Recursos Educacionais Abertos nas Práticas Didáticas dos Professores de Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Somavilla, Giana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Marques da Rocha, Karla, Denize Mazzardo, Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12207
Resumo: O presente artigo relata o estudo da utilização dos Recursos Educacionais Abertos (REA) no planejamento dos professores de Ciências/Biologia que participaram da formação da 2ª edição do Curso “Small Open Online Course – REA – Educação para o Futuro” – 2019 – Programa Pesquisador Gaúcho. O Curso objetivou introduzir e aprofundar a integração de tecnologias educacionais hipermídia, especialmente REA, para consolidar a inovação didático-metodológica na Educação Básica do RS. Nesse contexto de formação, buscou-se analisar as mudanças de ações dos professores de Ciências/Biologia que concluíram o Curso, instigando e analisando as possibilidades e os desafios da utilização dos REA como recursos de ensino-aprendizagem. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como procedimentos o estudo de caso e foi estruturada em quatro etapas. A primeira, foi acompanhar o Curso como professora/formadora. A segunda, a identificação/seleção dos participantes. Como terceira etapa, o acompanhamento das atividades realizadas e aplicação de um questionário como instrumentos de coletas de dados. Por último, a elaboração de um REA como subsídio para trabalhar o conteúdo do Primeiro Ano na disciplina de Biologia. Percebeu-se que o Curso gerou mudanças de ação nos professores que participaram da pesquisa, os quais passaram a conhecer/diferenciar RE de REA e a integrar REA em suas práticas didáticas.   Palavras-chave: Recursos Educacionais Abertos (REA); Ensino de Biologia; Tecnologias Educacionais em Rede e Formação de professores.
id UFFS-2_d0aa513a6b18ace4102d0746a82693fb
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12207
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Recursos Educacionais Abertos nas Práticas Didáticas dos Professores de BiologiaO presente artigo relata o estudo da utilização dos Recursos Educacionais Abertos (REA) no planejamento dos professores de Ciências/Biologia que participaram da formação da 2ª edição do Curso “Small Open Online Course – REA – Educação para o Futuro” – 2019 – Programa Pesquisador Gaúcho. O Curso objetivou introduzir e aprofundar a integração de tecnologias educacionais hipermídia, especialmente REA, para consolidar a inovação didático-metodológica na Educação Básica do RS. Nesse contexto de formação, buscou-se analisar as mudanças de ações dos professores de Ciências/Biologia que concluíram o Curso, instigando e analisando as possibilidades e os desafios da utilização dos REA como recursos de ensino-aprendizagem. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como procedimentos o estudo de caso e foi estruturada em quatro etapas. A primeira, foi acompanhar o Curso como professora/formadora. A segunda, a identificação/seleção dos participantes. Como terceira etapa, o acompanhamento das atividades realizadas e aplicação de um questionário como instrumentos de coletas de dados. Por último, a elaboração de um REA como subsídio para trabalhar o conteúdo do Primeiro Ano na disciplina de Biologia. Percebeu-se que o Curso gerou mudanças de ação nos professores que participaram da pesquisa, os quais passaram a conhecer/diferenciar RE de REA e a integrar REA em suas práticas didáticas.   Palavras-chave: Recursos Educacionais Abertos (REA); Ensino de Biologia; Tecnologias Educacionais em Rede e Formação de professores.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1220710.36661/2595-4520.2022v5n1.12207Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 235-2552595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12207/8438Copyright (c) 2022 Giana Somavilahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSomavilla, GianaMarques da Rocha, KarlaDenize Mazzardo, Mara2022-07-22T19:11:02Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12207Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T19:11:02Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Recursos Educacionais Abertos nas Práticas Didáticas dos Professores de Biologia
title Recursos Educacionais Abertos nas Práticas Didáticas dos Professores de Biologia
spellingShingle Recursos Educacionais Abertos nas Práticas Didáticas dos Professores de Biologia
Somavilla, Giana
title_short Recursos Educacionais Abertos nas Práticas Didáticas dos Professores de Biologia
title_full Recursos Educacionais Abertos nas Práticas Didáticas dos Professores de Biologia
title_fullStr Recursos Educacionais Abertos nas Práticas Didáticas dos Professores de Biologia
title_full_unstemmed Recursos Educacionais Abertos nas Práticas Didáticas dos Professores de Biologia
title_sort Recursos Educacionais Abertos nas Práticas Didáticas dos Professores de Biologia
author Somavilla, Giana
author_facet Somavilla, Giana
Marques da Rocha, Karla
Denize Mazzardo, Mara
author_role author
author2 Marques da Rocha, Karla
Denize Mazzardo, Mara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Somavilla, Giana
Marques da Rocha, Karla
Denize Mazzardo, Mara
description O presente artigo relata o estudo da utilização dos Recursos Educacionais Abertos (REA) no planejamento dos professores de Ciências/Biologia que participaram da formação da 2ª edição do Curso “Small Open Online Course – REA – Educação para o Futuro” – 2019 – Programa Pesquisador Gaúcho. O Curso objetivou introduzir e aprofundar a integração de tecnologias educacionais hipermídia, especialmente REA, para consolidar a inovação didático-metodológica na Educação Básica do RS. Nesse contexto de formação, buscou-se analisar as mudanças de ações dos professores de Ciências/Biologia que concluíram o Curso, instigando e analisando as possibilidades e os desafios da utilização dos REA como recursos de ensino-aprendizagem. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como procedimentos o estudo de caso e foi estruturada em quatro etapas. A primeira, foi acompanhar o Curso como professora/formadora. A segunda, a identificação/seleção dos participantes. Como terceira etapa, o acompanhamento das atividades realizadas e aplicação de um questionário como instrumentos de coletas de dados. Por último, a elaboração de um REA como subsídio para trabalhar o conteúdo do Primeiro Ano na disciplina de Biologia. Percebeu-se que o Curso gerou mudanças de ação nos professores que participaram da pesquisa, os quais passaram a conhecer/diferenciar RE de REA e a integrar REA em suas práticas didáticas.   Palavras-chave: Recursos Educacionais Abertos (REA); Ensino de Biologia; Tecnologias Educacionais em Rede e Formação de professores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12207
10.36661/2595-4520.2022v5n1.12207
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12207
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12207/8438
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Giana Somavila
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Giana Somavila
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 235-255
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613284884480