Ensino de paleontologia através da utilização de meio digital: uma abordagem não-formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Graziela Seibert de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6784
Resumo: A paleontologia é uma ciência que permite entender melhor o passado da vida na Terra, porém é uma área do conhecimento aplicado de forma sucinta nas escolas ou até mesmo negligenciadas. O presente trabalho teve como objetivo apresentar a importância da paleontologia para a população em geral através de uma abordagem não-formal ou seja, ensinar fora da área de ensino comum (salas de aula), através de oficinas em meio online pela plataforma Google Meet, pode-se além de ensinar sobre o tema, avaliar também o grau de conhecimento do público, através da realização de questionários pré apresentação, também foi possível coletar dados dos participantes sobre idade média entre 20 e 60 anos e escolaridade que variava de concluintes do ensino fundamental até pós graduandos, demonstrando que a paleontologia é uma área do conhecimento bem limitada. Além disso, a avaliação também contou pela participação dos presentes durante a realização da oficina através de perguntas feitas, esses questionamentos são de extrema importância para o aperfeiçoamento de novas oficinas, podendo focar nos assuntos que geraram mais dúvidas nos participantes, enriquecendo mais a troca de conhecimento [resumo fornecido pelo autor].
id UCS_c671cc7a27763e63159ebdcbce93ea94
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6784
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Almeida, Graziela Seibert deBalestrin, Raquel CristinaDelamare, Ana PaulaGuzzo, Guilherme Brambatti2021-01-29T17:46:55Z2021-01-29T17:46:55Z2020-12-172020-12-07https://repositorio.ucs.br/11338/6784A paleontologia é uma ciência que permite entender melhor o passado da vida na Terra, porém é uma área do conhecimento aplicado de forma sucinta nas escolas ou até mesmo negligenciadas. O presente trabalho teve como objetivo apresentar a importância da paleontologia para a população em geral através de uma abordagem não-formal ou seja, ensinar fora da área de ensino comum (salas de aula), através de oficinas em meio online pela plataforma Google Meet, pode-se além de ensinar sobre o tema, avaliar também o grau de conhecimento do público, através da realização de questionários pré apresentação, também foi possível coletar dados dos participantes sobre idade média entre 20 e 60 anos e escolaridade que variava de concluintes do ensino fundamental até pós graduandos, demonstrando que a paleontologia é uma área do conhecimento bem limitada. Além disso, a avaliação também contou pela participação dos presentes durante a realização da oficina através de perguntas feitas, esses questionamentos são de extrema importância para o aperfeiçoamento de novas oficinas, podendo focar nos assuntos que geraram mais dúvidas nos participantes, enriquecendo mais a troca de conhecimento [resumo fornecido pelo autor].Paleontology is a science that allows us to better understand the past of life on Earth, but it is an area of technical knowledge succinctly in schools or even neglected. This work aimed to present an importance of paleontology for a general population through a non-formal approach, that is, use outside the common teaching area (classrooms), through workshops in an online medium through the Google Meet platform, besides being able to use on the subject, also to evaluate the degree of knowledge of the public, through the performance of pre-presentation questionnaires, it was also possible to collect data from the participants on average age between 20 and 60 years and schooling that varied from graduates of the elementary school to graduate students, demonstrating that paleontology is a very limited area of knowledge. In addition, the evaluation also counted on their participation while conducting the workshop through questions asked, these questions are extremely important for the improvement of new workshops, being able to focus on the subjects that generated more doubts in the participants, further enriching the exchange of information knowledge [resumo fornecido pelo autor].PaleontologiaCiências - Estudo e ensinoEscolasEnsino de paleontologia através da utilização de meio digital: uma abordagem não-formalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Ciências BiológicasCampus Universitário de Caxias do Sul2020-12-17ORIGINALTCC Graziela Seibert de Almeida.pdfTCC Graziela Seibert de Almeida.pdfapplication/pdf434933https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6784/1/TCC%20Graziela%20Seibert%20de%20Almeida.pdf18146608eccf8f43ef323d18100a3c39MD51TEXTTCC Graziela Seibert de Almeida.pdf.txtTCC Graziela Seibert de Almeida.pdf.txtExtracted texttext/plain44019https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6784/2/TCC%20Graziela%20Seibert%20de%20Almeida.pdf.txt369f9f9b8e6717e9861b872a6a3a3b69MD52THUMBNAILTCC Graziela Seibert de Almeida.pdf.jpgTCC Graziela Seibert de Almeida.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1185https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6784/3/TCC%20Graziela%20Seibert%20de%20Almeida.pdf.jpg908e0b15f1c6f35f4ad67026feef4d0eMD5311338/67842021-05-07 14:13:00.606oai:repositorio.ucs.br:11338/6784Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T14:13Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de paleontologia através da utilização de meio digital: uma abordagem não-formal
title Ensino de paleontologia através da utilização de meio digital: uma abordagem não-formal
spellingShingle Ensino de paleontologia através da utilização de meio digital: uma abordagem não-formal
Almeida, Graziela Seibert de
Paleontologia
Ciências - Estudo e ensino
Escolas
title_short Ensino de paleontologia através da utilização de meio digital: uma abordagem não-formal
title_full Ensino de paleontologia através da utilização de meio digital: uma abordagem não-formal
title_fullStr Ensino de paleontologia através da utilização de meio digital: uma abordagem não-formal
title_full_unstemmed Ensino de paleontologia através da utilização de meio digital: uma abordagem não-formal
title_sort Ensino de paleontologia através da utilização de meio digital: uma abordagem não-formal
author Almeida, Graziela Seibert de
author_facet Almeida, Graziela Seibert de
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Balestrin, Raquel Cristina
Delamare, Ana Paula
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Graziela Seibert de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guzzo, Guilherme Brambatti
contributor_str_mv Guzzo, Guilherme Brambatti
dc.subject.por.fl_str_mv Paleontologia
Ciências - Estudo e ensino
Escolas
topic Paleontologia
Ciências - Estudo e ensino
Escolas
description A paleontologia é uma ciência que permite entender melhor o passado da vida na Terra, porém é uma área do conhecimento aplicado de forma sucinta nas escolas ou até mesmo negligenciadas. O presente trabalho teve como objetivo apresentar a importância da paleontologia para a população em geral através de uma abordagem não-formal ou seja, ensinar fora da área de ensino comum (salas de aula), através de oficinas em meio online pela plataforma Google Meet, pode-se além de ensinar sobre o tema, avaliar também o grau de conhecimento do público, através da realização de questionários pré apresentação, também foi possível coletar dados dos participantes sobre idade média entre 20 e 60 anos e escolaridade que variava de concluintes do ensino fundamental até pós graduandos, demonstrando que a paleontologia é uma área do conhecimento bem limitada. Além disso, a avaliação também contou pela participação dos presentes durante a realização da oficina através de perguntas feitas, esses questionamentos são de extrema importância para o aperfeiçoamento de novas oficinas, podendo focar nos assuntos que geraram mais dúvidas nos participantes, enriquecendo mais a troca de conhecimento [resumo fornecido pelo autor].
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-07
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-29T17:46:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-29T17:46:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6784
url https://repositorio.ucs.br/11338/6784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6784/1/TCC%20Graziela%20Seibert%20de%20Almeida.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6784/2/TCC%20Graziela%20Seibert%20de%20Almeida.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6784/3/TCC%20Graziela%20Seibert%20de%20Almeida.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 18146608eccf8f43ef323d18100a3c39
369f9f9b8e6717e9861b872a6a3a3b69
908e0b15f1c6f35f4ad67026feef4d0e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308885937782784