Recursos Educacionais Abertos nas Práticas Didáticas dos Professores de Biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12207 |
Resumo: | O presente artigo relata o estudo da utilização dos Recursos Educacionais Abertos (REA) no planejamento dos professores de Ciências/Biologia que participaram da formação da 2ª edição do Curso “Small Open Online Course – REA – Educação para o Futuro” – 2019 – Programa Pesquisador Gaúcho. O Curso objetivou introduzir e aprofundar a integração de tecnologias educacionais hipermídia, especialmente REA, para consolidar a inovação didático-metodológica na Educação Básica do RS. Nesse contexto de formação, buscou-se analisar as mudanças de ações dos professores de Ciências/Biologia que concluíram o Curso, instigando e analisando as possibilidades e os desafios da utilização dos REA como recursos de ensino-aprendizagem. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como procedimentos o estudo de caso e foi estruturada em quatro etapas. A primeira, foi acompanhar o Curso como professora/formadora. A segunda, a identificação/seleção dos participantes. Como terceira etapa, o acompanhamento das atividades realizadas e aplicação de um questionário como instrumentos de coletas de dados. Por último, a elaboração de um REA como subsídio para trabalhar o conteúdo do Primeiro Ano na disciplina de Biologia. Percebeu-se que o Curso gerou mudanças de ação nos professores que participaram da pesquisa, os quais passaram a conhecer/diferenciar RE de REA e a integrar REA em suas práticas didáticas. Palavras-chave: Recursos Educacionais Abertos (REA); Ensino de Biologia; Tecnologias Educacionais em Rede e Formação de professores. |
id |
UFFS-2_d0aa513a6b18ace4102d0746a82693fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12207 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Recursos Educacionais Abertos nas Práticas Didáticas dos Professores de BiologiaO presente artigo relata o estudo da utilização dos Recursos Educacionais Abertos (REA) no planejamento dos professores de Ciências/Biologia que participaram da formação da 2ª edição do Curso “Small Open Online Course – REA – Educação para o Futuro” – 2019 – Programa Pesquisador Gaúcho. O Curso objetivou introduzir e aprofundar a integração de tecnologias educacionais hipermídia, especialmente REA, para consolidar a inovação didático-metodológica na Educação Básica do RS. Nesse contexto de formação, buscou-se analisar as mudanças de ações dos professores de Ciências/Biologia que concluíram o Curso, instigando e analisando as possibilidades e os desafios da utilização dos REA como recursos de ensino-aprendizagem. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como procedimentos o estudo de caso e foi estruturada em quatro etapas. A primeira, foi acompanhar o Curso como professora/formadora. A segunda, a identificação/seleção dos participantes. Como terceira etapa, o acompanhamento das atividades realizadas e aplicação de um questionário como instrumentos de coletas de dados. Por último, a elaboração de um REA como subsídio para trabalhar o conteúdo do Primeiro Ano na disciplina de Biologia. Percebeu-se que o Curso gerou mudanças de ação nos professores que participaram da pesquisa, os quais passaram a conhecer/diferenciar RE de REA e a integrar REA em suas práticas didáticas. Palavras-chave: Recursos Educacionais Abertos (REA); Ensino de Biologia; Tecnologias Educacionais em Rede e Formação de professores.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1220710.36661/2595-4520.2022v5n1.12207Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 235-2552595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12207/8438Copyright (c) 2022 Giana Somavilahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSomavilla, GianaMarques da Rocha, KarlaDenize Mazzardo, Mara2022-07-22T19:11:02Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12207Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T19:11:02Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recursos Educacionais Abertos nas Práticas Didáticas dos Professores de Biologia |
title |
Recursos Educacionais Abertos nas Práticas Didáticas dos Professores de Biologia |
spellingShingle |
Recursos Educacionais Abertos nas Práticas Didáticas dos Professores de Biologia Somavilla, Giana |
title_short |
Recursos Educacionais Abertos nas Práticas Didáticas dos Professores de Biologia |
title_full |
Recursos Educacionais Abertos nas Práticas Didáticas dos Professores de Biologia |
title_fullStr |
Recursos Educacionais Abertos nas Práticas Didáticas dos Professores de Biologia |
title_full_unstemmed |
Recursos Educacionais Abertos nas Práticas Didáticas dos Professores de Biologia |
title_sort |
Recursos Educacionais Abertos nas Práticas Didáticas dos Professores de Biologia |
author |
Somavilla, Giana |
author_facet |
Somavilla, Giana Marques da Rocha, Karla Denize Mazzardo, Mara |
author_role |
author |
author2 |
Marques da Rocha, Karla Denize Mazzardo, Mara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Somavilla, Giana Marques da Rocha, Karla Denize Mazzardo, Mara |
description |
O presente artigo relata o estudo da utilização dos Recursos Educacionais Abertos (REA) no planejamento dos professores de Ciências/Biologia que participaram da formação da 2ª edição do Curso “Small Open Online Course – REA – Educação para o Futuro” – 2019 – Programa Pesquisador Gaúcho. O Curso objetivou introduzir e aprofundar a integração de tecnologias educacionais hipermídia, especialmente REA, para consolidar a inovação didático-metodológica na Educação Básica do RS. Nesse contexto de formação, buscou-se analisar as mudanças de ações dos professores de Ciências/Biologia que concluíram o Curso, instigando e analisando as possibilidades e os desafios da utilização dos REA como recursos de ensino-aprendizagem. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como procedimentos o estudo de caso e foi estruturada em quatro etapas. A primeira, foi acompanhar o Curso como professora/formadora. A segunda, a identificação/seleção dos participantes. Como terceira etapa, o acompanhamento das atividades realizadas e aplicação de um questionário como instrumentos de coletas de dados. Por último, a elaboração de um REA como subsídio para trabalhar o conteúdo do Primeiro Ano na disciplina de Biologia. Percebeu-se que o Curso gerou mudanças de ação nos professores que participaram da pesquisa, os quais passaram a conhecer/diferenciar RE de REA e a integrar REA em suas práticas didáticas. Palavras-chave: Recursos Educacionais Abertos (REA); Ensino de Biologia; Tecnologias Educacionais em Rede e Formação de professores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12207 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12207 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12207 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n1.12207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12207/8438 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Giana Somavila http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Giana Somavila http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 235-255 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613284884480 |