidos. O uso das redes sociais tem crescido bastante entre os estudantes e essa ferramenta tem um grande potencial para contribuir no processo educacional. Nesse cenário encontra-se o professor, que enfrenta o desafio de conseguir a atenção dos alunos e realizar sua prática pedagógica com qualidade. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar as contribuições de uma proposta pedagógica baseada no uso do Instagram como uma ferramenta para o ensino da disciplina Paleontologia por meio de publicações com imagens, vídeos e textos com o objetivo de chamar a atenção dos alunos durante o período letivo e avaliar suas contribuições no aprendizado dos mesmos. Concluiu-se que o uso do Instagram direcionado aos conteúdos da disciplina teve bons resultados em relação ao aprendizado dos alunos e contribuiu de forma significativa para a construção de conhecimento durante o semestre letivo. |
id |
UFFS-2_c118f665508903e19eee67c52617bddb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12635 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização do Instagram no ensino de PaleontologiaO avanço acelerado das tecnologias tem provocado mudanças na sociedade e na educação. A internet está se tornando uma das ferramentas mais utilizadas dentro do ambiente acadêmico. Com o surgimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), novos ambientes de aprendizagem foram desenvolvidos. O uso das redes sociais tem crescido bastante entre os estudantes e essa ferramenta tem um grande potencial para contribuir no processo educacional. Nesse cenário encontra-se o professor, que enfrenta o desafio de conseguir a atenção dos alunos e realizar sua prática pedagógica com qualidade. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar as contribuições de uma proposta pedagógica baseada no uso do Instagram como uma ferramenta para o ensino da disciplina Paleontologia por meio de publicações com imagens, vídeos e textos com o objetivo de chamar a atenção dos alunos durante o período letivo e avaliar suas contribuições no aprendizado dos mesmos. Concluiu-se que o uso do Instagram direcionado aos conteúdos da disciplina teve bons resultados em relação ao aprendizado dos alunos e contribuiu de forma significativa para a construção de conhecimento durante o semestre letivo.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1263510.36661/2595-4520.2022v5n1.12635Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 484-5052595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12635/8451Copyright (c) 2022 Luciano Artemio Leal, Denilson Almeida da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Denilson AlmeidaLeal, Luciano Artemio2022-07-22T19:35:57Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12635Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T19:35:57Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização do Instagram no ensino de Paleontologia |
title |
Utilização do Instagram no ensino de Paleontologia |
spellingShingle |
Utilização do Instagram no ensino de Paleontologia da Silva, Denilson Almeida |
title_short |
Utilização do Instagram no ensino de Paleontologia |
title_full |
Utilização do Instagram no ensino de Paleontologia |
title_fullStr |
Utilização do Instagram no ensino de Paleontologia |
title_full_unstemmed |
Utilização do Instagram no ensino de Paleontologia |
title_sort |
Utilização do Instagram no ensino de Paleontologia |
author |
da Silva, Denilson Almeida |
author_facet |
da Silva, Denilson Almeida Leal, Luciano Artemio |
author_role |
author |
author2 |
Leal, Luciano Artemio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Denilson Almeida Leal, Luciano Artemio |
description |
O avanço acelerado das tecnologias tem provocado mudanças na sociedade e na educação. A internet está se tornando uma das ferramentas mais utilizadas dentro do ambiente acadêmico. Com o surgimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), novos ambientes de aprendizagem foram desenvolvidos. O uso das redes sociais tem crescido bastante entre os estudantes e essa ferramenta tem um grande potencial para contribuir no processo educacional. Nesse cenário encontra-se o professor, que enfrenta o desafio de conseguir a atenção dos alunos e realizar sua prática pedagógica com qualidade. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar as contribuições de uma proposta pedagógica baseada no uso do Instagram como uma ferramenta para o ensino da disciplina Paleontologia por meio de publicações com imagens, vídeos e textos com o objetivo de chamar a atenção dos alunos durante o período letivo e avaliar suas contribuições no aprendizado dos mesmos. Concluiu-se que o uso do Instagram direcionado aos conteúdos da disciplina teve bons resultados em relação ao aprendizado dos alunos e contribuiu de forma significativa para a construção de conhecimento durante o semestre letivo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12635 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12635 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12635 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n1.12635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12635/8451 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Luciano Artemio Leal, Denilson Almeida da Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Luciano Artemio Leal, Denilson Almeida da Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 484-505 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613642448896 |