Contribuições do espaço museal para a aprendizagem em ciências: um estudo contextualizado sobre os elementos químicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Emanuella Silveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Heck, Gabriela Sehnem, Teixeira, Luana Correia De Melo, Lara, Isabel Cristina Machado de, Amaral-Rosa, Marcelo Prado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11022
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo analisar as contribuições de um espaço museal na aprendizagem em Química, por meio de uma proposta de ensino sobre os elementos químicos, a partir do cotidiano de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Porto Alegre, RS. A proposta utilizou como recurso pedagógico um museu interativo e da Modelagem Matemática enquanto método de ensino, que se constituiu no caminho percorrido para apropriação das relações entre elementos químicos e a existência da vida na terra, por parte dos estudantes. Para evidenciar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes durante todo o processo educativo, optou-se pela realização de questionários, analisando-os à luz da Análise Textual Discursiva – ATD. Observou-se como principal resultado a apreensão de conhecimentos referente à presença dos elementos químicos nos diferentes ambientes, materiais e alimentos usados diariamente. Destaca-se, como aspecto positivo, a contribuição do espaço museal para a percepção de processos básicos da natureza que promovem a continuidade da vida terrestre, possíveis de serem visualizados, bem como para interação entre o estudante e o objeto de seu conhecimento.
id UFFS-2_da4fc8be9acee471671f441aeaccfb3b
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11022
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Contribuições do espaço museal para a aprendizagem em ciências: um estudo contextualizado sobre os elementos químicosEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo analisar as contribuições de um espaço museal na aprendizagem em Química, por meio de uma proposta de ensino sobre os elementos químicos, a partir do cotidiano de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Porto Alegre, RS. A proposta utilizou como recurso pedagógico um museu interativo e da Modelagem Matemática enquanto método de ensino, que se constituiu no caminho percorrido para apropriação das relações entre elementos químicos e a existência da vida na terra, por parte dos estudantes. Para evidenciar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes durante todo o processo educativo, optou-se pela realização de questionários, analisando-os à luz da Análise Textual Discursiva – ATD. Observou-se como principal resultado a apreensão de conhecimentos referente à presença dos elementos químicos nos diferentes ambientes, materiais e alimentos usados diariamente. Destaca-se, como aspecto positivo, a contribuição do espaço museal para a percepção de processos básicos da natureza que promovem a continuidade da vida terrestre, possíveis de serem visualizados, bem como para interação entre o estudante e o objeto de seu conhecimento.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1102210.36661/2595-4520.2020v3i1.11022Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 1-222595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11022/7371Copyright (c) 2020 Emanuella Silveira Vasconcelos, Gabriela Sehnem Heck, Luana Correia De Melo Teixeira, Isabel Cristina Machado de Lara, Marcelo Prado Amaral-Rosahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Emanuella SilveiraHeck, Gabriela SehnemTeixeira, Luana Correia De MeloLara, Isabel Cristina Machado deAmaral-Rosa, Marcelo Prado2021-07-13T05:24:33Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11022Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:24:33Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do espaço museal para a aprendizagem em ciências: um estudo contextualizado sobre os elementos químicos
title Contribuições do espaço museal para a aprendizagem em ciências: um estudo contextualizado sobre os elementos químicos
spellingShingle Contribuições do espaço museal para a aprendizagem em ciências: um estudo contextualizado sobre os elementos químicos
Vasconcelos, Emanuella Silveira
title_short Contribuições do espaço museal para a aprendizagem em ciências: um estudo contextualizado sobre os elementos químicos
title_full Contribuições do espaço museal para a aprendizagem em ciências: um estudo contextualizado sobre os elementos químicos
title_fullStr Contribuições do espaço museal para a aprendizagem em ciências: um estudo contextualizado sobre os elementos químicos
title_full_unstemmed Contribuições do espaço museal para a aprendizagem em ciências: um estudo contextualizado sobre os elementos químicos
title_sort Contribuições do espaço museal para a aprendizagem em ciências: um estudo contextualizado sobre os elementos químicos
author Vasconcelos, Emanuella Silveira
author_facet Vasconcelos, Emanuella Silveira
Heck, Gabriela Sehnem
Teixeira, Luana Correia De Melo
Lara, Isabel Cristina Machado de
Amaral-Rosa, Marcelo Prado
author_role author
author2 Heck, Gabriela Sehnem
Teixeira, Luana Correia De Melo
Lara, Isabel Cristina Machado de
Amaral-Rosa, Marcelo Prado
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Emanuella Silveira
Heck, Gabriela Sehnem
Teixeira, Luana Correia De Melo
Lara, Isabel Cristina Machado de
Amaral-Rosa, Marcelo Prado
description Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo analisar as contribuições de um espaço museal na aprendizagem em Química, por meio de uma proposta de ensino sobre os elementos químicos, a partir do cotidiano de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Porto Alegre, RS. A proposta utilizou como recurso pedagógico um museu interativo e da Modelagem Matemática enquanto método de ensino, que se constituiu no caminho percorrido para apropriação das relações entre elementos químicos e a existência da vida na terra, por parte dos estudantes. Para evidenciar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes durante todo o processo educativo, optou-se pela realização de questionários, analisando-os à luz da Análise Textual Discursiva – ATD. Observou-se como principal resultado a apreensão de conhecimentos referente à presença dos elementos químicos nos diferentes ambientes, materiais e alimentos usados diariamente. Destaca-se, como aspecto positivo, a contribuição do espaço museal para a percepção de processos básicos da natureza que promovem a continuidade da vida terrestre, possíveis de serem visualizados, bem como para interação entre o estudante e o objeto de seu conhecimento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11022
10.36661/2595-4520.2020v3i1.11022
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11022
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i1.11022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11022/7371
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 1-22
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612027641856