Contribuições do espaço museal para a aprendizagem em ciências: um estudo contextualizado sobre os elementos químicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11022 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo analisar as contribuições de um espaço museal na aprendizagem em Química, por meio de uma proposta de ensino sobre os elementos químicos, a partir do cotidiano de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Porto Alegre, RS. A proposta utilizou como recurso pedagógico um museu interativo e da Modelagem Matemática enquanto método de ensino, que se constituiu no caminho percorrido para apropriação das relações entre elementos químicos e a existência da vida na terra, por parte dos estudantes. Para evidenciar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes durante todo o processo educativo, optou-se pela realização de questionários, analisando-os à luz da Análise Textual Discursiva – ATD. Observou-se como principal resultado a apreensão de conhecimentos referente à presença dos elementos químicos nos diferentes ambientes, materiais e alimentos usados diariamente. Destaca-se, como aspecto positivo, a contribuição do espaço museal para a percepção de processos básicos da natureza que promovem a continuidade da vida terrestre, possíveis de serem visualizados, bem como para interação entre o estudante e o objeto de seu conhecimento. |
id |
UFFS-2_da4fc8be9acee471671f441aeaccfb3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11022 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições do espaço museal para a aprendizagem em ciências: um estudo contextualizado sobre os elementos químicosEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo analisar as contribuições de um espaço museal na aprendizagem em Química, por meio de uma proposta de ensino sobre os elementos químicos, a partir do cotidiano de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Porto Alegre, RS. A proposta utilizou como recurso pedagógico um museu interativo e da Modelagem Matemática enquanto método de ensino, que se constituiu no caminho percorrido para apropriação das relações entre elementos químicos e a existência da vida na terra, por parte dos estudantes. Para evidenciar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes durante todo o processo educativo, optou-se pela realização de questionários, analisando-os à luz da Análise Textual Discursiva – ATD. Observou-se como principal resultado a apreensão de conhecimentos referente à presença dos elementos químicos nos diferentes ambientes, materiais e alimentos usados diariamente. Destaca-se, como aspecto positivo, a contribuição do espaço museal para a percepção de processos básicos da natureza que promovem a continuidade da vida terrestre, possíveis de serem visualizados, bem como para interação entre o estudante e o objeto de seu conhecimento.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1102210.36661/2595-4520.2020v3i1.11022Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 1-222595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11022/7371Copyright (c) 2020 Emanuella Silveira Vasconcelos, Gabriela Sehnem Heck, Luana Correia De Melo Teixeira, Isabel Cristina Machado de Lara, Marcelo Prado Amaral-Rosahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Emanuella SilveiraHeck, Gabriela SehnemTeixeira, Luana Correia De MeloLara, Isabel Cristina Machado deAmaral-Rosa, Marcelo Prado2021-07-13T05:24:33Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11022Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:24:33Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições do espaço museal para a aprendizagem em ciências: um estudo contextualizado sobre os elementos químicos |
title |
Contribuições do espaço museal para a aprendizagem em ciências: um estudo contextualizado sobre os elementos químicos |
spellingShingle |
Contribuições do espaço museal para a aprendizagem em ciências: um estudo contextualizado sobre os elementos químicos Vasconcelos, Emanuella Silveira |
title_short |
Contribuições do espaço museal para a aprendizagem em ciências: um estudo contextualizado sobre os elementos químicos |
title_full |
Contribuições do espaço museal para a aprendizagem em ciências: um estudo contextualizado sobre os elementos químicos |
title_fullStr |
Contribuições do espaço museal para a aprendizagem em ciências: um estudo contextualizado sobre os elementos químicos |
title_full_unstemmed |
Contribuições do espaço museal para a aprendizagem em ciências: um estudo contextualizado sobre os elementos químicos |
title_sort |
Contribuições do espaço museal para a aprendizagem em ciências: um estudo contextualizado sobre os elementos químicos |
author |
Vasconcelos, Emanuella Silveira |
author_facet |
Vasconcelos, Emanuella Silveira Heck, Gabriela Sehnem Teixeira, Luana Correia De Melo Lara, Isabel Cristina Machado de Amaral-Rosa, Marcelo Prado |
author_role |
author |
author2 |
Heck, Gabriela Sehnem Teixeira, Luana Correia De Melo Lara, Isabel Cristina Machado de Amaral-Rosa, Marcelo Prado |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Emanuella Silveira Heck, Gabriela Sehnem Teixeira, Luana Correia De Melo Lara, Isabel Cristina Machado de Amaral-Rosa, Marcelo Prado |
description |
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo analisar as contribuições de um espaço museal na aprendizagem em Química, por meio de uma proposta de ensino sobre os elementos químicos, a partir do cotidiano de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Porto Alegre, RS. A proposta utilizou como recurso pedagógico um museu interativo e da Modelagem Matemática enquanto método de ensino, que se constituiu no caminho percorrido para apropriação das relações entre elementos químicos e a existência da vida na terra, por parte dos estudantes. Para evidenciar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes durante todo o processo educativo, optou-se pela realização de questionários, analisando-os à luz da Análise Textual Discursiva – ATD. Observou-se como principal resultado a apreensão de conhecimentos referente à presença dos elementos químicos nos diferentes ambientes, materiais e alimentos usados diariamente. Destaca-se, como aspecto positivo, a contribuição do espaço museal para a percepção de processos básicos da natureza que promovem a continuidade da vida terrestre, possíveis de serem visualizados, bem como para interação entre o estudante e o objeto de seu conhecimento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11022 10.36661/2595-4520.2020v3i1.11022 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11022 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i1.11022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11022/7371 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 1-22 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612027641856 |