Metodologías de aprendizaje híbridas y activas con el uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación para la enseñanza: la reanudación de una fundamentación conceptual y perspectivas para la educación superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34615 |
Resumo: | O presente artigo aborda aspectos da incorporação das metodologias ativas de aprendizagem e a adoção do ensino híbrido no contexto da Educação Superior com a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). O artigo é parte de uma pesquisa de tese do Doutorado em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE), em curso, intitulada “Processos de ensino-aprendizagem e implementação de metodologias ativas de educação com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação entre os anos de 2015 e 2021”. Tomou-se por objetivo construir um embasamento conceitual sobre ensino híbrido e metodologias ativas de aprendizagem com o uso das TDIC na Educação Superior. Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura, seguida da leitura de trabalhos de autores que não foram contemplados na primeira fase da análise bibliográfica realizada durante a elaboração da tese. A partir da inclusão de novos estudos, pôde-se ampliar o embasamento conceitual da tese de doutorado e vislumbrar perspectivas para a adoção de práticas pedagógicas inovadoras na Educação Superior. |
id |
UNIFEI_e577d0af5455b7ff7d8918d94226621e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/34615 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologías de aprendizaje híbridas y activas con el uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación para la enseñanza: la reanudación de una fundamentación conceptual y perspectivas para la educación superiorEnsino híbrido e metodologias ativas de aprendizagem com o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação: a retomada de um embasamento conceitual e as perspectivas para a educação superiorHybrid and active learning methodologies with the use of information and communication digital teaching technologies: the resumption of a conceptual foundation and perspectives for higher educationBlended learningActive methodologiesDigital technologiesUniversity education.Ensino híbridoMetodologias ativasTecnologias digitaisEnsino superior.Aprendizaje combinadoMetodologías activasTecnologías digitalesEnseñanza superior.O presente artigo aborda aspectos da incorporação das metodologias ativas de aprendizagem e a adoção do ensino híbrido no contexto da Educação Superior com a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). O artigo é parte de uma pesquisa de tese do Doutorado em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE), em curso, intitulada “Processos de ensino-aprendizagem e implementação de metodologias ativas de educação com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação entre os anos de 2015 e 2021”. Tomou-se por objetivo construir um embasamento conceitual sobre ensino híbrido e metodologias ativas de aprendizagem com o uso das TDIC na Educação Superior. Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura, seguida da leitura de trabalhos de autores que não foram contemplados na primeira fase da análise bibliográfica realizada durante a elaboração da tese. A partir da inclusão de novos estudos, pôde-se ampliar o embasamento conceitual da tese de doutorado e vislumbrar perspectivas para a adoção de práticas pedagógicas inovadoras na Educação Superior.This article addresses aspects of the incorporation of active learning methodologies and the adoption of blended learning in the context of Higher Education with the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC). The article is part of a thesis research of the Doctorate in Education at the University of Uberaba (UNIUBE), in progress, entitled "Teaching-learning processes and implementation of active education methodologies with the use of Digital Information and Communication Technologies among students". years 2015 and 2021”. The objective was to build a conceptual foundation on blended teaching and active learning methodologies with the use of TDIC in Higher Education. Therefore, a literature review was carried out, followed by the reading of works by authors who were not included in the first phase of the bibliographic analysis carried out during the preparation of the thesis. From the inclusion of new studies, it was possible to expand the conceptual basis of the doctoral thesis and glimpse perspectives for the adoption of innovative pedagogical practices in Higher Education.Este artículo aborda aspectos de la incorporación de metodologías activas de aprendizaje y la adopción del blended learning en el contexto de la Educación Superior con el uso de Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDIC). El artículo forma parte de una investigación de tesis del Doctorado en Educación de la Universidad de Uberaba (UNIUBE), en curso, titulada "Procesos de enseñanza-aprendizaje e implementación de metodologías de educación activa con el uso de Tecnologías Digitales de Información y Comunicación entre los estudiantes". años 2015 y 2021”. El objetivo fue construir una base conceptual sobre metodologías mixtas de enseñanza y aprendizaje activo con el uso de TDIC en la Educación Superior. Por ello, se realizó una revisión bibliográfica, seguida de la lectura de obras de autores que no estaban incluidos en la primera fase del análisis bibliográfico realizado durante la elaboración de la tesis. A partir de la inclusión de nuevos estudios, fue posible ampliar la base conceptual de la tesis doctoral y vislumbrar perspectivas para la adopción de prácticas pedagógicas innovadoras en la Educación Superior.Research, Society and