Tecnologías Digitales de Información y Comunicación en la Enseñanza de la Física: una revisión sistemática en el contexto de la enseñanza remota de emergencia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Andrade, Marcelo Esteves
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Viveiro, Alessandra Aparecida, Viegas D’Abreu, João Vilhete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14059
Resumo: Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) em teses e dissertações, que buscou analisar experiências didáticas na disciplina de Física em nível médio que utilizaram Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no período da pandemia do Covid-19. A busca pelos trabalhos foi realizada através do portal de teses e dissertações da CAPES. Foram encontrados 37 trabalhos que atenderam aos critérios da pesquisa, defendidos nos anos de 2020 e 2021. Buscou-se analisar os principais recursos digitais presentes nas experiências, quais as formas de utilização das TDIC para o ensino dos tópicos curriculares de Física e também as tendências teórico-metodológicas que embasaram as propostas de ensino. A partir da leitura das pesquisas foi possível estabelecer quatro categorias relacionadas a forma de utilização das TDIC que permitiram classificar os trabalhos, são elas: 1) Atividades experimentais; 2) Simulação de fenômenos físicos; 3) Criação de conteúdos 4) Programação e Robótica. A análise dos trabalhos permitiu concluir que as TDIC foram utilizadas não só como forma de mediação comunicacional, que neste caso foi imprescindível para a manutenção das aulas no contexto da pandemia, mas que os recursos também direcionaram os elementos metodológicos das propostas de ensino, mostrando que houve diálogo entre os aspectos relacionados aos conteúdos, à pedagógica e a tecnologia. Dentre as teorias educacionais e abordagens metodológicas presentes nos trabalhos, as que aparecem com maior incidência são a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e os Métodos Ativos de Aprendizagem. Por fim destaca-se o papel dos professores no uso das TDIC no contexto da pandemia, ao assumirem o protagonismo não só na criação dos conteúdos como também no gerenciamento de todo o processo de ensino.
id UFFS-2_de0e2b354d982c6914cc4edaf1a27b08
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/14059
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Tecnologías Digitales de Información y Comunicación en la Enseñanza de la Física: una revisión sistemática en el contexto de la enseñanza remota de emergenciaDigital Information and Communication Technologies in PhysicsTeaching: A systematic review in the context of Emergency Remote TeachingAs Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino de Física: Uma revisão sistemática no contexto do Ensino Remoto EmergencialEste artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) em teses e dissertações, que buscou analisar experiências didáticas na disciplina de Física em nível médio que utilizaram Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no período da pandemia do Covid-19. A busca pelos trabalhos foi realizada através do portal de teses e dissertações da CAPES. Foram encontrados 37 trabalhos que atenderam aos critérios da pesquisa, defendidos nos anos de 2020 e 2021. Buscou-se analisar os principais recursos digitais presentes nas experiências, quais as formas de utilização das TDIC para o ensino dos tópicos curriculares de Física e também as tendências teórico-metodológicas que embasaram as propostas de ensino. A partir da leitura das pesquisas foi possível estabelecer quatro categorias relacionadas a forma de utilização das TDIC que permitiram classificar os trabalhos, são elas: 1) Atividades experimentais; 2) Simulação de fenômenos físicos; 3) Criação de conteúdos 4) Programação e Robótica. A análise dos trabalhos permitiu concluir que as TDIC foram utilizadas não só como forma de mediação comunicacional, que neste caso foi imprescindível para a manutenção das aulas no contexto da pandemia, mas que os recursos também direcionaram os elementos metodológicos das propostas de ensino, mostrando que houve diálogo entre os aspectos relacionados aos conteúdos, à pedagógica e a tecnologia. Dentre as teorias educacionais e abordagens metodológicas presentes nos trabalhos, as que aparecem com maior incidência são a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e os Métodos Ativos de Aprendizagem. Por fim destaca-se o papel dos professores no uso das TDIC no contexto da pandemia, ao assumirem o protagonismo não só na criação dos conteúdos como também no gerenciamento de todo o processo de ensino.Este artículo presenta una Revisión Sistemática de Literatura (RSL) en tesis y disertaciones, que buscó analizar experiencias didácticas en la disciplina Física en el nivel medio superior que utilizaron Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDIC) en el contexto de Enseñanza Remota de Emergencia (ERE) en el período de la pandemia de Covid-19. La búsqueda de los trabajos se realizó a través del portal de tesis y disertaciones de la CAPES. Encontramos 37 trabajos que cumplieron con los criterios de investigación, defendidos en los años 2020 y 2021. Se buscó analizar los principales recursos digitales presentes en las experiencias y qué formas de utilizar las TDIC para la enseñanza de temas curriculares de Física. A partir de la lectura de la investigación, fue posible establecer cuatro categorías relacionadas con la forma de utilizar las TDIC que permitieron la clasificación de los trabajos, son: 1) Actividades experimentales; 2) Simulación de fenómenos físicos; 3) Creación de contenidos 4) Programación y Robótica. El análisis de los trabajos permitió concluir que las TDIC se utilizaron no solo como una forma de mediación comunicacional, que en este caso fue fundamental para el mantenimiento de las clases en el contexto de la pandemia, sino que los recursos también dirigieron los elementos metodológicos. de las propuestas didácticas, mostrando que hubo un diálogo entre aspectos relacionados con el contenido, la pedagogía y la tecnología. Finalmente, se destaca el rol de los docentes en el uso de las TDIC en el contexto de la pandemia, ya que asumen el rol protagónico no solo en la creación de contenidos sino también en la gestión de todo el proceso de enseñanza. This article presents a Systematic Literature Review (SLR) in