Metodologías de aprendizaje híbridas y activas con el uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación para la enseñanza: la reanudación de una fundamentación conceptual y perspectivas para la educación superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Adriana Pontes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Alessandra Lara, Paiva, Luiz Fernando Ribeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34615
Resumo: O presente artigo aborda aspectos da incorporação das metodologias ativas de aprendizagem e a adoção do ensino híbrido no contexto da Educação Superior com a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). O artigo é parte de uma pesquisa de tese do Doutorado em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE), em curso, intitulada “Processos de ensino-aprendizagem e implementação de metodologias ativas de educação com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação entre os anos de 2015 e 2021”. Tomou-se por objetivo construir um embasamento conceitual sobre ensino híbrido e metodologias ativas de aprendizagem com o uso das TDIC na Educação Superior. Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura, seguida da leitura de trabalhos de autores que não foram contemplados na primeira fase da análise bibliográfica realizada durante a elaboração da tese. A partir da inclusão de novos estudos, pôde-se ampliar o embasamento conceitual da tese de doutorado e vislumbrar perspectivas para a adoção de práticas pedagógicas inovadoras na Educação Superior.
id UNIFEI_e577d0af5455b7ff7d8918d94226621e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/34615
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Metodologías de aprendizaje híbridas y activas con el uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación para la enseñanza: la reanudación de una fundamentación conceptual y perspectivas para la educación superiorEnsino híbrido e metodologias ativas de aprendizagem com o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação: a retomada de um embasamento conceitual e as perspectivas para a educação superiorHybrid and active learning methodologies with the use of information and communication digital teaching technologies: the resumption of a conceptual foundation and perspectives for higher educationBlended learningActive methodologiesDigital technologiesUniversity education.Ensino híbridoMetodologias ativasTecnologias digitaisEnsino superior.Aprendizaje combinadoMetodologías activasTecnologías digitalesEnseñanza superior.O presente artigo aborda aspectos da incorporação das metodologias ativas de aprendizagem e a adoção do ensino híbrido no contexto da Educação Superior com a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). O artigo é parte de uma pesquisa de tese do Doutorado em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE), em curso, intitulada “Processos de ensino-aprendizagem e implementação de metodologias ativas de educação com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação entre os anos de 2015 e 2021”. Tomou-se por objetivo construir um embasamento conceitual sobre ensino híbrido e metodologias ativas de aprendizagem com o uso das TDIC na Educação Superior. Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura, seguida da leitura de trabalhos de autores que não foram contemplados na primeira fase da análise bibliográfica realizada durante a elaboração da tese. A partir da inclusão de novos estudos, pôde-se ampliar o embasamento conceitual da tese de doutorado e vislumbrar perspectivas para a adoção de práticas pedagógicas inovadoras na Educação Superior.This article addresses aspects of the incorporation of active learning methodologies and the adoption of blended learning in the context of Higher Education with the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC). The article is part of a thesis research of the Doctorate in Education at the University of Uberaba (UNIUBE), in progress, entitled "Teaching-learning processes and implementation of active education methodologies with the use of Digital Information and Communication Technologies among students". years 2015 and 2021”. The objective was to build a conceptual foundation on blended teaching and active learning methodologies with the use of TDIC in Higher Education. Therefore, a literature review was carried out, followed by the reading of works by authors who were not included in the first phase of the bibliographic analysis carried out during the preparation of the thesis. From the inclusion of new studies, it was possible to expand the conceptual basis of the doctoral thesis and glimpse perspectives for the adoption of innovative pedagogical practices in Higher Education.Este artículo aborda aspectos de la incorporación de metodologías activas de aprendizaje y la adopción del blended learning en el contexto de la Educación Superior con el uso de Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDIC). El artículo forma parte de una investigación de tesis del Doctorado en Educación de la Universidad de Uberaba (UNIUBE), en curso, titulada "Procesos de enseñanza-aprendizaje e implementación de metodologías de educación activa con el uso de Tecnologías Digitales de Información y Comunicación entre los estudiantes". años 2015 y 2021”. El objetivo fue construir una base conceptual sobre metodologías mixtas de enseñanza y aprendizaje activo con el uso de TDIC en la Educación Superior. Por ello, se realizó una revisión bibliográfica, seguida de la lectura de obras de autores que no estaban incluidos en la primera fase del análisis bibliográfico realizado durante la elaboración de la tesis. A partir de la inclusión de nuevos estudios, fue posible ampliar la base conceptual de la tesis doctoral y vislumbrar perspectivas para la adopción de prácticas pedagógicas innovadoras en la Educación Superior.Research, Society and Development2022-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3461510.33448/rsd-v11i14.34615Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e146111434615Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e146111434615Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e1461114346152525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34615/30422Copyright (c) 2022 Adriana Pontes Paiva; Alessandra Lara Silva; Luiz Fernando Ribeiro de Paivahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Adriana Pontes Silva, Alessandra Lara Paiva, Luiz Fernando Ribeiro de 2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/34615Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:49:50.919129Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologías de aprendizaje híbridas y activas con el uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación para la enseñanza: la reanudación de una fundamentación conceptual y perspectivas para la educación superior
Ensino híbrido e metodologias ativas de aprendizagem com o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação: a retomada de um embasamento conceitual e as perspectivas para a educação superior
Hybrid and active learning methodologies with the use of information and communication digital teaching technologies: the resumption of a conceptual foundation and perspectives for higher education
title Metodologías de aprendizaje híbridas y activas con el uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación para la enseñanza: la reanudación de una fundamentación conceptual y perspectivas para la educación superior
spellingShingle Metodologías de aprendizaje híbridas y activas con el uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación para la enseñanza: la reanudación de una fundamentación conceptual y perspectivas para la educación superior
Paiva, Adriana Pontes
Blended learning
Active methodologies
Digital technologies
University education.