Development2022-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3461510.33448/rsd-v11i14.34615Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e146111434615Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e146111434615Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e1461114346152525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34615/30422Copyright (c) 2022 Adriana Pontes Paiva; Alessandra Lara Silva; Luiz Fernando Ribeiro de Paivahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Adriana Pontes Silva, Alessandra Lara Paiva, Luiz Fernando Ribeiro de 2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/34615Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:49:50.919129Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologías de aprendizaje híbridas y activas con el uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación para la enseñanza: la reanudación de una fundamentación conceptual y perspectivas para la educación superior Ensino híbrido e metodologias ativas de aprendizagem com o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação: a retomada de um embasamento conceitual e as perspectivas para a educação superior Hybrid and active learning methodologies with the use of information and communication digital teaching technologies: the resumption of a conceptual foundation and perspectives for higher education |
title |
Metodologías de aprendizaje híbridas y activas con el uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación para la enseñanza: la reanudación de una fundamentación conceptual y perspectivas para la educación superior |
spellingShingle |
Metodologías de aprendizaje híbridas y activas con el uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación para la enseñanza: la reanudación de una fundamentación conceptual y perspectivas para la educación superior Paiva, Adriana Pontes Blended learning Active methodologies Digital technologies University education. Ensino híbrido Metodologias ativas Tecnologias digitais Ensino superior. Aprendizaje combinado Metodologías activas Tecnologías digitales Enseñanza superior. |
title_short |
Metodologías de aprendizaje híbridas y activas con el uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación para la enseñanza: la reanudación de una fundamentación conceptual y perspectivas para la educación superior |
title_full |
Metodologías de aprendizaje híbridas y activas con el uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación para la enseñanza: la reanudación de una fundamentación conceptual y perspectivas para la educación superior |
title_fullStr |
Metodologías de aprendizaje híbridas y activas con el uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación para la enseñanza: la reanudación de una fundamentación conceptual y perspectivas para la educación superior |
title_full_unstemmed |
Metodologías de aprendizaje híbridas y activas con el uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación para la enseñanza: la reanudación de una fundamentación conceptual y perspectivas para la educación superior |
title_sort |
Metodologías de aprendizaje híbridas y activas con el uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación para la enseñanza: la reanudación de una fundamentación conceptual y perspectivas para la educación superior |
author |
Paiva, Adriana Pontes |
author_facet |
Paiva, Adriana Pontes Silva, Alessandra Lara Paiva, Luiz Fernando Ribeiro de |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Alessandra Lara Paiva, Luiz Fernando Ribeiro de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Adriana Pontes Silva, Alessandra Lara Paiva, Luiz Fernando Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blended learning Active methodologies Digital technologies University education. Ensino híbrido Metodologias ativas Tecnologias digitais Ensino superior. Aprendizaje combinado Metodologías activas Tecnologías digitales Enseñanza superior. |
topic |
Blended learning Active methodologies Digital technologies University education. Ensino híbrido Metodologias ativas Tecnologias digitais Ensino superior. Aprendizaje combinado Metodologías activas Tecnologías digitales Enseñanza superior. |
description |
O presente artigo aborda aspectos da incorporação das metodologias ativas de aprendizagem e a adoção do ensino híbrido no contexto da Educação Superior com a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). O artigo é parte de uma pesquisa de tese do Doutorado em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE), em curso, intitulada “Processos de ensino-aprendizagem e implementação de metodologias ativas de educação com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação entre os anos de 2015 e 2021”. Tomou-se por objetivo construir um embasamento conceitual sobre ensino híbrido e metodologias ativas de aprendizagem com o uso das TDIC na Educação Superior. Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura, seguida da leitura de trabalhos de autores que não foram contemplados na primeira fase da análise bibliográfica realizada durante a elaboração da tese. A partir da inclusão de novos estudos, pôde-se ampliar o embasamento conceitual da tese de doutorado e vislumbrar perspectivas para a adoção de práticas pedagógicas inovadoras na Educação Superior. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34615 10.33448/rsd-v11i14.34615 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34615 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i14.34615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34615/30422 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Adriana Pontes Paiva; Alessandra Lara Silva; Luiz Fernando Ribeiro de Paiva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Adriana Pontes Paiva; Alessandra Lara Silva; Luiz Fernando Ribeiro de Paiva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e146111434615 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e146111434615 Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e146111434615 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052723121618944 |