theses and dissertations, which sought to analyze didactic experiences in the Physics discipline at high school level that used Digital Information and Communication Technologies (DICT) in the context of Emergency Remote Teaching (ERT) in the period of the Covid-19 pandemic. The search for the works was carried out through the CAPES theses and dissertations portal. We found 37 works that met the research criteria, defended in the years 2020 and 2021. We sought to analyze the main digital resources present in the experiences and which ways to use the DICT for the teaching of curricular topics of Physics. From the reading of the research, it was possible to establish four categories related to the way of using the DICT that allowed the classification of the works, they are: 1) Experimental activities; 2) Simulation of physical phenomena; 3) Content creation 4) Programming and Robotics. The analysis of the works allowed us to conclude that the DICT were used not only as a form of communicational mediation, which in this case was essential for the maintenance of classes in the context of the pandemic, but that the resources also directed the methodological elements of the teaching proposals, showing that there was a dialogue between aspects related to content, pedagogy and technology. Finally, the role of teachers in the use of DICT in the context of the pandemic is highlighted, as they assume the leading role not only in the creation of content but also in the management of the entire teaching process.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1405910.36661/2595-4520.2023v6n5.14059Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 5 (2023): Volume especial: Ensino de Física; 105-1312595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14059/9008http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Andrade, Marcelo EstevesViveiro, Alessandra AparecidaViegas D’Abreu, João Vilhete2024-03-05T16:18:19Zoai:ojs.192.168.253.137:article/14059Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-03-05T16:18:19Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologías Digitales de Información y Comunicación en la Enseñanza de la Física: una revisión sistemática en el contexto de la enseñanza remota de emergencia
Digital Information and Communication Technologies in PhysicsTeaching: A systematic review in the context of Emergency Remote Teaching
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino de Física: Uma revisão sistemática no contexto do Ensino Remoto Emergencial
title Tecnologías Digitales de Información y Comunicación en la Enseñanza de la Física: una revisión sistemática en el contexto de la enseñanza remota de emergencia
spellingShingle Tecnologías Digitales de Información y Comunicación en la Enseñanza de la Física: una revisión sistemática en el contexto de la enseñanza remota de emergencia
de Andrade, Marcelo Esteves
title_short Tecnologías Digitales de Información y Comunicación en la Enseñanza de la Física: una revisión sistemática en el contexto de la enseñanza remota de emergencia
title_full Tecnologías Digitales de Información y Comunicación en la Enseñanza de la Física: una revisión sistemática en el contexto de la enseñanza remota de emergencia
title_fullStr Tecnologías Digitales de Información y Comunicación en la Enseñanza de la Física: una revisión sistemática en el contexto de la enseñanza remota de emergencia
title_full_unstemmed Tecnologías Digitales de Información y Comunicación en la Enseñanza de la Física: una revisión sistemática en el contexto de la enseñanza remota de emergencia
title_sort Tecnologías Digitales de Información y Comunicación en la Enseñanza de la Física: una revisión sistemática en el contexto de la enseñanza remota de emergencia
author de Andrade, Marcelo Esteves
author_facet de Andrade, Marcelo Esteves
Viveiro, Alessandra Aparecida
Viegas D’Abreu, João Vilhete
author_role author
author2 Viveiro, Alessandra Aparecida
Viegas D’Abreu, João Vilhete
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Andrade, Marcelo Esteves
Viveiro, Alessandra Aparecida
Viegas D’Abreu, João Vilhete
description Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) em teses e dissertações, que buscou analisar experiências didáticas na disciplina de Física em nível médio que utilizaram Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no período da pandemia do Covid-19. A busca pelos trabalhos foi realizada através do portal de teses e dissertações da CAPES. Foram encontrados 37 trabalhos que atenderam aos critérios da pesquisa, defendidos nos anos de 2020 e 2021. Buscou-se analisar os principais recursos digitais presentes nas experiências, quais as formas de utilização das TDIC para o ensino dos tópicos curriculares de Física e também as tendências teórico-metodológicas que embasaram as propostas de ensino. A partir da leitura das pesquisas foi possível estabelecer quatro categorias relacionadas a forma de utilização das TDIC que permitiram classificar os trabalhos, são elas: 1) Atividades experimentais; 2) Simulação de fenômenos físicos; 3) Criação de conteúdos 4) Programação e Robótica. A análise dos trabalhos permitiu concluir que as TDIC foram utilizadas não só como forma de mediação comunicacional, que neste caso foi imprescindível para a manutenção das aulas no contexto da pandemia, mas que os recursos também direcionaram os elementos metodológicos das propostas de ensino, mostrando que houve diálogo entre os aspectos relacionados aos conteúdos, à pedagógica e a tecnologia. Dentre as teorias educacionais e abordagens metodológicas presentes nos trabalhos, as que aparecem com maior incidência são a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e os Métodos Ativos de Aprendizagem. Por fim destaca-se o papel dos professores no uso das TDIC no contexto da pandemia, ao assumirem o protagonismo não só na criação dos conteúdos como também no gerenciamento de todo o processo de ensino.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14059
10.36661/2595-4520.2023v6n5.14059
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14059
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2023v6n5.14059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14059/9008
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 5 (2023): Volume especial: Ensino de Física; 105-131
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221614775959552