Ensino híbrido
Metodologias ativas
Tecnologias digitais
Ensino superior.
Aprendizaje combinado
Metodologías activas
Tecnologías digitales
Enseñanza superior.
title_short Metodologías de aprendizaje híbridas y activas con el uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación para la enseñanza: la reanudación de una fundamentación conceptual y perspectivas para la educación superior
title_full Metodologías de aprendizaje híbridas y activas con el uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación para la enseñanza: la reanudación de una fundamentación conceptual y perspectivas para la educación superior
title_fullStr Metodologías de aprendizaje híbridas y activas con el uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación para la enseñanza: la reanudación de una fundamentación conceptual y perspectivas para la educación superior
title_full_unstemmed Metodologías de aprendizaje híbridas y activas con el uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación para la enseñanza: la reanudación de una fundamentación conceptual y perspectivas para la educación superior
title_sort Metodologías de aprendizaje híbridas y activas con el uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación para la enseñanza: la reanudación de una fundamentación conceptual y perspectivas para la educación superior
author Paiva, Adriana Pontes
author_facet Paiva, Adriana Pontes
Silva, Alessandra Lara
Paiva, Luiz Fernando Ribeiro de
author_role author
author2 Silva, Alessandra Lara
Paiva, Luiz Fernando Ribeiro de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Adriana Pontes
Silva, Alessandra Lara
Paiva, Luiz Fernando Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Blended learning
Active methodologies
Digital technologies
University education.
Ensino híbrido
Metodologias ativas
Tecnologias digitais
Ensino superior.
Aprendizaje combinado
Metodologías activas
Tecnologías digitales
Enseñanza superior.
topic Blended learning
Active methodologies
Digital technologies
University education.
Ensino híbrido
Metodologias ativas
Tecnologias digitais
Ensino superior.
Aprendizaje combinado
Metodologías activas
Tecnologías digitales
Enseñanza superior.
description O presente artigo aborda aspectos da incorporação das metodologias ativas de aprendizagem e a adoção do ensino híbrido no contexto da Educação Superior com a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). O artigo é parte de uma pesquisa de tese do Doutorado em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE), em curso, intitulada “Processos de ensino-aprendizagem e implementação de metodologias ativas de educação com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação entre os anos de 2015 e 2021”. Tomou-se por objetivo construir um embasamento conceitual sobre ensino híbrido e metodologias ativas de aprendizagem com o uso das TDIC na Educação Superior. Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura, seguida da leitura de trabalhos de autores que não foram contemplados na primeira fase da análise bibliográfica realizada durante a elaboração da tese. A partir da inclusão de novos estudos, pôde-se ampliar o embasamento conceitual da tese de doutorado e vislumbrar perspectivas para a adoção de práticas pedagógicas inovadoras na Educação Superior.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34615
10.33448/rsd-v11i14.34615
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34615
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i14.34615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34615/30422
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Adriana Pontes Paiva; Alessandra Lara Silva; Luiz Fernando Ribeiro de Paiva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Adriana Pontes Paiva; Alessandra Lara Silva; Luiz Fernando Ribeiro de Paiva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e146111434615
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e146111434615
Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e146111434615
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052723121618944